Meu Deus, eu sofro quando chega na parte da alimentacão... Não, não, minha mãe não era uma cozinheira de mão-cheia, mas eu tinha sempre uma casa de uma tia, ou mãe de amiga, ou uma vizinha p/ filar uma boa bóia. Sem falar dos restaurantes onde a comida era maravilhosa e você podia achar precos camaradas... Mas aqui na Noruega... meu Deus eu sofro. Comeca com o horário. Os noruegueses acordam p/ ir trabalhar, e normalmente só tomam um café preto antes de sair de casa. Ao meio dia, enquanto nós brazucas estamos mandando quele pratarrão p/ dentro, para recarregar as energias, os noruegueses estão comendo sanduiche, o famoso matpakke,

quando saem do trabalho, as 15:00h ou 16:00h é que eles decidem ir p/ casar "comer comida de verdade", e em 99% das casas ou você encontra um prato formado por BATATA - norueguês que é norueguês tem que comer batata todo santo dia de preferência sem descascar - legumes, um tipo qualquer de carne e o molho, p/ jogar em cima de tudo p/ ver se alguma coisa fica com gosto.

E eles podem comer isso a semana inteira, todos os dias da semana. O 1% restante, come uma pizza chamada grandiosa.

Mas tirando as encarnacões de lado... vamos falar sobre os pratos típicos noruegueses... até hoje eu só provei dois... o pinnekjøtt e o fårikål. Eu simplesmente odiei o pinnekjøtt, duro e extremamente salgado, eu não sei se foi pq nas casas em que eu comi as pessoas não sabiam como fazer, não sei, só sei que nada sei, eu odiei, e estou passando adiante.

Já o fårikål é uma delicia quando bem feito, hummmmmmm, e a avó do meu marido faz isso MUITO bem...

mas esses pratos tipicos eles só fazem em dias festivos, alguns restaurantes tb tem, mas já me disseram que não é muito bom. Eu resolvi tomar vergonha na cara e fazer minha própria comida, eu não sabia fazer absolutamente nada antes de vir, mas aprendi na marra, pq qualquer coisa é melhor que a comida deles... Mas foi uma merda p/ achar todos os ingredientes, primeiro que os mercados noruegueses são limitados, depois pq eu não sabia o nome dos produtos, por isso resolvi dar uma mãozinha aos recém-chegados. Onde achar, e o que achar:
O Mango é uma lojinha de asiáticos, que eu até pouco tempo não conhecia. Um produto que eu só encontrei lá, foi o ovo de codorna...

sério, eu amo ovo de codorna, tanto que quando eu viajava p/ outros países, trazia escondido na mala de mão, pedindo a Deus que ningúem que ninguém achasse, que o meu desejo de comer era tanto, e nós não estamos autorizados a trazer esse tipo de produto. Outras coisas que eu acho lá, mas não acho em mercados noruegueses: Leite condensado Nestle (tem de outras marcas tb), pé-de-moleque

, e aipim (mandioca) que aqui recebe o nome de kasava.
Já o Keiser é um mercadinho turco, onde tem muita coisa que você não encontra nos mercados noruegueses, vejamos: Lá tb encontramos o aipim, mas eu acho que o do Mango é melhor e o leite condensado, maioneses hellmann's (os noruegueses tem centenas de milhares de maioneses, com centenas de sabores, mas com gostinho de se aproxima da maionese caseira, só a hellman's mesmo)

, e o requeijão tb só encontrei no keiser,

dependendo da época eles também têm goiaba branca. Ontem achei feijão preto em saquinho, mas era tão pequenino que eu não sei se é o mesmo.
Uma vez por mês, meu marido e eu vamos a Suécia, lá a diversidade é muito maior, principalmente de carnes, queijos e sucos (eu não gosto dos sucos daqui da Noruega)e lá eu achei o queijo coalho que eles chamam de Halloumi.

Eles também têm uma espécie de polenguinho, que tem uma vaquinha como mascote.

Eu adoro ir a Suécia fazer compras, eles tem tudo em dobro lá, e uma vez achei leite condensado.
Bom agora vai uma dica que ajuda e muito quando os dicionários normais falham... Eu recomento a vcs esse dicionário visual português- norueguês, não só pela parte da comida, onde vc vê fotos e o nome dos alimentos em português e norueguês, mas tb pela parte de utensilios de maquiagem, partes do corpo e da casa, entre outras coisas... esse livro ajuda e MUITO!

Espero ter ajudado de alguma forma :-) Beijinhos, Beijinhos, tchau, tchau!