28 de junho de 2011

Em que buraco você vai se enfiar? rsrsrsrs (Sacanagem gente)

A Noruega (Norge) é formada por 19 condados
(Fylker), cada condado, é formado por um determinado número de comunas (kommuner). São
430 ou 431 comunas no total (não sei bem ao certo). A Noruega tem 98 cidades (byer/steder), sendo a maior delas Oslo e a menor é Kolvereid em  Nord-Trøndelag. Oslo é o único condado, comuna e cidade ao mesmo tempo.

Eu acho que condado equivale aos nossos estados, comunas aos nossos municipios, e as cidades as nossas cidades mesmo, eles também tem vilas.
Outras grandes cidades (største tettsteder):
Tettsted Folkemengde



Tabela com as comunas da Noruega

Oslo
Bergen
Stavanger/Sandnes
Trondheim
Fredrikstad/Sarpsborg 
Drammen 
Porsgrunn/Skien
Kristiansand
Tromsø
Tønsberg
Ålesund
Haugesund 
Moss
Sandefjord
Bodø
Arendal 
                                                Hamar
Lillehammer     Larvik    Halden 

  
 Eu descobri que eu moro em uma vila... afffsss... Mas pelo menos tem shopping, só com 30 lojas no total, mas pelo menos tem shopping... hahahaha. Eu moro no condado de Akerhus, e posso dizer que jamais moraria (nem por decreto) nas seguintes comunas:
Hurdal: Caraaaaaalho, quer morar literalmente no meio do mato, vá para Hurdal... Só tem um mercadinho e alces cruzando a pista a todo momento. E fica longe, muito longe de qualquer tipo de civilizacão, rsrsrsrs. (Desculpa Rodo, mas falei!)


Nannestad: Lugar parcialmente no meio do mato, pelo menos tem um posto de gasolina além do mercadinho, e é um lugar em plena expansão de espaco vazio. (Desculpa madrinha, mas Falei!).
Nesodden: Nesodden é um lugar extrememente lindo, mas além de ser mato puro, a estrada pra lá tem curva que não acaba mais... e haja ladeira!!!! Excelente lugar p/ se ter uma casa de praia... eu só não vi a praia ainda. (Desculpa boyzinha, mas falei!)

Oslo: Os defensores de Oslo vão me matar mas... eu jamais viveria em Oslo. É uma das partes mais feias de toda a Noruega (só se salva a Aker Brygge, e só os artistas ou empresários muito ricos podem comprar um pedacinho lá). No mais você provavelmente morara em um cafofo, na parte mais feia, suja, cara e violenta do país inteiro. E o trânsito??? Jesus, Maria e José... Meu marido leva uns 20 minutos p/ chegar a Oslo de carro, mas dentro de Oslo levamos quase 15 minutos p/ chegar no lugar em que queremos e depois mais 10 minutos p/ encontrar um lugar p/ estacionar... Muito mais fácil ir p/ Oslo de trem, mas eu adoro o conforto de um carro ;-) Sem falar que 25% da populacão de Oslo é formada por estrangeiro, e não é estrangeiro bonitinho não minha gente... é uma galera muito estranha de uns países muito estranhos, que me dão MEEEEEDDDDDOOOOOO. O Bom mesmo é morar nas proximidades, longe do bafafa... Meu projeto futuro é morar em Lillestrøm... Fica a 15 minutos de Oslo de trem, e tem absolutamente tudo, infelizmente quero morar em casa, e isso não saira por menos de uns 3 milhõe s e meio...Sonhar não custa nada.
(Uma desculpa a todas as minhas amigas de Oslo, mas falei!!!! kkkkkk)


Comunas que são + ou - ok Ullensaker, Skedsmo, Sørum, Lørenskog e Eidsvoll. As outras eu não conheco, não posso falar.

Pois bem, acho que depois dessa nunca mais vou receber um convite p/ ir na casa das minhas amigas e amigos :-(

Mas vocês meus amigos sabem exatamente como sou, eu perco o amigo mas não perco a piada!!! Huahuahua


Tabela com as comunas da Noruega
 
Tabela com as comunas da Noruega


Tabela com as comunas da Noruega



Tabela com as comunas da Noruega
 

24 de junho de 2011

Cotidiano...


Não foi só a minha vida que virou do avesso quando vim p/ Noruega... parando p/ pensar foi uma revolucão na vida do meu marido também. Eu amei esse comercial da nova revista que saira no jornal dagbladet as quintas, retrata bem o que quero dizer... Antes da minha chegada a rotina do meu marido era exatamente assim... dormia, acordava, tomava só um café preto antes de sair de casa, quando voltava dava aquela senhora parada no computador (joguinhos idiotas, com barulho irritante), fazia compras dia sim dia não (isso me matava de raiva, eu achava que era p/ não estragar nada, mas hoje chego a conclusão que isso era muito mais como "um tipo de lazer"), jantava, metia o rabo em frente a tv e depois ia dormir tarde da noite. Hoje em dia ele mudou por livre e espontânea pressão...rsrsrsrs. Toma café da manhã direitinho, de tanto eu pertubar ele dizendo que a primeira refeicão é a mais importante, parou de jogar no computador, hoje em dia só vê o essencial, viajamos p/ Suecia p/ fazer as compras do mês inteiro, e passamos a comer fora com MUITO mais frequência. Cabe a nós brasileiras trazer um pouco mais de cor na vida desses vikings!!!! (Ainda não consegui libertá-lo da tv, mas acho que não falta muito). "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura", não é fácil quebrar esse ciclo, essa rotina, mas não impossível! Avante meninas!

19 de junho de 2011

Bombeiros eu apoio!


Esse é o primeiro blog que eu posto não relacionado a Noruega, mas a causa é muito nobre minha gente!!!

Venho pedir a vocês que assinem o abaixo assinado em prol da anistia dos bombeiros do Rio de Janeiro. Meu pai serviu por pouco tempo a corporacão, mas todas as memórias que ele faz questão de dividir conosco são da época do corpo de bombeiros, que ele teve que se desligar  por causa dos baixos salários, entre outros motivos. BOMBEIROS, EU APOIO!


Reclamar dos politicos é fácil, quero ver é acão!

Site para o abaixo assinado:


Conto com a participacão de vocês!


Marcelo Freixo enquadra Cabral durante manifestação dos Bombeiros (16/06/11):

 

17 de junho de 2011

Alguém já foi em alguma festa (de)pri(a)vada de noruegueses???

Para o mundo que eu quero descer. Ou tem alguma coisa errada com esse povo, ou o mundo realmente está se acabando. Não há uma vez que eu não tenha ido a uma festa (noitada) norueguesa e não tenha voltado chocada. A primeira festa que fui foi um julebord dos amigos do meu marido... Tinha uma mulher com um fogo, que nem todo o corpo de bombeiro podia apagar... Teve uma hora que ela pulou e encaixou de frente em um carinha, quebrou até uma taca de cristal que estava de enfeite. Detalhe, todo mundo na festa era casado(a). Eu diria até que na primeira festa eles estavam comportados. A segunda festa foi na casa de uns amigos de uma amiga... Jesus, Maria, José... Eu queria tirar essa memória da minha cabeca. Do nada um casal entrou em um dos quartos, até aí tudo bem, cansei de ver isso nos filmes americanos, mas no final a mulher me sai de saia e sutia e o homem me sai do quarto com uma mão na frente e outra atras LITERALMENTE, os dois em direcão ao banheiro. Nesse momento eu estava sentada a mesa jantando com os demais e perdi totalmente o apetite, também pudera. Mas isso não foi tudo, depois que eles beberam todas os homens comecaram a se beijar, inclusive aquele que foi p/ quarto com a mulher... E todos afirmam ser heteros, que beijam na boca uns dos outros por diversao, pq eles se garantem e tal.... sei naum. A terceira foi na casa de uma amiga, que chamou 3 noruegueses, esses três chamaram mais 6, e dentre esses 6, 2 (um casal) foram parar no banheiro da minha amiga fazendo sabe-se lá o quê, detalhe: No andar em que as criancas estavam dormindo. Minha amiga ficou tão puta que colocou todo mundo p/ correr, pensa que eles se deram por satisfeitos??? Que nada! Foram parar em um bar nas redondezas e lá abriram as portas do inferno. Segundo a minha testemunha ocular (quando o nivel abaixa muito eu meto o pé, por isso nao fui com eles), uma das mulheres ficou simulando sexo oral em todos os homens que estavam na festa, tipo agarrando por cima da calca jeans as intimidades dos carinhas, detalhe, o marido dela estava junto!!! Homem norueguês é muito passivo mesmo comecando com o principe, futuro rei noruegues, que casou com uma mulher que estava grávida de outro. E os homens comecaram ainda mais com a agarracão e troca de beijos... Abafa o caso, pelo que descobri todos no grupo foram CORNOS, um deles inclusive perdeu a mulher p/ o melhor amigo...affffssss... cada babado! Alguém já teve alguma experiência do gênero, ou eu tô muito mal de companhia?

15 de junho de 2011

Å være norsk i Rio, ou em português, ser norueguês no Rio!

Santa Familia eu tenho! Minha mãe me envia uma mensagem no facebook falando que saiu essa reportagem no jornal de economia do Globo. Quando pedi que ela entrasse em contato com a minha prima (que também é vizinha) para escanear a reportagem eis que recebo a seguinte resposta: Sua prima já enviou o link da reportagem para o seu email, voce não viu???
Que orgulho dessas duas!!! No Brasil eu só lia o resumo das novelas santa ignorância, e as duas ligadas ao caderno de economia, e sintonizadas no meu blog! Vocês entendem agora pq eu tive que deixar o Brasil???? Eu era a ovelha negra da familia minha gente!!! Eu não pedi p/ nascer no seio de uma familia tão prendada... :-(

Mas ai vai o link:

Lá no rodapé (da página desse link) vocês podem encontrar  essa matéria e muitas outras sobre a relacão econômica Brasil x Noruega



O Rio também é a cidade que eu mais amo no mundo!

Mas como não deve ser triste a vida das norueguesas no Brasil... Empregada doméstica, motorista, babá, aulas de surfe, de tênis, moram ali naquela merdinha chamada Leblon ou Ipanema ou Copa... Ai que elas devem estar morrendo de depressão...

Sinceramente acho que os noruegueses já não nos veem tanto como um país pobre cheio de problemas, mas sim como um parceiro de negócios em potencial, que é o que somos. Eu conheco o presidente da colônia norueguesa no Brasil, nós temos um amigo em comum. Pois é bem, eles são organizados, tem associação, e o que nós temos? Mexerico!

Uma princesa norueguesa e carioca!!!

Foto  do site aftenposten.no
Você sabia? Que a qualquer momento você pode encontrar a irmã do Rei norueguês fazendo compras em um mercado do Rio de Janeiro? Como ela foi parar lá? A história é mais ou menos assim:

A pricesa  Ragnhild  (essa ai da foto) é filha mais velha do rei Olav e da rainha Martha (já falecidos). E por obra do destino ela se apaixonou e resolveu se casar com o proprio guarda-costas, o que na época foi um escândalo, porque em teoria ela deveria se casar com alguém de sangue nobre e não um plebeu. Como todo mundo que faz uma grande merda e precisa "meter o pé" o casal de pombinhos escolheu o Brasil como destino, para passar alguns anos, e depois retornar a Noruega depois que a poeira abaixasse. Algo saiu errado no plano deles, e a princesa já vive no Brasil ha 57 anos, em outras palavras, ela é mais brasileira que norueguesa (23x57). O  marido da princesa,  Erling Sven Lorentzen, era e pelo visto continua sendo um visionário, ele foi o pioneiro na producão de celulose, e hoje é dono da empresa Aracruz Celulose. E tenho p/ mim que ele também se tornou brasileiro, em 2006 descobriram que a criatura tem uma filha fora do casamento, rolou teste de DNA e tudo... babado! Esse mês a princesa completou 81 anos (dia 9 de junho), no ano passado ela pediu como presente de aniversário dinheiro para os projetos sociais com criancas de rua no Brasil.
Então, aqui fica a dica, se algum norueguês engracadinho se meter a besta querendo falar mal do Brasil, responda: Meu país não pode ser tão ruim, a sua princesa foi pra lá passar uns anos e já está ha quase 60, com o marido enchendo o burro de dinheiro!!!.

Fontes: http://www.aftenposten.no/english/local/article727598.ece
http://www.nrk.no/nyheter/norge/1.7158223
http://www.side2.no/underholdning/article2919811.ece
http://no.wikipedia.org/wiki/Erling_Lorentzen

14 de junho de 2011

Preconceito, racismo ou so medo?


"Noruegueses etnicos em breve serao a minoria".

Essa é a materia da capa do jornal Finans dessa semana. Eles fizeram uma pesquisa sobre o numero de imigrantes na cidade de Oslo, e chegaram a conclusão que se o fluxo continuar, em 2030 os noruegueses "originais" serao a minoria na cidade. Isso porque os noruegueses estao deixando a Capital enquanto mais e mais  estrangeiros estão chegando.  Eu ja tinha parado para pensar nisso, mas a situacao e bem mais delicada do que eu pensei. Creio que os noruegueses estao com medo, e eles tem de certa forma um pouco de razão...   "Problemet er at det blir færre norskkulturelle. Politikerne ser ikke de utfordringene våre barn blir stilt ovenfor". O problema é que há menos cultura norueguesa. Os políticos não vêem os desafios com os quais  nossos filhos serão confrontados. A reportagem diz que muitos noruegueses estão saindo de Oslo porque as minorias etnicas estão se tornando a maioria. Que os filhos nao conseguem mais fazer amizades nos colegios e creches, os noruegueses convidam os estrangeiros para as festas infantis compram comidas feitas sem porco e mesmo assim eles nao vem. (Uma amiga minha trocou os filhos de creche pq la tinham muitos filhos de estrangeiros, putz como assim??? Os filhos dela tem os olhinhos puxados, igual a mãe que e asiatica!) 

E os meus futuros filhos, como serão tratados? No Brasil tanto faz se voce e filho de estrangeiro ou não, ninguém vai estudar a arvore geneologica da sua familia, mas pelo que percebi, ainda que nasçam aqui, tenham pai norueguês e se parecam com ele, eles vão levar a estampa "Brasileiro". Por outro lado não observo nenhuma movimentacao em se preservar a propria cultura norueguesa. Os novos cantores so cantam em inglês e os que cantam em noruegues nao sao exatamente "etnisk norske", ver Erik og Kriss. A praticidade na hora de fazer comida faz com que cada vez menos os noruegueses saibam fazer "pratos tipicos", o negocio é "pizza grandiosa"... Eles tambem nao tem uma "identidade" na hora de se vestir... A unica grande festa é o 17 de maio. Nada de carnaval, Festas Juninas, São Cosme e Damião ou coisas do gênero. Ah sim, agora comecam a comemorar o halloween mas peraí isso nao é  americano? Nessa reportagem eles usam as expressões kulturfatige e kulturløse (cultura pobre, perda de cultura), para se refirir ao futuro das criancas. Acho que respeitar todas as culturas é importante, mas mudar nossa cultura em prol de uma outra é loucura. Na matéria eles dizem que uma das escolas mudou o nome da festa de final de ano de juleavslutningen para desemberavslutningen (Encerramento natalino x Encerramento de dezembro). Acho que a Noruega tem um grande pepino nas mãos... Como integrar os estrangeiros, que tem o habito de se isolar em grupos, sem perder sua propria ja bombardeada identidade?

2 de junho de 2011

Saude na Noruega II - Minhas preces foram ouvidas!!!

Matando a cobra e mostrando o pau, rsrsrsrs. Nao e de hoje que eu falo sobre isso... http://bacalhaucarioca.blogspot.com/2009/06/saude-na-noruega.html


Aqui o pai da família, Peter Frank (52). Frank é um dos muitos que tiveram suas vidas arruinadas por causa da falha, acidentes e erros do sistema  de saúde norueguês.

Agora o "VG" resolveu jogar a M* no ventilador!!! Espero agora que as coisas melhorem depois disso. Um problema que nao e de hoje. Nao so os professores, os medicos tambem precisam de uma boa reciclagem. Falhas inadmissiveis para o pais que tem a melhor "qualidade de vida" do mundo. Amiga, siga seu instinto, se você acha que oseu medico anda "vacilando" troque de medico (pela Nav vc tem direito a trocar seu medico duas vezes ao ano), va a uma clinica particular, nao dê chance ao acaso, sua vida vale mais que isso! Meu padrinho recebeu o diagnostico de "stress", quando o que ele tinha na verdade era diabete (com todos os sintomas CLAROS e evidentes), ele so conseguiu descobrir o que tinha por insistência. Vamos parar com essa mania dos medicos noruegueses de mandar a gente p/ casa dizendo que a gente nao tem nada! Pesquise os seus sintomas na Internet, converse com algum medico ou enfermeira que vc conheca no Brasil, dê ao seu medico "opcoes", nao deixe p/ depois!!!!


"VG traçou a história das 40 pessoas que sofreram danos no sistema de saúde. Cada um deles é mais do que sua própria história. Os eventos foram expostos por constituir um problema social".

"Segundo uma estimativa feita Autoridade de Saúde, 2.000 pessoas morrem a cada ano no país, como resultado de indesejáveis​​. Ele é dez vezes maior que o número de mortos no trânsito".

Hoje e nos próximos dias, VG publicar uma série de artigos, fotos e vídeos sobre o tema. Você pode acompanhar nossos casos em papel, online e IPAD. NOSSA META É CLARO PROCURAR que a EXPOSIÇÃO DO PROBLEMA conduza a melhores procedimentos.

Algumas frases interessantes:

Se tivessem sido reconhecidas 2000 mortes no trânsito a cada ano, o ministro dos "transportes" teria sido demitido. Mas, o sistema de saúde atende a esses números com um encolher de ombros.

"....Mas os médicos na Noruega não tem que assumir responsabilidade por suas falhas. Isso é o estado que faz".

2.000 mortes a cada ano e 15.000 feridos permanentemente devido a erros médicos.



E so pra lembrar!!! Gravidez nao e doenca! O seu parto nem sera feito por um medico, mas sim por uma parteira/enfermeira.

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)