30 de outubro de 2011

A grana tá curta? FRETEX!


Se você é do tipo de mulher que cai do salto sem perder a linha, aí está a solucão parcial dos seus problemas de grana curta. A Fretex é uma loja que revende produtos doados semi usados (lê-se em bom estado de conservacão). E acreditem se quiser tem muita coisa de marca lá, inclusive bolsas e sapatos. As vezes dou uma passadinha lá com as amigas, elas passam "horas" garimpando e conseguem achar coisas do agrado delas. Eu particularmente nunca achei nada do meu interesse, acho até que em algumas coisas o preco não compensa, melhor comprar novo. Mas como minhas amigas discordam de mim, e ficam dizendo que eu sou um tanto quanto esnobe (gente, eu não sou esnobe, só não admito fazer coisas que eu não fazia no Brasil, rebaixar minha qualidade de vida nunca esteve e nunca vai estar nos meus planos, eu já aceito muito, mas eu não tenho que aceitar TUDO, e sim, eu vou sempre brigar pelo papel higienico de melhor qualidade, pq se for depender do maridão e da MANIA dele de economizar, vou ficar usando aqueles papéis higienicos que grudam vcs sabem onde, ha ha ha ) então fica aqui a dica.

25 de outubro de 2011

Nada de teimosia ou rebeldia, sua saúde em primeiro lugar!

Isso vale para todos os estrangeiros, principalmente os provenientes de lugares com abundância de sol.

Não esqueca de tomar vitaminas enquanto estiver morando na Noruega... Segundo uma pesquisa do Folkhelseinstituttet nós estrangeiros temos uma deficiência grande de vitamina D no corpo. 


A explicacão é fácil minha gente... Pessoas provenientes de países quentes tem como fonte de vitamina D o sol. Como os noruegueses não tem tanto contato com essa fonte, eles tiveram que improvisar. Então o TRAN (um óleo de peixe rico em vitamina A e D) é adicionado a mamadeira dos bebês, assim que esses largam o peito -ou antes, não sei ao certo. O certo é que o óleo de peixe é introduzido na vida dos noruegueses desde muito cedo. Mas para nós, estrangeiros, acostumados a ter essa fonte gratuita de vitamina D demora a "cair a ficha" de que ingerir essas vitaminas todo santo dia não é uma opcão, é praticamente uma obrigacão. 

Pois bem, eu andei um tempo aí me rastejando... Eu ia para o trabalho parecia um zumbi... os meus olhos estavam sempre como os de "peixe morto", eu já acordava cansada e passava o dia inteiro assim, MORTA. Ai me bateu o desepero... Meu Deus, o que será? Será que eu estou doente? Mas ai o maridinho me lembrou... Você está tomando as suas vitaminas? E eu que tenho "aversão" a tomar todo e qualquer tipo de comprimido, respondo com a cara mais lavada do mundo... não! Desde que comecei a tomar minha energia voltou, antes eu chegava do trabalho, tomava um banho e ia logo p/ cama, não tinha ânimo nem p/ comer... Hoje tudo mudou (embora eu continue sem vergonha, e as vezes esqueca de tomar as vitaminas todos os dias), eu não sou mais um zumbi, voltei a ser gente novamente ;-)

Hoje eu tomo essa vitamina ai minha gente, e estou mais do que satisfeita:

Se você ainda não se convenceu da importância das vitaminas, principalmente a D, leia o texto abaixo:

Falta de Vitamina D foi associada á Fibromialgia, Problemas Reumáticos, Osteoatrite, Hiperestesia, Enxaquecas, entre outros problemas de saúde:


De acordo com notícia publicada no site “Saúde na Internet”, um estudo norte-americano apresentado no site especializado “Pain Treatment Topics” sugere que as dores crónicas e os sintomas de fadiga poderão ser sintomas de deficiência de vitamina D.

Uma análise de 22 estudos clínicos indica que quase todos os pacientes com dores crónicas e sintomas de fadiga apresentavam deficiência de vitamina D. Além disso, a falta da vitamina foi associada a fibromialgia, problemas reumáticos, osteoartrite, hiperestesia, enxaqueca, entre outros problemas de saúde.

Fonte: http://www.emforma.net/nutricao/a-importancia-da-vitamina-d/

Esse site aqui ainda vai mais longe ao falar das consequências da falta de vitamina D

Pesquisas atuais tem implicado a deficiência de vitamina D como um fator importante na patologia de pelo menos 17 variedades de câncer, assim como doenças cardíacas, derrame, hipertensão, doenças auto-imunes, diabetes, depressão, dor crônica, osteoartrite, osteoporose, fraqueza muscular, perda de massa muscular , defeitos congênitos, doença periodontal, e muito mais.


A vitamina D influencia as principais funções biológicas vitais para a saúde e o bem-estar; é mandatório que a vitamina D não seja mais ignorada pela indústria de cuidados de saúde, nem por indivíduos que se esforçam para alcançar e manter um melhor estado de saúde.

Em adultos e adolescentes que regularmente evitam a exposição solar, a pesquisa indica uma necessidade de suplementar com pelo menos 5.000 unidades (UI) de vitamina D diariamente. Para obter essa quantidade no leite seria preciso ingerir 50 copos. Com um multivitamínico mais de 10 comprimidos seriam necessárias. Também não é aconselhável.

http://www.emtr.com.br/vitaminad.htm

(50 copos de leite? 10 comprimidos? Tô fu*)
Lembrando também que a falta de vitamina D diminui o libido segundo matéria publicada pelo jornal "O Globo".

Senta que lá vez a história...

Eu já estava recuperada do meu estado "zumbi" quando encontrei uma amiga minha no aeroporto, e conversa daqui, conversa de lá, ela me contou que estava exatamente com os mesmos sintomas que eu... Disse também que foi ao médico e ele diagnosticou como depressão, e indicou um remédio super, ultra forte contra a depressão que segundo ela - dá um sono... Ai minha primeira pergunta foi... Você está tomando suas vitaminas? A resposta, já esperada, foi... Carol não estou tomando p* nenhuma. Agora você imagina, a pessoa já está com uma fadiga fora do normal por carência de vitaminas no corpo, tem um trabalho extenuante, e o médico ainda passa um remédio que dá sono e moleza no corpo? PQP pisa no freio Zé! Não tem a ponte Rio-Niterói, então se joga da Drammensbrua, ha ha ha.

Bom, está dado o recado...

20 de outubro de 2011

Lei de Jante



Acabei de ler o Zahir de Paulo Coelho, e neste livro ele menciona a Janteloven ou no português "A lei de Jante", criada pelo escritor Norueguês/ Dinamarquês Aksel Sandemose. Pois é minha gente, inveja não é uma coisa só de brasileiro. Clicando aqui você poderá ver como a lei de Jante foi "apresentada" ao Paulo Coelho, por um jornalista norueguês (muito interessante, vale a pena).

E aqui vai a lei de Jante na integra:

Existem dez regras diferentes na Lei de Jante, mas todas elas são variações dum único tópico. As dez regras são geralmente tidas como uma unidade homogênea: Não pense que você é especial ou que você é melhor do que nós.

As dez regras são:

1.Não pensarás que és especial.

2.Não pensarás que estás no mesmo patamar que nós.

3.Não pensarás que és mais inteligente que nós.

4.Não acreditarás que és melhor que nós.

5.Não pensarás que sabes mais que nós.

6.Não pensarás que és mais importante que nós.

7.Não pensarás que és bom em alguma coisa.

8.Não rirás de nós.

9.Não pensarás que nós nos importamos contigo'.

10.Não pensarás que nos podes ensinar alguma coisa'.

No livro, os janteanos que transgridem essa "lei" - que não é escrita, mas sim transmitida oralmente - passam a ser tratados de forma suspeita e mesmo de forma hostil, uma vez que a quebra do código vai diretamente contra o desejo comunitário da cidade, que visa a preservação da estabilidade social e a uniformidade.


Eu sou uma transgressora da Lei de Jante :-(

15 de outubro de 2011

Educacão na Noruega...

O exame Pisa é uma especie de provão realizado em alguns países... E aqui vão os resultados obtidos pela Noruega nesse exame...

Desempenho na leitura:


Desempenho em matemática


Desempenho em ciências naturais:


 *Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

Embora os noruegueses tenham tido um bom desempenho em leitura, é muito estranho ver a Noruega ficar atrás da Polônia em Matemática e Ciências naturais... Quer dizer, os polacos vem aos montes p/ Noruega em busca de uma melhor condicão de vida, e no quesito educacão eles estão  melhores que os Norugas??? Isso prova que o IDH só mostra os anos de estudos de um indivíduo, mas não a qualidade do ensino.

Eu sou contra a esse sitema de não poder reprovar alunos que é o que está em vigor na Noruega e que foi implantado "recentemente" nas escolas públicas no Brasil, e vocês o que acham?

10 de outubro de 2011

Noruegueses no topo da lista "de uma noite só" e nada mais ;-)

O jeito é, dar uma fugidinha com você o jeito é, dar uma fugidinha com você... Essa maRdita música não sai da minha cabeca só por causa desse post... rsrsrsrsr.


Segundo uma pesquisa feita pela empresa durex (fabricante de camisinhas) com 50.000 homens e mulheres em 22 países, os noruegueses ocupam o primeiro lugar em "sexo só por uma noite" - com um desconhecido, vale lembrar. Como diz a reportagem eles podem estar só se gabando (o que eu duvido por dois motivos: Primeiro pq eu já ví e ouvi o que eles são capazes de fazer quando bebem e segundo que se fosse por se gabar,  o Brasil ocuparia o primeiro lugar da lista, rsrsrs) mas o fato é que esse é o resultado final da pesquisa. Mas isso não é o que me preocupa mais, o que mais me preocupa é o fato que 50% respondeu que não usa camisinha com esses desconhecidos. Povo meu, doenca não dá em poste não, dá em gente! Não existe nenhuma epidemia de aids na Noruega, pelo contrário, a Noruega é um dos países com o menor indice de portadores de HIV no mundo, mas não é por esse motivo que você vai deixar de se preservar.

Quadro com o número de novos casos de portadores de HiV na Noruega registrados desde 1984

Informacões retiradas do Nasjonalt folkehelseinstitutt

No total foram diagnosticados 4 368 de soro positivos na Noruega, 2 931 homens e 1 437 mulheres, um número baixo mas crescente como pode se perceber no quadro acima.

Falando no quadro, pode-se observar um pequeno declinio no número de infectados de 2008 para 2009, isso se deve a diminuicão de pessoas estrangeiras que vieram já contaminadas de outros países... Falando em estrangeiros... Uma tabela mostrando de que continente  a maioria das pessoas infectadas vem...




Pelos meus cálculos, calculando o número de habitantes com o número de infectados, sua chance de se relacionar com alguém soropositivo no Brasil é de 1 em 333, enquanto na Noruega a média é de 1 para 1250.


Minha mãe sempre que vinha do trabalho (área de saúde) contava alguns caUsos, alguns não, MUITOS, que me deixam aterrorisada até hoje. Principalmente de gente que descobre a doenca e se recusa a contar ao parceiro, e provavelmente não há de contar para os futuros parceiros também. Eu sei que qualquer um infelizmente pode se tornar mais um número nas estatisticas, pq na verdade na verdade ninguém está 100% seguro (e cresce o número de mulheres casadas infectadas pelos maridos no Brasil) de não contraí-la, mas se  cada um fizer o MINIMO que é se preservar ao ter sexo com um total estranho, essas estatisticas viriam certamente comecar a cair.

E se não estiver segura, não se acanhe de pedir um exame ao seu parceiro... eu já fiz isso VÁRIAS vezes e nunca destruí nenhuma relacão, ha ha ha.

E senta que lá vem a história...

Esse é o caso que ouvi de uma brasileira que a lingua não cabe dentro da boca... Não digo que é verdade ou mentira pq não conheco a protagonista da história.

Diz ela, que uma brasileira se encantou por um norueguês lindo. Ela estava super feliz pq estava grávida do principe de olhos azuis... Eis que em uma festa, um dos amigos do carinha chega perto dela e manda... Que bom que vc aceitou fulano assim mesmo com essa doenca... Eis que ela pergunta: Que doenca? Eis que o amigo responde: você não sabia que fulano é soropositivo? Confirmado por fulano,  beltrana agora não para de chorar e tem medo de fazer o exame para ver se contraiu a doenca ou não. Se a história for verdade, fica aqui o desejo de BOA SORTE! Algumas vezes INFELIZMENTE o amor nos deixa realmente cegos...

4 de outubro de 2011

Desabafo...

Não vou falar, não vou falar, não vou falar.... Falei!

1- O Fala Noruega não é uma Bíblia. Eu não sou nenhuma profeta inspirada por Deus para escrever sobre a terra prometida ou sobre qualquer outra coisa. Não procure por respostas exatas, verdades imutáveis, solucões para todas suas dúvidas. Minha inspiracão vem do meu dia a dia, eu sou só uma mulher normal que escreve sobre sua saga em um país estrangeiro. Eu escrevo sobre o que vejo, leio, ouco e vivo, ou seja, sobre a realidade que me cerca aqui por essas bandas.... É normal que outras pessoas venham a discordar, pq elas provavelmente tem experiências diferentes o que faz com que a realidade delas seja diferente da minha. A intencão do Fala Noruega é só dar uma "idéia" mas você tem que formar a sua própria opinião. O que eu me recuso a escrever é sobre o quanto a Noruega é linda, segura, que se ganha maravilhosamente bem,  que tem o melhor IDH do mundo, pq isso está em todos os outros blogs e sites que falam sobre a Noruega.

2- "Time is money"... e eu não tenho nenhum dos dois em abundância... Eu trabalhava A o que  me dava muito tempo p/ o marido, p/ casa, e p/ os amigos, mas ganhava muito pouco. Ai pedi a minha chefe uma porcentagem B p/ me garantir financeiramente... Ela não só me deu B mas pediu se eu também não poderia trabalhar um A extra, então hoje eu trabalho C no papel e D na prática pq tem sempre alguém tirando férias ou doente. O que eu estou tentando dizer com essa história  do abecedário é que eu trabalho MUITO, o que torna o meu tempo muito limitado (ainda inventei de entrar na academia). Meu blog é o meu grande hobby, o problema é que o meu tempo está cada vez mais reduzido, o que faco agora é pegar um dia de folga e escrever uns 3 posts e programar para exibicão futura (as vezes um ou outro vai ao ar sem que eu perceba, de forma inacabada, ossos do oficio...rsrsrsr). O que eu estou tentando dizer é que eu amo conhecer pessoas novas e estou sempre aberta a fazer novas amizades, mas eu não posso inventar de abracar o mundo com as pernas se eu não estou dando conta nem de dar atencão as pessoas as quais eu mais amo no mundo. E sim, elas me cobram... PQ "a gente acaba se tornando responsável por aquilo que cativa"... O que eu gosto no meu blog é que eu posso dar uma entradinha rápida e responder a uns 10 comentários em meia hora e pronto, todo mundo fica feliz :-)

3- "Negócios da India"- Vira e mexe eu recebo propostas de parcerias... Eu me empolguei até e muito com a última, que tinha até uns artigos feitos de material reciclado  que eu acho o máximo. Mas aí eu coloquei meus pés no chão. Eu tive um estresse grande com a primeira e última vez que usei o servico de correios da Noruega... primeiro pelo preco... o pacote não chegou a 400 gramas e eu tive que pagar mais de 100 reais (claro, mandei registrado, não poderia correr o risco da vencedora da promocão do meu blog ficar de mãos abanando) e levou mais de um mês só para o pacote sair da Europa... Eu não quero acrescentar estresses desnecessários a minha vida. Vender algo que não é meu é uma GRANDE responsabilidade e requer tempo. Receber a encomenda, tentar vender, pagar imposto,  enviar o lucro, vai tomar um tempo extra da minha vida que eu infelizmente não tenho (sem falar nos contratempos, caso a mercadoria venha quebrada, descolada, nem sei mais o que ada). E como diria a minha ex-sogra: "Coracão dos outros é terra que ninguém anda", eu posso ir na maior boa intencão tentar ajudar alguém a vender alguma coisa, enquanto essa pessoa na verdade está tentando contrabandear seja lá o que for para a Noruega (acho que estou assistindo muito esse programa de "Controle das fronteiras da Australia"). Até eu explicar que alhos não são bugalhos para a policia, já vou ter tido um infarte.

4- Matando a lingua portuguesa. Gente, não é a minha intencão, mas os anos vão  passando e eu estou  cada dia mais "assassinando" a Lingua Portuguesa... logo eu, que deveria estar dando o exemplo... Hoje em dia eu tenho MUITA dificuldade de lembrar se devo usar o "i" ou "e", "s", "c" ou c-cedilla (que nem no meu teclado tem) e por ai vai... Outros erros também que eu não posso acreditar que são meus... O último foi respondendo a um email... "os noruegueses são muito patrioticos"... Essa doeu até a alma... Relendo o meu blog as vezes eu vejo cada erro que quase caio da cadeira. A verdade é que desde que vim parar na Noruega só lí UM livro em português, todos os outros só em inglês ou norueguês, também quase não leio mais noticias sobre o Brasil na internet, e por aí vai... As vezes p/ lembrar uma palavra leva tanto tempo... e nem sempre ela me vem a cabeca... E quando tento traduzir algo do norueguês p/ o português, as vezes me dá um branco, e acabo escrevando em uma estrutura errada... Eu não quero ter contato demasiado com a lingua portuguesa antes de ficar fluente no Norueguês, mas estou pagando caro por isso...

5- Eu não posso ajudar ninguém a conseguir um emprego na Noruega pq infelizmente eu não tenho esse poder...

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)