22 de setembro de 2010

Sobre os hábitos noruegueses...

Meu povo, agora eu vou falar uma coisa séria, se casem por amor e não por ilusão!!! Não venha achando que seu namorado é um principe, simplesmente aceite que ele é um ogro, mas com o coracão puro. A sociedade norueguesa foi basicamente constituida tão somente por fazendeiros e pescadores, tanto que depois da independência eles pediram que o principe dinamarquês virasse rei na Noruega. Os noruegueses tem hábitos de higiene p/ lá de exóticos. Mulheres, homens e criancas sentam no vaso sanitário de banheiros públicos e acham isso super normal. Se vc der sorte, seu marido/esposa vai passar somente um ou dois dias sem tomar banho, mas MUITOS ficam uma semana e já ouvi dizer de um homem (jovem) que só toma banho uma vez por mês. Já vi dois comendo meleca quando achavam que ninguém estava vendo. A minha professora de norueguês uma vez colou o chiclete que ela estava mastigando na mesa, p/ dar uma explicacão e depois o colocou na boca novamente, em frente a uma classe inteira!!!! Eu sei que eu sou neurótica, eu não gosto que ninguém coloque a mão na minha comida, por isso quando estão preparando eu prefiro nem ver, pq "o que os olhos näo vêem o coracão não sente, certo?". E a nova geracão de noruegueses??? Duas amigas que tem entiadas na faixa dos 17 vieram comentar comigo, que as meninas levam MESES, sem trocar roupa de cama, e eu não estou falando de 2,3,4 meses não, eu estou falando de 8,9,10!!!! Jesus, eu nem consigo me imaginar nessa situacão, eu não sou a melhor dona de casa do planeta, mas roupa de cama e toalha de banho eu gosto de ter sempre bem limpinhas...

33 comentários:

Luciana disse...

Ui! Que nojeira. Ainda bem que eu cai do lado limpinho da Noruega, kkkk
Maridex é todo trabalhado na limpeza e organizacão.
Mas seu alerta é bom, e bom também o povo saber que não vai viver no luxo e no glamour.

Beijo

Daniela Santos-Hansen disse...

Já notei as diferenças entre os meus hábitos de higiene e o deles. Marido toma banho todo dia, mas não lava o cabelo com a mesma freqüência que eu, os filhos dele idem. Por isso ele se choca cada vez que digo preciso de mais shampoo e condicionador. Haha!

A única coisa que não acostumo é lavar as roupas junto com panos que usamos no chão, panos de pratos, meias, cuecas e calcinhas. Não me interessa se a água é fervente. Como sou eu quem cuida mais disso agora... pelo menos as minhas escapam e eu separo tudo. Inclusive por cor!

Carolina Krogedal disse...

Ahhhhhh, isso me mata tb, eles colocam pano de chão com roupa de banho, e eu tive que iniciar uma guerra, p/o meu entender que pano de chão e toalha de rosto são duas coisas bem diferentes!!!!! Mas entre mortos e feridos salvaram-se todos, e ele agora nem toca nas roupas que estão p/ lavar :-)

Bia Mundal disse...

Meu marido toma banho todos os dias mas tem o hábito de não lavar a cabeça com shampoo todos os dias. De fato, a higiene deles é de espantar brasileiro. Se quer viver com luxo não será na Noruega!

Pablo Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Monteiro disse...

Por favor, tenho esse sonho de morar na Noruega, e gostaria de saber quais são os caminhos a seguir. Você sabe quais áreas o país mais necessita de mão-de-obra?

Carolina Krogedal disse...

Pablo, essa é uma pergunta difícil. Na Noruega falta basicamente tudo. Só p/ vc ter uma idéia, no aeroporto onde eu trabalho, quase 65% dos empregados são suecos, e provavelmente uns 10%são estrangeiros de outras nacionalidades. Emprego não falta, o problema é que até p/ conseguir um trabalho de servir café ou limpar uma mesa vc precisa falar o norueguês (ou ter um peixe muito grande)... E cada vez está mais complicado entrar na Noruega. Suas opcões são: Fazer parte da união européia (se vc tem avós ou pais europeus, vc pode tirar a cidadania e tentar a sorte por sua conta e risco); casamento; ser contratado por uma empresa Norueguesa (vc ainda estando no Brasil); ou ser transferido de uma empresa brasileira p/ cá. Nem pense em trabalhar ilegalmente, em outros paises europeus isso rola, já na Noruega...

Pablo Monteiro disse...

Essa é a vantagem eu já sou cidadão português, isso ajudaria muito? Eu sendo português e aprendendo a falar noruegues, minhas chances de sucesso na Noruega são grandes?

Carolina Krogedal disse...

Ter a cidadania e já vir falando o idioma ajuda e muito!!! Melhor ainda seria entrar em contato com a "comunidade" portuguesa aqui na Noruega, porque como em todo em qualquer pais, o QI fala mais alto, o meu emprego por exemplo foi por indicacão. E não importa muito a área em que você é formado, os noruegueses acham que todo mundo tem que "vir de baixo", não só os estrangeiros, a maioria dos noruegueses tb rala em cafeterias e outros subempregos quando comecam. A não ser que você tenha um "peixe" como dizemos no Brasil, uma pessoa que indique. Mas isso tudo tem que ser bem planejado, só p/ vc alugar um apartamento baratinho por mês, sairia uns 750 euros. O que eu quero dizer, é que vc precisa vir com um capital inicial MUITO grande, até conseguir um emprego p/ se manter :-)

Danielle Moura disse...

hehe...quase morro de rir com esse post..achei seu blog por acaso..meu namorado é norueguês e tb percebo q ele não é dos mais limpinhos..hehe..ai ai ai.moro aqui em Fortaleza/Ce e como é muito quente, tem dias q chego a tomar 3 banhos. Deus tenha piedade de mim se eu for morar aí.e essa história de pano de chão com roupa misturados??ai q nojo! hehe..bjssss

Carolina Krogedal disse...

Danielle, e vou ser bem sincera... eu morava no Rio de Janeiro que tb é bem quente, e quando cheguei, tb continuei tomando 3 banhos por dia p/ "esquentar", mas... a história hoje é outra... eu continuo tomando banho todo dia, mas devo confessar que algumas vezes só com água, pq tenho muita "alergia" por causa do clima. Eu terminava de tomar banho e me cocava toda, e a minha pele estava ficando muito, muito ressecada e feia (nas mãos ainda continua, pq lavo o tempo todo), ai ouvi minha amiga falar que o médico recomendou ao filho dela não tomar banho todo dia, ou pelo menos não com sabonete...eu resolvi seguir o conselho, dia sim dia não eu uso o sabonete (ah claro que comprei um especial p/ partes intimas, pq essas um dia sem sabonete NAO rola, rsrsrsrs. Os noruegueses são muito simples, andam com roupa furada, manchada, suja, principalmente os homens... não importa o nivel social, a maioria é simples assim, e os que não são, são efeminados demais (e eu pelo menos não gosto de homem assim!!!).

Danielle Moura disse...

Realmente a nossa cultura é muito diferente da cultura deles, aos poucos estou aprendendo e concordo com vc..tem q ter muito amorrrr, senão não dá pra aguentar tantas diferenças!

Carolina Krogedal disse...

Por um lado eu me sinto até um pouco aliviada, pq eu nunca fui muito vaidosa... No Brasil era muito difícil encontrar uma menina ou mulher com as unhas não pintadas, aqui é difícil encontrar uma com a unha feita, e quando faz, faz mal feita! Os cabelos também, principalmente os jovens não gostam de pentear (as meninas em geral), inclusive tem uma história de uma amiga minha que cria a sobrinha, e a menina resolveu entrar na onda das norueguesas de não pentear os cabelos, mas com o volume e textura diferentes, o cabelo dela acabou criando "ninhos de rato" e teve que ser cortado, rsrsrsrs tadinha...

POPOTA! disse...

haha, o país com melhor qualidade de vida do mundo, com um dos melhores capital per capita do mundo, o país em que os pobres são ricos ???
e não tomam banho?
o país em que uma pessoa de classe média consegue ter duas casas no seu país e ainda outra para passar férias em Portugal ou Espanha, para apanhar um bronze no Verão!

Desculpem mas nessa não acredito!

Carolina Krogedal disse...

A Noruega era o país mais pobre de toda a Europa, até a descoberta do petróleo ha uns 50 anos atrás, mas 50 anos é muito pouco tempo p/ mudar os costumes de uma sociedade inteira. É como um pobre que ganha na loteria, difícil mudar antigos hábitos. E eu não sei quem foi que te iludiu que classe média da Noruega é rico. Eles ganham muito bem, mas as despesas são proporcionais. Nenhum dos noruegueses com os quais eu trabalho tem duas casas, e viajam muito sim, porque as passagens aéreas são muito mais baratas que no Brasil, e o custo de vida em outros países é praticamente a metade. Eu escrevo o que eu vejo, o que as outras brazucas que vivem aqui me contam, eu não escrevo sobre o que uma pessoa que nunca colocou os pés aqui, e vive do outro lado do mundo acha ou deixa de achar. Eu não gosto de "achismo" eu gosto de fatos!

Maria disse...

Eu acredito nisso sim. Vivo na Noruega há mais de 3 anos e já vi cada uma... contado ninguém acredita. Só vendo mesmo.

Já limpei a casa de um norueguês que misturava tudo na hora da lavagem: panos de limpar o chão, e de limpar a casa de banho (banheiro) e toalhas de banho na máquina de lavar roupa... apesar de lhe dizer que não o deveria fazer ele não ligou.

Sempre que tenho de usar casa de banho pública aqui fico enojada e procuro não tocar em nada!!! Que noooojo saber que eles usam sanita (banheiro) de casa de banho normalmente sem nenhum tipo de cuidado!

Quando acho que mais nada nessas pessoas me vai surpreender, eis que leio algo que me deixa de boca aberta e cheia de nojo...

mas pronto, há que (re)aprender a viver aqui. Com muita calma, paciência... e mantendo os nossos hábitos e costumes (ainda mais na questão da limpeza)!

Popota: olhe que não é bem assim... cada vez mais me convenço que a imagem que a Noruega transmite para o exterior é bem diferente da realidade que acontece aqui! E se quiser saber mais, venha viver aqui durante algum tempo e tire as suas conclusões!

Anônimo disse...

Sou do sexo masculino.Vou viajar para Noruega em abril para fazer um curso.Moro no Brasil (RJ).O que não pode faltar em relação ao vestuário na minha mala para ficar aí 1 mes? Abraços

Carolina Krogedal disse...

Bom, eu também estou no Rio e volto a Noruega em abril, quem sabe a gente não se encontra no aeroporto, he he he. Em abril a neve comeca a derreter, ou seja, MUITA lama, então de cara eu te aconselho a não colocar nenhuma peça de roupa ou acessórios claros na parte de baixo. Eu te aconselho a levar uma bota escura e dois casacos, ou deixar p/ comprar na Noruega, pq convenhamos, não temos inverno no Rio. Se quiser levar sapatos sociais, não esqueça de comprar um spray vendido em lojas de sapato na Noruega p/ protegê-los contra a neve, se ficar em Oslo acho que não terá muita lama, não sei dizer em outras cidades como é. Gorros e cachecóis são MUITO bem-vindos, embora já não esteja tão frio, pois pode acontecer da temperatura cair e começar a nevar. Também tem uma roupa de baixo que é coladinha no corpo, que ajuda a aquecer... Eu não me lembro ao certo, mas acho que em abril a temperatura não passará dos 15 graus. Mas ainda é frio, claro que p/ quem mora "já é verão!". Meias de boa qualidade são bem-vindas... sandálias e chinelo só servirão para andar dentro de casa... e considerando que ninguém usa nenhum tipo de calçado dentro de casa, é melhor deixar no Brasil. Tb é bom levar uns remedinhos, se vc costuma a ficar caidinho no inverno, pq médico Norueguês só receita paracetamol... Eu sou mulher e por isso exagerada... aconselharia usar blusas com manga e sem manga, é complicado pq saimos de ambientes muito gelados, para bares e lojas bem quentes... Se você for ficar na cidade de Stavanger, talvez a Luciana Haland poderá te dar umas boas dicas tb... Bom, são umas dicas básicas, espero não ter esquecido nada!

Anônimo disse...

oii.... tenhu um trabalhuu pra fazer... e tenhu que saber de tuduh de noruega.... pelo que vc escreveuu... parece que noruega não é muito legal... mas gostaria de conhecer..kkk :)... uma das coisas que eu + gosteii foii... o preço das passagens aérias....kkkkkk.... é que eu moro em são paulo e é tudoo caro aki....kkkk.... bjaum... adoreii lê os habitos dos noruegueses q você escreveu....tchau!!!!

Carolina Krogedal disse...

A Noruega e legal, so nao e esse conto de fadas que muita gente fantasia. :-) Acho que meus ultimos posts estao um pouco down... Ando trabalhando muito, e quando estou de folga o tempo fecha... kkk A Noruega implica comigo... Vou parar de resmungar tanto do clima!Sacanagens a parte, a Noruega segue como o pais com a melhor qualidade de vida do mundo, e 'e muito bonito.

Rossini Alves disse...

Carolina, não sei nada de você, mas, é impressionante como você reduziu os Noruegueses a simples porcos...
Minha querida, na Noruega e os Noruequeses tem muito mais coisa para se aprender do que hábitos de higiene, você está intensionalmente ou inocentemente detonando-os, repensse esse blog seu, assim você não ajuda ninguem, só fortalece e propaga o Bullying...

Carolina Krogedal disse...

Oi Rossini, eu não tenho a menor intencão de denigrir a imagem dos noruegueses... so descrevo as diferencas que observo no meu dia a dia. Mas como ja disse, meu blog não e uma biblia... Pessoas veem as coisas por diferentes ângulos, e o descrito aqui e o meu.

Anônimo disse...

I have to laugh at some of the comments in this blogg. It does sound to me like there is an inferiority complex going around. I am a Norwegian. I shower every day, and i dont know a single Norwegian that does not do the same. Norwegians are in general a very intelligent and good people in many ways, but like everywhere in the world there are those who are not very fortnate in some ways. Maby some of the posters in this blog have been unlucky and ended up with these types....lol.
Now, if you want to live a life in overwhelming luxury it is probably not adviced that you come to Norway. We have a society where you can live in safety and you wont have to starve. There is plenty of work, and we have decided to have a society where a countrys wealth is shared through a strong middleclass. If you are the gold-digger type you may want to consider being one of some arabs 7 wives.... Or prostitution...some of them earn good money you know... as you should know since you are brazilian...lol... As you may have noticed being an expert in my country and its people, we dont have many norwegian women in that lifestyle... Nor do we have millions upon millions living in slums and such....nor do 10% of our people sit upon 80% of the countrys wealth. Im reading that norwegians are naive, unhygienic, walk around in dirty clothes with holes in them and so on and so on. Having been to brasil i have to laugh. Corruption, dirt, criminality, and lazyness is the norm. I notice this, everyone does... but up until now i have kept my opinions to myself and focused on the many great things about your country. I dont possess an inferiority complex that gives me the need to publish this filth on some blog. I suggest that you keep these fantasies to yourself and publish some of the good things in the future. Critizism is always welcome, but rudeness and straight out lies are not. Now i understand that this is no bible, and you are allowed to write whatever you want, but as a norwegian reading this, i just had to comment. Now...if you have the guts to publish my opinion of your blog you will have regained some of my respect of you and your people.

Carolina Krogedal disse...

I'm so sorry! You know me so well... I do have an inferiority complex, I'm a lier,and I have pacts with the devil… Did I forget something? Hei My friend, få av dine rosa briller! There is not a perfect people, country, or government anywhere. I just talk about the reality around me... I know some people are going to get mad, but what can I do? That's the truth! And I don't need your respect,I don't need anything from you... I even don't know your name, very brave... But thanks for your opinion anyway, and just keep denying the truth, in the end it doesn't even matter, the truth always comes out :-)

Anônimo disse...

My god, a bubble of air has been placed upon your shoulders. You Do have an inferiority complex, its damn obvious. Få av dine rosa briller?? hahahaha ynkelig!
You talk about the reality around you you say? You talk about negative bullshit that is disrespectful and a damn lie, and you know it. You must have landed in Norway and been so ovwewhwlmws by inferiority that you started to dig after some negative filth that you have exagurated to the point that it is pathetic. I do not know you and i am glad i dont, but it does seem like you are a disrespectful small human being. I mean, what is this?? Are you seriously living in Norway sitting on the internet telling lies about the norwegians as a way of venting you frustration and inferiority? Dont you see how pathetic that is?

hahahaha just keep denying the thruth?? Are you serious? You really are just a bubble of air. Jesus is crying! lol. Norway is a small country and we dont take to kindly to a blog like this spreading propaganda about our people. Here you have been given an oportunity to live in a civilized society, and this is the way you repay us? You owe this country a great deal, and francly we are getting tired of trying to help the little peolple, that come from the underdeveloped world. You should be sterilized so that you dont polute the world and reproduce, or is that to late? Please tell me it isnt. I wonder what your husband says about this. is it ok that i link this blog on various forums in Norway?

Carolina Krogedal disse...

"You should be sterilized so that you dont polute the world and reproduce"

"we are getting tired of trying to help the little peolple"

Anders Breivik, is that you?

Can we make a deal? You can send me home, when you somehow manage to convince, the princess Ragnhild of Norway and her entire family to leave this "not civilized society" called Brasil. Ok?

Life in Rio de Janeiro is so much better than you think, my dear... That's why Ragnhild will never returns, hehehe.
Your ego makes you sooo blind... The way how you developed your ideas, just show that all your arguments are based on racists ideas... Norway is an amazing country, but not perfect...
You should review your concepts... Even the best fall down sometimes, and I'm thankful for the lesson that i've learned...

"I do not agree with what you have to say, but I'll defend to the death your right to say it".

Voltaire

So, do me a favour, "link this blog on various forums in Norway", helpe me with my "inferiority complex", I do need that to feel better, ;-)

Judy Kennedy disse...

Olá. Tenho de concordar c/ o Rossini Alves e c/ esse noruegues anonimo. Vc pegou pesado Carolina. Até parece q ñ conhece o Br. Tb ñ concordo q detonar o Br e os brasileiros é correto mas vc jogou pedra no telhado noruegues e esqueceu q nosso telhado é de vidro. E os comentários dessas pessoas q arrebitam o nariz pra falar "q nojo" são possivelmente pessoas q agem como eles, ñ todos, veja bem, ñ todos mas por aqui tem tudo isso e mto mais. Não cuspa no prato q come menina, vai mais devagar!!!

Carolina Krogedal disse...

Oi Judy! Eu nunca esperei que todos fossem concordar com os meus comentarios, nunca disse que o Brasil era o pais mais limpo do mundo, ate pq em um pais em que as pessoas tem muitas vezes que optar entre comprar um produto de limpeza ou um quilo de arroz não pode ser um modelo padrão... Meus textos não tem intencão de rebaixar os noruegueses, mas sim coloca-los em um mesmo patamar, mostrando que eles não são diferentes de nos, ta mais do que na hora de pararmos com a idolatria a europeus e americanos que o nosso povo "tupiniquim" faz...

rose disse...

ola meu nome E ROSE sou bahiana moro em salvador bahia conheci um rapaz da norway,pela internet,ele estar querendo vi pra salvador ba.onde nos iremoos enncontrar em novembro,e ele quer que eu volte com ele para a noruega eu quero saber se eu posso viajra com ele pra casar la,pois eu nao tenho dinherio pra me manter la sendo que ele vai pagra as minhas passagens de ida e volta.a minha duvida e! eu posso viajar com ele ,pois ele irar pagar as minhas passagens e casar la : no terei problemas com a imigraçao no areoporto d la,me ajude porfavor tire essa duvida ok beijosss aguardo respts

Anônimo disse...

Oi carol, gosto muito das postagens do seu blog e resolvi te pedir uma postagem sobre direitos de mulheres separadas ou pretendendo separar e sem filhos na Noruega.
Se nåo for pedir demais, pode usar minha postagem como referência a a sua postagem pois vi que vc nåo tem nenhuma informacåo do tipo aqui no blog.
Eu postei em anônimo em outra comunidade mas pensei que talvés aqui eu pudesse obter mais detalhes sobre o meu caso já que o blog é acessado por muitos.
segue meu relato
o nav ajuda mulher separada sem filhos na Noruega?
preciso de ajuda. meu casamento já nåo esta dando certo, sou casada com um Norueguês e eu nåo quero voltar ao Brasil.
Conheci esse homem em Natal, parecia uma pessoa boa, me trouxe e casamos mas depois de uns 6meses a chatice teve inicio. hoje ele esta com 49 anos, nåo me dá mesada, se eu quero ou preciso de alguma coisa, ele vai na loja comigo e compra mas nåo me dá dinheiro na minha måo de jeito maneira. Dei entrada no meu visto permanente hoje e quero sair fora dele porque me humilha, diz que nåo arrumo mais ninguém, que ninguém vai me querer, diz que eu como demais, ele é muito muquirana com comida. Tem noite que eu nem durmo pensando como sair das garras dele sem precisar voltar ao Brasil porque nåo tenho família a nåo ser um irmåo que é abusado e só faz me pedir dinheiro diz ser para pagar as contas da casa que nossa måe deixou mas eu sei que é mentira. Esse irmåo nåo tem juízo, esta sempre desempregado e é meio aproveitador entåo prefiro ficar aqui mesmo.
Eu nåo tenho filhos ainda, já falo norueguês mas ainda nåo tenho trabalho mas estou fazendo um curso de trabalhar em creche e termino esse mes. será que eu consigo ajuda do nav caso eu me separe dele ou será que eles me mandam embora por eu nåo ter como me manter aqui sozinha? que tipo de ajuda eles me dariam? sabem de quanto seria essa ajuda?

And Mars disse...

Eu estou me divertindo demais! Muito bom o censo de humor nas explicações do cotidiano norueguês.

Unknown disse...

Meu irmao deveria ser noruegues pq ele tambem nao e muio de lavar o cabelo com shampoo kkkkkk

Unknown disse...

Ill help you Carol...i agree with you..i saw, you always speak good thinks about norway..but have many diference and you show ...its really true ee take more shower and er use to separe clothes to wash...whats the problem on speak about it...are just and cultural diferen r..abybody here are sayi g that hates Norway...and its a true, its a beautful place but like all the other placrs have some negative side to....whats the problem guys?

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)