29 de setembro de 2011

O clima na noruega, de abril a setembro...

O tempo em Oslo e redondezas...

Abril

Como deveria ter sido: "Descongelante" - Sabe quando você vai limpar a geladeira/freezer e tem que esperar descongelar pra comecar a limpar? Pois bem abril é bem assim, ainda está um pouco frio, mas nem tanto quanto no inverno. A neve comeca a descongelar, comeca a chover e no final tudo comeca a virar uma grande poca de lama.

Como foi em 2011: Temperaturas recordes de calor... Eu nem pude acreditar que no meio do mês eu estava pegando um sol de biquine!Foi a  pascoa mais quente em mais de 100 anos. Abril foi um mês show, uma brisa fria as vezes, mas o sol esteve sempre lá.


Maio

Como deveria ter sido: A neve já foi embora, o sol costuma dar as caras, e já não faz tão frio.
Como foi em 2011: Inacreditavelmente "Frio" depois de um mês de abril MARAVILHOSO.

Junho

Como deveria ter sido: Ahhhhhhhh o verão, hora de fazer um churrasquinho com a familia e os amigos mais chegados no jardim, faz calor, os dias são mais duradouros, viva a claridade!!!

Como foi em 2011: O segundo mês de junho mais chuvoso dos últimos 111 anos, com 70% mais chuva que a média normal... Enchentes, casas destruidas, férias de verão arruinadas, e acho que algumas pessoas pereceram tb. 

Um repórter norueguês transmitindo diretamente de uma área inundada...kkkk (Oh povo caipira)

Julho

Como deveria ter sido: O mês mais quente de todos, dá até p/ mergulhar nas lagoas (se você for muito corajoso), a intensidade da luz já comeca  a te incomodar um pouco... Mas é verão, todo mundo tá feliz, todo mundo ta do lado de fora, ningúem quer ficar em casa!
Como foi: O mês comecou muito bem, mas choveu bastante nas duas semanas do meio, e voltou a ficar bom no final... Alguns dias até de muito muito calor... Outros dias muito abafados, o que não é uma sensacão muito normal por aqui... De tanto ouvir, aprendi uma palavra nova: Lumme (abafado).

Agosto

Como deveria ter sido: Sol, sol, sol. Quente, quente, quente. As folhas das árvores comecam a ficar amarelas, sinais de que o outono já está dando as caras.
Como foi: Chuva, chuva, chuva e alguns dias de sol quando eu estava trabalhando... ha ha ha.  LUMME, MUITO LUMME.

Setembro

Como deveria ter sido: Comeca a esfriar, parece piada, mas algumas pessoas já comecam a pensar só naquilo... no inverno minha gente, no inverno. Particulamente é o meu mês favorito, pq é um clima que me faz lembrar do Rio, um "friozinho gostoso" em que as pessoas comecam a se vestir melhor, o sol de põe mais ou menos no "horário que deveria se por", não chove tanto e ainda não há neve...
Como foi: 7 dias de chuva para 2 dias de sol... e as primeiras duas semanas foram bem quentes para a época.

Resumo da ópera:

O ano de 2011: O mais úmido desde 1900, acho que esse ano foi completamente diferente para todos nós, tanto para os nativos quanto para os estrangeiros. Estatísticas mostram que o ano de 2011 já é o quarto ano mais chuvoso desde 1900. E choveu mais em Oslo do que em Bergen em junho e julho o que é super atípico.

Eu particularmente não aguento mais chuva :-(

23 de setembro de 2011

Noruega no MAIS VOCÊ!

Gente, eu tenho uma coisa p/ revelar a vocês... Eu sou fã da Ana Maria Braga e ainda mais do sarcastico Louro José (Tom Veiga). No dia 23 de setembro eles mostraram uma matéria sobre um pedacinho lá do Norte da Noruega.


Gente tudo confere com a verdade... eu só tenho lá dúvidas com a temperatura minima, que eu acho que é ainda menor, mas tudo bem...

O meu amigo ficou em quinto lugar como o melhor funcionário da empresa ano passado, e ganhou uma viagem a Svalbard... Por ironia do destino, o primeiro colocado ganhou uma viagem para o Brasil. Meu amigo infelizmente não desfrutou a viagem pq preferiu receber o prêmio em dinheiro (acho que ele estava contando em receber o primeiro lugar. Ele poderia ter voltado cheio de histórias p/ contar... mas bom, não foi dessa vez...

21 de setembro de 2011

Nomes que podem ser usados tanto no Brasil quanto na Noruega.

P/ não correr o risco de ver um filho seu ficar na parte de baixo da pilha de curriculos, que tal escolher um nome que possa ser usado tanto aqui quanto lá?

E vamos que vamos:

Música Norueguesa...

Sim, grande parte dos cantores noruegueses canta em inglês, mas depois de muitos anos, descobri algumas músicas e cantores noruegueses dos quais eu gosto... E vamos que vamos!

Os que os jovens estão ouvindo:

Erik og Kriss

Erik og Kriss feat. BYZ - Ølbriller

Powered by mp3skull.com

As mais tocadas do grupo: Lighter, Dra tilbake, Superstjerner

Karpe diem

 Stjerner

Powered by mp3skull.com

Rett Fra Hjertet - 02 - Piano

Powered by mp3skull.com

Maria Mena (que só canta em inglês, mas nesta música ela faz uma homenagem as vitimas do atentado que ocorreu em julho na Noruega)

- Mitt lille land

Mitt lille land


Et lite sted der en håndfull fred slengt ut
blant vidder og fjord
Mitt lille land,der høye fjell står plantet mellom hus,
g mennesker og ord. Der stillhet, og drømmer gror.
Som et ekko,i karrig jord.
Mitt lille land, der havet stryker mildt om rygg,
som kjærtegn fra kyst til kyst.
Mitt lille land, der stjerner glir forbi og blir et landskap
når det blir lyst, mens natten, står blek og tyst.


O que os não tão jovens estão ouvindo:

Ole Ivars:



Jahn Teigen

Gi meg fri (minha música predileta)


Jeg sitter å ser på live
Jeg sitter å ser på meg selv
og jeg har min egen verden
og der føler jeg meg vel
og selv om jeg er alene
og ser mennesker gå forbi
er jeg med å farve byens
eget gatemaleri

Fint å sitte å leke med tanker i blandt
å la satsene ta hva de får
Det er livets egen hvilepuls som slår

Jeg kan drømme fantasere
Jeg kan finne på mye rart
Jeg kan tenke spekulere
Ikke alt kan bli forklart
For det er mye jeg ikke skjenner
Av livets store magi
Men jeg holder fast på drømmen
og min egen fatasi

Fint å sitte å leke med tanker i blandt
å la satsene ta hva de får
Det er livets egen hvilepuls som slår

Gi meg gi meg fri
Nå vil jeg si
å gjøre det jeg vil
Gi meg gi meg fri
Nå vil jeg gi
Meg selv no mere tid
Gi meg fri




Postgirobygget (meu grupo prefirido):

- En solskinnsdag
- Idyll
- Hva gjør vi nå da

Delilos:


Åge Aleksandersen:

15 de setembro de 2011

Homens Noruegueses e mulheres brasileiras

Um santo ou demônio, qual é a bola da vez?

Boa parte dos noruegueses são passivos, carinhosos e cuidadosos com as esposas brasileiras... Uma parte é um pouco pão-dura, mas até então tudo bem, eles não estão acostumados a ter uma mulher dona de casa, totalmente dependente deles.

Mas qual seria o pior cenário de um casamento com um noruguês??? Senta que lá vem a história:

Uma dia quando estava trabalhando em um dos restaurantes do aeroporto conheci um casal de Kristiansund, ela brasileira e ele norueguês, eles tinham acabado de se casar, (obviamente contarei o milagre sem revelar o nome dos santos envolvidos). Continuando... Essa semana reencontrei a menina enquanto trabalhava no meu "aquario" e como toda e boa brasileira ela comecou a me contar toda a saga dela na Noruega. Lembra de mim? ESTOU ME SEPARANDO! Ela disparou de uma vez. Acho que a minha primeira pergunta foi... Quanto tempo vocês permaneceram casados? Ela: 5 meses. Ai vem a tradicional pergunta... O que houve? Ahhhhhh, ele me iludiu, tudo o que ele disse era mentira. Cheguei na Noruega descobri que ele era encostado pela NAV, não tinha dinheiro p/ nada, não tinha carro, nem casa própria, eu comecei a fazer faxinas no negro para pagar as contas da casa, a advogada falou que ele não tinha renda suficiente para se casar e trazer uma mulher, o governo não me daria o personnummeret (um RG no Brasil). Eu cozinhava, passava as roupas dele, limpava e ainda tinha que pagar as contas. Minha familia está horrorizada, ele passou um mês e meio na minha casa no Brasil e foi tudo maravilhoso, mas mudou da água para o vinho quando eu vim para a Noruega. Ele nunca me bateu, mas me torturou muito psicologicamente falando que me colocaria pra fora de casa entre outras coisas. Consegui juntar o dinheiro da passagem e agora estou indo embora. No meio da história ela me contou outras histórias de brasileiras vivendo no krisesenter. Pelo visto indiferente do seu nivel social, você pode cair em uma cilada.

Não é o primeiro caso que eu ouvi e não acho que será o último...

Ouvindo os "caUsos" eu poderia  tracar um perfil dos noruegueses que não dão nenhum valor a mulher e/ou de aproveitadores que possam cruzar o seu caminho (obviamente o seu futuro marido pode estar incluso em todos os pontos abaixo e ainda sim ser um bom marido/pessoa).

Mas se o seu futuro companheiro preenche quatro ou mais pontos da lista ABRA O OLHO! 

Algumas coisas que a maioria dos "PIORES" maridos tem em comum (O bom das brasileiras é que a maioria compartilha tudo com todo mundo), então... lá vai:

Se o seu marido...

* Já fala o português ou aprende o português 10x mais rápido do que vc aprende o norueguês.
* Já morou no Brasil
* Já foi casado com outra brasileira ou asiática antes de você
* Fala que a ex é maluca
* Trabalha em uma empresa aérea
* Tem vários filhos, um com cada mulher
* Tem preferência por parceiras muito mais novas
* Enfatiza muito os "bens que possui".
* Preferiu ficar hospedado na sua casa ao invés de ficar em um hotel, mesmo sua casa sendo MUITO humilde.

O problema dos noruegueses que já moraram no Brasil ou já foram casados com brasileiras antes, é que se/quando eles pegam a malicia brasileira e juntam com a frieza nórdica se transformam em um monstro, (claro que todas as meninas que ouvi certamente dramatizaram ainda mais a situacão, mas de qualquer forma, eu acredito que a combinacão não seja nada boa).

Muitos dos que trabalham em companhias aéreas tem a facilidade de ir ao Brasil pagando muito pouco, também só aprendem  coisa que não presta (não todos, só os que eu conheco, rsrsrsrs).

Qualquer homem que tem vários filhos com várias mulheres diferentes deveria ficar sob observacão e ter no rótulo a informacão...  "O Ministério da Saúde adverte homens que têm  5 filhos com 5 diferentes mulheres são prejudiciais a saúde". kkkkkkkkkkkkkkkkk

Os que prometem muito geralmente nada tem, pq os que tem, tem medo de espalhar aos sete ventos com medo de levar o golpe, então desconfie se ele te prometer mundos e fundos.

Se ele não pode pagar um hotel no Brasil por um mês, é quase certo que ele não terá condicões de sustentar uma mulher na Noruega por um ano e meio (tempo médio que você leva para conseguir o primeiro visto, frequentar a escola e conseguir um emprego/bico).

Mas se mesmo com todos os conselhos de titia Carol, vc ainda assim se meteu em uma furada... aqui está a solucão parcial dos seus problemas, o krisesenter abriga mulheres e criancas que sofreram qualquer tipo de abuso, seja físico ou psicologico, abriga até brasileiras doidas que se auto machucam e que dizem que foi o marido (eu já ouvi um caso desses tb, a prova de que maluco não tem nacionalidade, kkkkk). Umas dizem que é uma maravilha que você tem toda a assistência necessária, inclusive de advogado grátis, já outras odeiam, dizem que as outras residentes roubam umas das outras.
Eu (felizmente) nunca visitei um centro desses então não posso dar minha opinião.

Mas fica ai a dica :-)

7 de setembro de 2011

7 de setembro - Gratulerer med dagen Brasil!

Gigante pela própria natureza,

És belo, és forte, impávido colosso,

E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada

Entre outras mil

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo

És mãe gentil,
Pátria amada,

Brasil!



Querido Brasil,

Eu queria que você soubesse que eu nunca te abandonei,
Eu não fugi da miséria, eu não fugi da violência,eu não
fugi de nada, pq um filho verdadeiramente teu não foge a luta.
Esquecer você??? Jamais!!! Como esquecer teus
raios fúlgidos sobre minha pele morena?
Quantos dias inteiros não brinquei sobre os teus
campos risonhos, quantas vezes não dancei na chuva, e
não dormi na praia sob o teu céu,
risonho e límpido?.
E caprichaste na familia que me deste,
mãe, pai, irmãos, tios, tias, primos e primas
cheios de defeitos... mas que eu eu aprendi a amar
e que eu levo comigo sempre no peito.
Eu queria que você soubesse que eu vim por uma razão
muito nobre, vim por amor e por amor permaneco aqui.
Mas a minha felicidade não é plena,
me falta você! Daí eu choro, ainda não me
acostumei a viver com a saudade, o que fazer com esse imensurável amor que eu sempre senti
e sempre vou sentir por você? Apagar
da memória todas as alegrias
que me proporcionou, e
que se Deus quiser ainda
há de me proporcionar é impossível.
Ó Pátria amada, Idolatrada, no seu aniversário
te desejo, paz, saúde e um povo que
realmente acredite em você. Encerro dizendo
que morro de orgulho de ser tua filha, embora
as vezes seja rebelde como todo filho,
 nunca disse teu nome sem lancar
 um sorriso logo em seguida, pq  entre outras mil


                                                                       És tu, Brasil,

                                                                   Ó Pátria amada!


Carolina Krogedal

5 de setembro de 2011

Mudar de nome aumenta suas chances de conseguir um emprego?


http://www.dagbladet.no/tegneserie/lunch/?1314396000


Traducão (tabajara) da tirinha:

- Você ouviu que pessoas que estão a procura de emprego com nome exótico estão sempre na parte de baixo da pilha?
- Então não é tão ruim que as pessoas achem um novo.
- Bom, Nico! Recebam bem Ola Nordmann. (Ola Nordmann é um nome usado como um "nome modelo" na propaganda de todos os cartões de banco, crédito, de mercado e etc, aqui na Noruega).
- Ele se chama brunost no nome do meio. (Brunost é o famoso queijo marrom noruguês, que só pode ser encontrado aqui).
- Então ele TEM que ser um cara legal.
A verdade é que sim, se você tem um nome exótico, suas chances diminuem e muito.

Ano passado eu frequentei um curso da NAV, um belo dia veio um português que está ha 21 anos morando na Noruega fazer uma palestra sobre o mercado de trabalho. Ele atulamente trabalha no RH de uma empresa que presta servicos de transporte. Ele foi muito sincero... Vou tentar reproduzir as palavras dele:  "Dizem que na Noruega não há discriminacão, MENTIRA!" Comeca pelo processo seletivo das empresas... Primeiro de tudo... Nós recebemos tantos curriculos, e obviamente temos tanta coisa pra fazer, que a metade dos curriculos da pilha vai parar no lixo, pra comecar reze para o seu curriculo não estar entre aqueles que foram parar no lixo. Depois vem a analise de curriculos, seu nome é exótico ao ponto de ser impronunciável (como Arquiteclínio Petrocoquínio), seu curriculo vai para o lixo na certa. Muito pela  questão da lingua, muitos empregadores tem medo de dar emprego a estrangeiros por não saber se a comunicacão será um problema futuro. Um pouco também pela cultura... um norueguês pode tirar até 5 pausas para fumar, mas acho que dificilmente deixariam os muculmanos rezar 5 vezes durante o dia, embora as vezes leve o mesmo tempo. Pois bem, o mais engracado foi ele falando de fotos... Eu acho que os curriculos devem ter fotos sim, principalmente se você é uma mulher jovem e bonita... rsrsrrssr.

Pense no desconforto de um empregador de fazer uma entrevista com uma pessoa que ele nem sabe pronunciar o nome, kkkk.  Acho até que mudar de sobrenome (para o de casada no meu caso, pq o meu nome é comum aqui, só escrito de forma diferente) me deu sorte, pq foi só eu mudar de sobrenome que eu consegui o emprego, rsrsrsrs.
Acho que entrar no mercado de trabalho pela primeira vez na Noruega é sempre o mais difícil... Você não tem experiência, você ainda não está fluente na lingua, sua rede de contatos é pequena, você não tem referências e por aí vai... Por outro lado, o trabalho duro dos estrangeiros está sendo reconhecido pelos noruegueses. Quem sabe essa tendência não comece a mudar...

Os que tem inglês como lingua materna, ou os que moraram por um bom tempo em alguns países onde o inglês é a lingua materna parecem ter uma certa vantagem em relacão aos outros grupos de estrangeiros... Esses muitas vezes conseguem emprego sem falar o norueguês. Conheci um inglês no curso da NAV que morava na Noruega ha 10 anos e não falava absolutamente nada de norueguês, ele disse que no trabalho todos queriam que ele falasse inglês, (o curso de norueguês não é obrigatório para alguns países, principalmente aqueles que tem o inglês como lingua materna).

Fica aqui a minha dica... Mudar seu nome é algo complicado e pouco lógico, então não ha muito o que fazer no seu caso... rsrsrs
Mas pense nos futuros filhos, que tal escolher um lindo nome que pode ser usado nos três países (Brasil, Portugal e Noruega?).

Karoline (lê-se Carolina) - Todo norueguês pronuncia o meu nome certo, mas escreve errado. Aqui quase não se usa a letra "c" e o "e" deles é pronunciado de forma tão aberta que parece um "a".

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)