16 de maio de 2010

Ja, vi elsker dette landet - O Hino Nacional Norueguês




Ja, vi elsker dette landet
som det stiger frem,
furet, værbitt over vannet
med de tusen hjem,
elsker, elsker det og tenker
på vår far og mor
og den saganatt som senker
drømme på vår jord.




Norske mann i hus og hytte,
takk din store Gud!
Landet ville han beskytte,
skjønt det mørkt så ud.
Alt hva fedrene har kjempet,
mødrene har grett,
har den Herre stille lempet,
så vi vant vår rett.




Ja, vi elsker dette landet
som det stiger frem,
furet, værbitt over vannet
med de tusen hjem.
Og som fedres kamp har hevet
det av nød til seir,
også vi, når det blir krevet,
for dets fred.






O hino enfatiza a luta de todos os pais e mães que contribuiram para erguer o pais, diante de todas as adversidades, (principalmente as climaticas, creio eu). Agradecem a protecão de Deus, e isso é engracado, pq eu sempre costumo dizer que Deus não foi nada gentil com a Noruega, com relacão a Natureza e o clima. Na minha opinião, tudo o que a Noruega tem de melhor, foi criado pela mão dos homens, e por isso eu os admiro.



E para aqueles que perguntam se os noruegueses conseguem gostar da Noruega, eles respondem a todos com o primeiro refrão do Hino:

"Ja, vi elsker dette landet"
Sim, nós amamos esse país

E só por amor a gente consegue viver aqui... Abaixo uma foto tirada no dia 04.05.2010 se não me engano, faltava menos de 3 semanas p/ comecar o verão:



2 comentários:

Anônimo disse...

sim,so por amor...no meu caso,amor à Terra Nordica...to indo para Oslo ano que vem,busco o maximo de informaçoes possiveis..obrigada pelo seu blog,ajuda muito.ainda mais que vou sozinha! ja ta nos favoritos:)

Carolina Krogedal disse...

É um prazer ajudar! :-)

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)