21 de maio de 2009

Curso de Norueguês II

Quem quer uma oportunidade de trabalho na Noruega, antes de mais nada, tem que aprender o idioma. Infelizmente é muito difícil conseguir algo somente com o inglês, não que não seja impossível, algumas redes americanas de lanchonete e a área de limpeza, por exemplo, aceitam só o ingles sem problemas. Sim, sendo o seu marido norueguês ele também pode conseguir algo p/ vc sem que vc precise falar o norueguês, pelo menos não no comeco... (Estima-se que 65% das vagas de emprego são preenchidas por indicacão). Todos os outros que não se encaixam nesse perfil, devem comecar os estudos da lingua p/ ontem!!! Embora 99% dos noruegueses sejam fluentes no inglês, eles exigem que vc aprenda o norueguês, frequentar o curso de norueguês por 250 horas é obrigatório e gratuito p/ quem já está casado e já recebeu o primeiro visto. São 50 horas de "sociedade norueguesa" e mais 250 horas de lingua norueguesa. Mas as pessoas costumam ficar mais tempo, pq 250 horas é muito pouco. Durante o curso, teremos 3 provas de periodo. Normalmente as pessoas levam um ano e meio p/ se formar, mas dependendo do seu esforco, vc pode antecipar isso, e se formar em 1 ano ou até mesmo 6 meses. A prova número um é obrigatória, mas a 2 e a 3 não, por isso vc pode sair sem "ser aprovado", o que eu não acho vantagem, a não ser que vc arrume um emprego que não te deixe ir ao curso, ai é outra história. O meu curso é de segunda a sexta com duracão de 4 horas, mas a maioria comeca com apenas 3 dias na semana. Os livros da foto abaixo são os que geralmente são utilizados no curso, o Ny i Norge é geralmente utilizado por pessoas que tem mais dificuldade de aprendizado, o På vei (lê-se pó vai) é p/ os que já tem mais facilidade de aprender (brasileiros estão nesse grupo)... e esse dicionário verdinho aí do José Aurélio Rodrigues é o que eu recomendo, pq traduz para o português de Portugal e do Brasil, e acreditem, muitas vezes eu fiquei sem entender o significado de uma palavra quando utilizava o dicionário de português de Portugal... Depois de terminado o curso, vc pode fazer um outro curso p/ fazer o Bergen teste, o Bergen teste é necessário caso vc esteja pensando em frequentar uma faculdade por aqui. Então, minha dica é essa, estudem, estudem muito!!! Tem uma professora no Rio de Janeiro, em Copacabana, que eu recomendo acho que o nome dela é Greite, mas não tenho certeza...





Cartilha do recém-chegado!!!

Achei esse site que ajuda muito...
Fala sobre separacão, guarda de filhos, cursos e escolas entre outras coisas... acho que vale a pena, pq muitas das dúvidas que tinha esclarecí com esse site!

http://www.abe.mre.gov.br/mundo/europa/reino-da-noruega/oslo/faq/cartilha-do-brasileiro-recem-chegado-na-noruega

Eu recomendo!!!!!!!!!

18 de maio de 2009

17 de maio, dia Nacional da Noruega!

No dia 17 de maio os noruegueses comemoram o dia da criacão da constituicão. Homens e mulheres colocam seus melhores trajes ou vestem seus "bunader" (já explico) e vão as ruas assistir as "paradas" que se realizam em todo o país. Todos procuram os melhores lugares p/ assistir o desfile das criancas (sim elas são o foco do evento, e desfilam praticamente o dia todo). Fiquei boba de ver quantos deles sabem tocar instrumentos... Eu nunca aprendí a tocar nada, quer dizer, quase nada... rsrsrsrs. Esse cara da foto se dependurou em um dos postes p/ ver a familia real, que como em todos os anos, dá um tchauzim p/ galera da sacada do palácio. Numa comparacão grosseira, o dia 17 de maio é como o nosso carnaval... um cordão da bola preta talvez... rsrsrsrsrs. Ah sim, bunader são trajes tipicos noruegueses, na foto abaixo vcs podem ver dois modelitos bem diferentes, pois cada região do país tem seu próprio modelito. Os homens, embora mais raros, também não ficam de fora... infelizmente não tirei nenhuma foto, pois os que ví, passaram por mim muito rápido, por isso vou ter que deixar vcs só com as duas damas mesmo... na próxima prometo tirar foto dos "gnomos" ok? Fomos a fortaleza de Akerhus p/ ver os militares dispararem os canhões, algumas pessoas queriam ficar exatamente na frente ou próximo as laterias dos canhões, parece que tem gente que não tem nocão mesmo de perigo... Mas tudo bem, eu não estava ligando... pq o Larsen, o soldadinho da foto abaixo vinha todo o tempo alertar os desavisados que eles tinham que se afastar da "zona de perigo". Entre um beliscão e outro do John, eu tirei essa foto do anjo loirinho... Como eu sempre digo: Deus salve os homens bonitos, e os feios se tiver tempo... a foto valeu cada beliscão, rsrsrrs. Ah sim, falando em homen bonito, já estava até esquecendo de mencionar... eu postei faz um tempinho algo sobre cantores noruegueses, dando destaque a participacão do meu amado Alexandre Ribak no eurovisão desse ano, dizendo que embora ele tivesse uma excelente música, não tinha muitas chances e tal, por causa do sistema de votacão que era desleal e tals... Mas não teve jeito, o meu gatinho caiu nas gracas do mundo inteiro, e ganhou o programa com votacão recorde!!! Meus parabéns ao excelente trabalho!!! No próximo ano a eurovisão será na Noruega, espero que seja em Oslo, como a cidade vai lotar, seria uma boa oportunidade de ingresso na área de turismo, que é o meu objetivo... Ficando por aqui! Bjks, inté!!!

15 de maio de 2009

Bergen...

Nesse mês de maio completei um ano de casadinha, e p/ comemorar aproveitamos o feriado do dia do trabalho e fomos conhecer a cidade de Bergen, a cidade chuvosa (estima-se que chove durante 300 dias dos 365 dias do ano). Pegamos um trem na estacão Oslo S em direcão a Bergen... a viagem durou cerca de 7 horas,e por ser feriado, o trem estava lotado, pessoas sentadas no chão e no vagão-restaurante não havia mais lugar p/ se sentar, devido a quantidade de gente... O que me distraía era a paisagem... que coisa mais linda, as montanhas cobertas de neve, pessoas esquiando, os rios e lagos em processo de descongelamento... tudo muito lindo, tentei registrar o máximo de imagens que pude, mas com o trem em movimento e com o pouco espaco que tinha, não deu p/ fazer muita coisa... Mas o que vale é a intencão né? Pois então, chegamos e fomos diretamente ao Hotel, eu sempre dou uma de guia de turismo p/ todos os cantos em que vamos, foi assim na Inglaterra, Portugal, Espanha e Suécia, mas como estava indo p/ uma cidade vizinha resolví relaxar e ir sem nenhum planejamento... deixei tudo nas mãos do John... pensei... mal não há, ele há de fazer uma boa escolha... kkkkkkkkkkkkkkk, ledo engano. Meu marido quando vai se hospedar em um lugar só pensa nas estrelas, isso significa que não importa aonde fiquemos, tem que ter estrela... pois então, ele reservou um hotel no meio do nada...rsrsrrss, tipo 15 minutos de ladeira até chegar ao ponto de ônibus mais próximo, e a viagem durava em média uns 50 minutos...kkkkkkkkkkkkkkk, mas tudo bem... caminhada faz bem a saúde... Ficamos no Hotel Edvard Grieg, eu cismei que o compositor era Eisten, nessa foto que tinha dele no quarto... mas depois no restaurante o ví com essa gravatinha e com um piano do lado, aí caiu a ficha... Continuando, no dia seguinte saímos do hotel cedo p/ comecar a perambular pela cidade... o clima não estava ajudando muito, como em Oslo estava fazendo um tempo bom, eu só levei roupas leves, mas chegando lá me deparei com um clima completamente adverso, além da chuva, ventava MUITO o que me obrigou a correr e comprar uns casacos e toca (desculpa p/ gastar mais...rsrsrrs). Na próxima vez vou me lembrar Oslo é a parte mais quente de toda a Noruega p/ as outras cidades levar sempre agasalho!!! Tirando o clima, a cidade é perfeita, entre as atracoes que visitamos estão o aquario de Bergen com suas focas e pinguins fosissimos, o castelo onde o primeiro rei norueguês se casou (detalhe, o primeiro rei norueguês era dinamarquês, mas isso é só um mero detalhe), os casarios recuperados de Bryggen (momento guia: durante algum tempo Bergen foi a capital do país e era também a maior cidade em número de habitantes... um incêndio em 1702 destruiu completamente a cidade, que foi posteriormente reconsruida). Visitamos também o museu natural, o mercado do peixe (encontrei uma brazuca trabalhando por lá, uma mineirinha que eu esqueci o nome, mas depois se eu lembrar eu posto aqui!). Mas a parte mais linda de Bergen é a parte em que se encontra o chafariz e o "coreto", fiquei encantada!!! Tantas flores, tantas cores, tanta vida!!! Claro que eu não podia deixar de tirar um milhão de fotos, John já se encontrava de saquinho já cheio, mas fazer o que né... Fotografia é uma paixão... Outros lugares que visitei: Bergen cable car (o bondinho das balas juquinhas), que me levou até o "Ulriken", o ponto mais alto das sete montanhas que cercam a cidade de Bergen. Lá tem uma espécie de torre que parece da embratel... rsrsrrsrs, mas eles comparam com as torres Eiffel, a de Pisa e a da estátua da liberdade... inclusive essa é a propaganda do bilhete... Fomos também no Fløyen, um funicular que nos levou até uma espécie de Mirante, de onde podiamos ver toda a cidade de Bergen, lindo demais! O museu natural, ainda que pequeno é bem interessante, o John não gostou, mas eu amei! Aos que estão pensando em ir, vc não precisam mais do que dois dias na cidade, pq todas as atracoes ficam bem próximas vcs podem ir andando... P/ pegar o bondinho das balas juquinha vcs podem recorrer a um ônibus que é gratuito (e lindo) que sai do porto, próximo ao mercado de peixe... Se forem em junho/julho/agosto, não terão problemas com o clima, acho que a temperatura é agradável... nos outros meses, esquecam as bermudas e outros utensilios de verão... pq faz muito frio, principalmente por causa do vento, e acreditem, não chove o tempo todo, mas VENTA o tempo todo!!! Vou ficando por aqui... as amigas me chamaram p/ ir bater perna no centro de Oslo, por isso, Ha det! Vi ses!!!

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)