27 de agosto de 2011

Turismo na Noruega, prepare o bolso!

Oslo está sempre no topo do ranking das cidades mais caras do mundo, seja em primeiro ou segundo lugar, Oslo está sempre no topo das paradas. Aqui vão algumas dicas e informacões para que a viagem dos seus sonhos não se transforme em um pesadelo!

TRANSPORTE

Antes de mais nada, evite pegar taxi na Noruega. Praticamente todas as grandes estacões tem escadas rolantes e elevadores em pleno funcionamento, e as pequenas estacões geralmente tem rampas para facilitar o acesso de pessoas com bagagens e carrinhos de bebe. NUNCA, NUNQUINHA pegue um taxi do aeroporto até Oslo, por que é capaz de você ter que pagar com a roupa do corpo. Espiem o recibo que recebi do taxista dono do MARDITO taxi que resolvi pegar no aeroporto pra ir para casa em um domingo "santo". Foram  728 coroas, aproximadamente 218 reais, 94 euros, por uma viagem de 14 minutos que não deu nem pra esquentar o banco. Claro que nesse valor estavam incluidas a altissima taxa do governo, e a passada de perna usual de motoristas de taxi de todo o mundo (eu digo isso que em Paris tb fomos enganadas, mas pagamos "apenas" 60 euros por uma viagem de aproximadamente 40 minutos). Seja chique, não besta!!! Pegou suas malinhas, passou pelo controle,  jogue seta para a direita vá praticamente até o final do saguão, dê uma paradinha básica nas máquinas automáticas para comprar os bilhetes do trem (quem compra o bilhete a bordo paga 20 coroas extra ou seja, 6 reais a mais ou 2.58 euros). Segundo o site da empresa de trens NSB, um bilhete único de trem do aeroporto até o centro de Oslo (Oslo S) custa 110 coroas (34 reais, 15 euros). É o meu meio de transporte predileto. Também tem a opcão de pegar um ônibus (caso a linha de trem esteja em manutencão), se eu não me engano a empresa se chama Flybussen, de acordo com o site o valor custa 150 coroas (45 reais ou 20 euros), as filas são grandes, mas no verão tem onibus com muita frequência.

ALIMENTACÃO

Cardápio do restaurante português em Oslo
Tenho certeza que você não viajou entre 15 e 23 horas do Brasil pra cá para comer no Mc Donald's certo? A boa noticia é que é possível encontrar bons restaurantes em Oslo, a má notícia é que poucos vendem comida tradicionalmente norueguesa... O Big Horn e o Egon são restaurantes que tem pratos na média de 240 coroas (72 reais, 31 euros), a comida não é ruim, mas eu acho que o preco é muito alto para a quantidade e qualidade. Quando vou a Oslo procuro restaurantes menores com precos mais populares. Tem um restaurante Português ao lado do Café Brasil que tem uns pratos excelentes, carinhos mas valem a pena... Eles tem um bife a cavalo que me deixa até vesga... a carne é super, ultra macia... só de lembrar me dá água na boca. Ps:. O café Brasil também vende uma feijoada aos fds que ouvi dizer que são maravilhosas! Outra boa dica são os restaurantes asiáticos... Seja com seus pratos crus ou quentes a comida dos asiáticos é sempre ótima e bem quentinha... e os precos em média são bem mais acessíveis... As vezes até a metade do preco dos dois restaurantes que eu citei acima. Continuando... em um país onde um chafé pode custar até 25 coroas (8.40 reais, 3.6 euros) não é vergonha nenhuma comprar as coisas no mercado e comer pelo meio do caminho. Então vamos lá... os supermercados mais "povão" são os Rimi e o Rema 1000, no meio do caminho estão o kiwi, o spar e o coop e o mercado mais caro de todos o Meny quem tem uns produtos exclusivos, mas que custam os olhos da cara. Bateu saudade de uns produtos Brasucas como o leite condensado, pode parar no mercadinho Keiser que tem umas opcões extras de frutas como a goiaba branca por exemplo ou o mercadinho asiático Mango....

 Aqui vai uma "tabelinha" de alguns produtos que fazem parte do "lanchinho" que eu levo para o trabalho comigo. Os mercados são Kiwi e Spar.                              
                                                                                            
Comecando pelo Spar:

1 água Mineral sem gás 0,7 L - 20,4 coroas (Incluindo a embalagem, pela qual você pode receber o valor de volta)
Preco em reais: 6         Preco em euros: 2,58

2 bananas prata - 3,44 coroas

Preco em reais: 1,03        Preco em euros: 0,44

1 pacotinho com 100 gramas de salada - 14,90 coroas
 Preco em reais: 4.48       Preco em euros: 1,92

1 pacote com cinco tubinhos de 12 g de caviar - 21,90
Preco em reais: 6,58    Preco em euro 2,82

       1 maca vermelha - 5,38 coroas
Preco em reais: 1,62 Preco em euro:0.69

Sacola de plástico - 0,70 coroas
Preco em reais: 21 centavos Preco em euros: 0,09

Valor total da compra: 66,72 coroas/ 8,6 euros / 20.04 Reais

Mercado Kiwi

1 caixa de uvas - 30,60 coroas
Preco em reais: 9,19

1 pacote com torradas, 190 gramas - 12,90 coroas
Preco em reais: 3,88

1 lata de sopa com 800g - 29,90 coroas
Preco em reais: 9

1 pacote de salada de 205 gramas -29,90
Preco em reais: 9

1 tubo de caviar com 185 gramas - 20,90 coroas 
Preco em reais: 6,28

1 Iogurt de frutas - 11, 40 coroas
Preco em reais: 3,42

1 sacola de plástico: 0,80 coroas
Preco em reais: 24 centavos

Valor total das compras: 132,64 coroas / 40 reais / 17,09 Euros

Gente só para vocês terem uma idéia... Uma água mineral  de 1,5 litros sem gás no sumermercado pão de acucar (que é um dos mais caros do Rio de Janeiro) custa 1,06 reais... 0,7 litros de água na Noruega custam 6 reais... Comparando as duas águas mais baratas, e a quantidade... uma simples garrafa de água pode custar 10 x mais na Noruega do que no Brasil.

ACOMODACÃO

Se a grana ta curta, nada melhor que procurar um albergue da juventude... Nesse site tem um montão, com diárias em média de 70 reais, acreditem vocês não vão encontrar mais barato que isso:



Gente só pra fazer uma comparacão... não no que diz respeito a acomodacão pq tem praticamente o mesmo valor, mas Paris, que é uma cidade cara, ainda é consideravelmente mais barata que Oslo, e Berlim então nem se fala quase 0800, rsrsrs... No que diz respeito a comida, transporte e atracões turisticas a Noruega é uma facada. Só pra se ter uma idéia, o ingresso para a Dysnelandia em Paris custa 51 euros, o ingresso para o parque Tusenfryd na Noruega custa 47 euros, sendo que é um ovinho... sem falar que metade das atracões no tusenfryd é paga. 

O que eu estou tentando dizer minha gente é... Não deixe de vir, pq a Noruega é um país lindo e exótico... mas, venha preparado p/ vc não ter que antecipar o bilhete das passagens. (Infelizmente escuto isso de vez e em quando no aeroporto, gente que teve que antecipar pq a grana acabou antes da hora).

5 comentários:

Melissa disse...

Eu falo pros meus pais, pra minha irmã que as coisas aqui são caríssimas e eles não acreditam, rsrs. Meus pais estão acostumados a sair todo fim de semana pra jantar, almocar fora de domingo, sair durante a semana pra tomar um chopinho, comer uma pizza...essas mordomias que só se faz no Brasil, e quando eu falo pra eles que eu conto nos dedos as vezes que eu sai aqui pra jantar fora, eles acham que eu estou exagerando! Meu pai fala assim: Não é possível, o que vcs fazem então se não saem de casa nem pra comer uma pizza? Eu falo: Ué, fico em casa! Vou falar para eles lerem seu post...eles estão planejando vir pra cá no ano que vem, é melhor se prepararem!Ah,Carolina, vc tem um e-mail para que eu possa entrar em contato com vc? Boa semana :) Melissa

Carolina Krogedal disse...

Oi Melissa!
Acho que nos mercados embora alguns precos possam ser 10x mais caros, acho que são proporcionais aos salário, mas realmente comer fora é muito caro. Quando saio com as minhas amigas gasto no minimo 300 coroas só com lanchinho daqui e dali, fora a passagem que são 40 coroas pra ir e mais 40 pra voltar... São 113 reais por saída... fica inviável sair toda semana, duas vezes pela semana como eu gostaria então... Agora faco assim, dois jantares com o maridão (ele é que paga) e duas saídas com as amigas... e assim fica o meu mês... Mas tenho muita amiga que não vai jantar fora com o marido ha meses... e uma delas leva até marmita para o shopping... Não é fácil, mas quando o casal trabalha dá até pra sair uma vez por semana... Mas nada de restaurantes luxuosos... esses só no aniversário de casamento, ha ha ha. No meu aniversário fui em um restaurante maravilhoso, mas tudo pago pela sogrona... sair p/ jantar com os meus sogros também é uma boa, eles sempre se oferecem p/ pagar... (Gentem, eu não sou exploradora de velhinhos, eles que se oferecem :-)
Antes de trabalhar meu marido e eu saíamos uma vez por mês pra "jantar" fora... pq as vezes rolava kebab. Tem alguma forma de eu te passar o meu e-mail de forma privada?

Marcos Kobylarz disse...

Ola Carolina, gostei muito do seu Blog, ele ajuda muito as pessoas, tenho interesse em conhecer a Noruega, pergunto: quanto tempo vc imagina q seria um bom passeio e qual valor por pessoa seria bom, pra nao ter q antecipar minha volta? heheh

obrigado e boa sorte

Unknown disse...

Ola Carolina,

Vou para Noruega em setembro.
Irei diretamente a Tromso ver a Aurora Boreal...espero que ela dê seu ar maravilhoso da graça! rsrsr
Ficarei 10 dias...
Já tenho hospedagem e alimentação...mas estava pensando em levar um mix de frutas secas, castanhas pra quando sair a "caça" da Aurora Boreal.. o que mais vc me aconselharia... um grande abraço. Adorei seu blog. Maria Angela.

Fala Noruega disse...

Não me lembro exatamente o q é permitido ou não no que diz respeito a entrada de comida no país, mas geralmente frutas é proibido, mas estando secas acho q não tem problema... Por outro lado nunca fui parada no aeroporto para checarem minha mala, nunca nenhum conhecido meu também :-) Eu não sou muito chegada em frutas secas, o único tipo q como é banana, mas isso vende aqui... Eu trago sempre a mala cheia de biscoitos... Trakinas, passa-tempo, etc, não gosto muito das opções de biscoitos doces daqui, mas os salgadinhos são bons ;-)

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)