19 de novembro de 2015

"Rixa" Noruega x Suécia

"Hva er dummere en dum nordmann? En intelligent svenske."
"O que é mais burro que um norueguês burro? Um sueco inteligente".

Ontem eu vi um programa infantil norueguês que eu enquadraria em "politicamente incorreto", uma das crianças enviou uma cartinha com uma piada de sueco, e o apresentador leu a carta e logico  fingiu que era super engraçada. A piada era do tipo essa que eu postei aí em cima. É estranho em uma época em que se esteja discutindo tanto sobre o bullying nas escolas, uma rede de tv aberta publique algo do gênero. Ainda mais pq tem muitos filhos de suecos ou suecos nas escolas da Noruega. Meu marido diz que é pq quando a Noruega era pobre, os suecos viviam fazendo piadas do gênero com os noruegueses. Eu brinco com o meu marido e digo que é despeito. O maior exemplo de sueco que tenho é o marido de uma amiga. Ele chegou na Noruega com uma mão na frente e outra atrás, conseguiu emprego, comprou uma casa que precisava de reforma, reformou, a casa ficou um sonho, comprou a casa debaixo, e com o próprio aluguel da casa ele paga as prestações dela. E agora por último comprou uma casa na sua cidade natal lá na Suécia. Um empreendedor nato! Também tive a oportunidade de trabalhar com alguns  no aeroporto, que é cheio de suecos fazendo o trabalho que os noruegueses não querem fazer. Escutei de uma senhora que trabalhava comigo que os suecos "estragam" o sistema de trabalho na Noruega, pq eles vêm atrás de grana e trabalham incansavelmente, trabalhando vários turnos dobrados, coisa que norueguês não faz, e depois voltam para a Suécia, e os noruegueses se vem obrigados a "manter o nível". Bom, só sei que são pouquíssimos os noruegueses trabalhando na minha empresa, e a maioria está sentada no escritório. Veremos agora com essa demissão em massa por conta da crise do petróleo, se muda alguma coisa nessa dinâmica...






Nenhum comentário:

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)