29 de setembro de 2011

O clima na noruega, de abril a setembro...

O tempo em Oslo e redondezas...

Abril

Como deveria ter sido: "Descongelante" - Sabe quando você vai limpar a geladeira/freezer e tem que esperar descongelar pra comecar a limpar? Pois bem abril é bem assim, ainda está um pouco frio, mas nem tanto quanto no inverno. A neve comeca a descongelar, comeca a chover e no final tudo comeca a virar uma grande poca de lama.

Como foi em 2011: Temperaturas recordes de calor... Eu nem pude acreditar que no meio do mês eu estava pegando um sol de biquine!Foi a  pascoa mais quente em mais de 100 anos. Abril foi um mês show, uma brisa fria as vezes, mas o sol esteve sempre lá.


Maio

Como deveria ter sido: A neve já foi embora, o sol costuma dar as caras, e já não faz tão frio.
Como foi em 2011: Inacreditavelmente "Frio" depois de um mês de abril MARAVILHOSO.

Junho

Como deveria ter sido: Ahhhhhhhh o verão, hora de fazer um churrasquinho com a familia e os amigos mais chegados no jardim, faz calor, os dias são mais duradouros, viva a claridade!!!

Como foi em 2011: O segundo mês de junho mais chuvoso dos últimos 111 anos, com 70% mais chuva que a média normal... Enchentes, casas destruidas, férias de verão arruinadas, e acho que algumas pessoas pereceram tb. 

Um repórter norueguês transmitindo diretamente de uma área inundada...kkkk (Oh povo caipira)

Julho

Como deveria ter sido: O mês mais quente de todos, dá até p/ mergulhar nas lagoas (se você for muito corajoso), a intensidade da luz já comeca  a te incomodar um pouco... Mas é verão, todo mundo tá feliz, todo mundo ta do lado de fora, ningúem quer ficar em casa!
Como foi: O mês comecou muito bem, mas choveu bastante nas duas semanas do meio, e voltou a ficar bom no final... Alguns dias até de muito muito calor... Outros dias muito abafados, o que não é uma sensacão muito normal por aqui... De tanto ouvir, aprendi uma palavra nova: Lumme (abafado).

Agosto

Como deveria ter sido: Sol, sol, sol. Quente, quente, quente. As folhas das árvores comecam a ficar amarelas, sinais de que o outono já está dando as caras.
Como foi: Chuva, chuva, chuva e alguns dias de sol quando eu estava trabalhando... ha ha ha.  LUMME, MUITO LUMME.

Setembro

Como deveria ter sido: Comeca a esfriar, parece piada, mas algumas pessoas já comecam a pensar só naquilo... no inverno minha gente, no inverno. Particulamente é o meu mês favorito, pq é um clima que me faz lembrar do Rio, um "friozinho gostoso" em que as pessoas comecam a se vestir melhor, o sol de põe mais ou menos no "horário que deveria se por", não chove tanto e ainda não há neve...
Como foi: 7 dias de chuva para 2 dias de sol... e as primeiras duas semanas foram bem quentes para a época.

Resumo da ópera:

O ano de 2011: O mais úmido desde 1900, acho que esse ano foi completamente diferente para todos nós, tanto para os nativos quanto para os estrangeiros. Estatísticas mostram que o ano de 2011 já é o quarto ano mais chuvoso desde 1900. E choveu mais em Oslo do que em Bergen em junho e julho o que é super atípico.

Eu particularmente não aguento mais chuva :-(

2 comentários:

Andreza disse...

Nossa Carol!
Me diverti bastante com o que "deveria ter sido, mas foi..." hehe
não sabia que fazia assim SOL aí, sei lá, quando eu leuio sobre a Noruega eles são meio afixionados pelo verão mas sempre imaginei que fosse um pouco mais quente que o nosso inverno só. E não que dava para ir à praia de biquini!(tá certo que o mes foi atipico)
Só pra saber em Oslo a temperatura é mais baixa que em Bergen e também chove menos neh?( eu imaginei isso vendo as aulas de geo, mas isso foi minha dedução já que Bergen é uma cidade portuária - está certo esse raciocinio?)
Aí vocês devem estar entrando no outono, aqui começa a primavera e depois o verão(aquele solão que deixa a gente mole), frio é bem mais legal

Carolina Krogedal disse...

Se eu não me engano Andreza, Bergen e Stavanger são mais quentes quanto a temperatura, mas quando se fala em sensacão térmica, acho Oslo mais quente sim, pq em Bergen e em Stavanger venta MUITO, e quando venta parece que estou nua... Prefiro pegar - 20sem vento que -1 com vento...
Eu mergulhei em uma lagoa e uma "praia" na Noruega... Dá p/ entrar, mas a sensacão é que tem centenas de agulhas te espetando ao mesmo tempo... SINISTRO!

Palavra-chave

Carregando...

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)