17 de janeiro de 2011

Carteira de motorista

Uma informacão muito importante, não esqueca de "trocar" sua carteira de motorista!!!! Depois que você é registrado na Noruega, ou seja, depois que você pega o seu primeiro visto, você tem um ano para trocar sua carteira de motorista do Brasil. Para isso você tem que entrar em contato com o órgão "statens vegvesen", no site http://www.vegvesen.no/en/Home (o que equivale ao nosso Detran), e agendar uma exame com um carro aprovado para ser usado nos testes. Esses carros podem ser os de auto escolas ou de agências de aluguel de carros. A taxa do exame em 2008 era de 720 coroas, e a carteira 200 coroas, e a foto p/ carteira 62 coroas. Não esqueca sua carteira de motorista do Brasil, ela obviamente será requisitada. Uma amiga amiga teve que traduzir a carteira, já outra não. Organizacão é um dos pontos fortes dos órgãos públicos aqui :-)
Caso você não passe na prova, você ainda tem chance de trocar a carteira, mas ai voce tem que fazer a parte teorica, primeiros socorros, direcão defensiva, dirigir na escuridão. (O que geralmente chamamos de prova da neve, pq só pode ser feita entre novembro e a primeira quinzena de marco, quando há neve), ou seja, comecar basicamente do comeco.
Não perca tempo, tem gente que não trocou pq não sabia, depois teve que morrer em uma puta grana!!!

3 comentários:

Gilbia Portela disse...

Oi Carolina,

O Peace Research Institute Oslo (PRIO) está realizando um projeto de pesquisa sobre imigração de brasileiros para a Noruega, em parceria com outras instituições de pesquisa europeias. O projeto se chama THEMIS (Theorizing the Evolution of European Migration Systems). Atualmente, não existem estudos sobre a imigração de brasileiros para a Noruega e um dos objetivos do projeto é suprir essa lacuna.

Na 2ª fase do projeto THEMIS, que se iniciou em janeiro, serão realizadas 30 entrevistas com brasileiros que vivem na Noruega. Nos gostaríamos de contar com a sua participação. A entrevista tem duração de no máximo 1 hora e pode ser agendada no dia e local de sua preferência. O objetivo da entrevista é registrar a sua história como um imigrante brasileiro(a) na Noruega (por que veio para a Noruega, como foi, desafios enfrentados, etc).

Mais informações sobre o PRIO e sobre o projeto podem ser encontradas nos links abaixo:
http://www.prio.no/
http://www.prio.no/Research-and-Publications/Project/?oid=48088377

Desde já coloco-me a disposição para maiores esclarecimentos, seja por telefone, email ou pessoalmente.

Atenciosamente

Gilbia Portela
Assistente de Pesquisa
THEMIS - Theorizing the Evolution of European Migration Systems
PRIO - Peace Research Institute Oslo
gilbiasp@student.hf.uio.no

Sabrina disse...

Oi Carolina,

Quisera eu ter conseguido trocar a carteira de motorista. As regras mudaram em outubro de 2010, e agora cidadaos brasileiros e de outros paises tem o direito de dirigir por apenas 3 meses, apos os quais temos que passar por todo o curso carissimo e fazer a prova de direcao.

Pessimo. Cheguei ha pouco, dirijo ha 10 anos no Brasil, e agora vou ter que comecar tudo de novo.
Enfim.

Obrigada pelo blog, voltarei mais vezes. :)
Sabrina

Carolina Krogedal disse...

Pois e, a lei que diz respeito aos imigrantes esta sempre em constante mudanca... antes so eram necessarias 300 horas do curso de noruegues, agora parece que säo 600. Agora mais essa da carteira de motorista... O cerco esta se fechando cada vez mais para os que entram no pais agora... para os que tem mais tempo de casa, ainda vale a lei anterior...

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)