14 de fevereiro de 2011

O que está dando o que falar...

O tema sobre a imigracão ilegal na Noruega está em Alta. Tudo por causa desse "livro" que está dando o que falar... Maria Amelia (Madina Salamova), é uma imigrante russa que chegou na Noruega ainda crianca... A familia tentou asilo politico primeiramente na Finlândia, e depois na Noruega. Como os dois pedidos foram negados a familia decidiu viver ilegalmente na Noruega. Jesus, a vida de um cidadão que está legal no país já não é fácil, imagino viver ilegalmente aqui... Não poder abrir uma conta no banco, ter uma carteira de identidade, trabalhar no negro, não poder ir a uma faculdade, ir a um hospital, nada, nada, nada... Eu vou entrar no mundinho da Maria Amelie daqui a pouco quando tiver um tempinho p/ comecar a ler o livro que comprei no sábado. Ainda não li o livro, mas como o caso não sai dos noticiarios já sei de antemão que a história aparentemente não acaba bem, pq ela foi expulsa do país no mês passado após viver 9 anos ilegalmente no país... Eu digo que a história APARENTEMENTE não terminou bem pq p/ mim ela deu um golpe de mestre... Pense que ilegalmente vivendo aqui ela nunca teria um emprego decente, uma vida tranquila e coisas do gênero... Estima-se que com a venda do livro ela ganhará uns 5 milhões de coroas norueguesas... ou seja, ela poderá viver onde quiser e bem entender nos próximos dois anos, e depois voltar como se nada tivesse acontecido e casar com o namoradinho lindo dela e viver legamente no país, quer coisa melhor??? E ela ainda levantou a polêmica sobre a vida dos estrangeiros na Noruega e conseguiu comover praticamente a populacão inteira (e comover um norueguês não é uma das coisas mais fáceis, nem as grávidas aqui tem colher de chá) ... O Facebook dela está bombando...rsrsrsrs. Eu particularmente adoro gente assim, esperta sem ser mau caráter... por isso comprei o livro dela, p/ "dar uma forcinha". Go Maria Amelie, Go!!!

4 comentários:

Luciana disse...

Olha, por aqui no sul a galera não estava simpatizando muito com ela, inclusive os comentários em sites de jornais onde tinha matérias com ela eram sempre muito contrários a permanência dela aqui, inclusive acho que tudo isso levantou um pouco de antagonismo contra os imigrantes no geral, não li coisas muito simpáticas não, mas ela foi e depois volta, casada.
Ah, inclusive ela não queria casar e ficar, ao meu ver ela queria mesmo era causar, kkk
Bom, uns colegas imigrantes disseram que era possível fazer o personal número e também abrir conta em banco e que por isso foi possível para ela estudar, cursar faculdade e tudo mais, afinal ela tava ilegal mas desfrutou da educacäo norueguesa e viveu bem aqui.

Achei o livro caro, aqui tá custando 300 coroas, se aparecer na biblioteca eu dou uma olhada.

Depois conta pra gente um pouco do livro,se puder.

Beijo

Carolina Krogedal disse...

Ela voltou minha gente, ela voltou!!! Bem mais rapido que eu imaginei... Li o livro e me tornei uma fa... ela pensa muito igual a mim, MUITO! Eu anotei as melhores partes do livro que um dia vou comparar com coisas que eu ja havia escrito aqui...

anonimo de salvador disse...

minha prima me falou sobre ela. q historia brilhante.

Carol, to esperando uma resposta de 1 comentario que fiz aki no blog.

=)

Carolina Krogedal disse...

Leo, sua resposta virá no meu próximo post, ou seja, daqui a uma hora :-)

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)