22 de junho de 2010

Alimentacão / Comida na Noruega!

Meu Deus, eu sofro quando chega na parte da alimentacão... Não, não, minha mãe não era uma cozinheira de mão-cheia, mas eu tinha sempre uma casa de uma tia, ou mãe de amiga, ou uma vizinha p/ filar uma boa bóia. Sem falar dos restaurantes onde a comida era maravilhosa e você podia achar precos camaradas... Mas aqui na Noruega... meu Deus eu sofro. Comeca com o horário. Os noruegueses acordam p/ ir trabalhar, e normalmente só tomam um café preto antes de sair de casa. Ao meio dia, enquanto nós brazucas estamos mandando quele pratarrão p/ dentro, para recarregar as energias, os noruegueses estão comendo sanduiche, o famoso matpakke, quando saem do trabalho, as 15:00h ou 16:00h é que eles decidem ir p/ casar "comer comida de verdade", e em 99% das casas ou você encontra um prato formado por BATATA - norueguês que é norueguês tem que comer batata todo santo dia de preferência sem descascar - legumes, um tipo qualquer de carne e o molho, p/ jogar em cima de tudo p/ ver se alguma coisa fica com gosto. E eles podem comer isso a semana inteira, todos os dias da semana. O 1% restante, come uma pizza chamada grandiosa. Mas tirando as encarnacões de lado... vamos falar sobre os pratos típicos noruegueses... até hoje eu só provei dois... o pinnekjøtt e o fårikål. Eu simplesmente odiei o pinnekjøtt, duro e extremamente salgado, eu não sei se foi pq nas casas em que eu comi as pessoas não sabiam como fazer, não sei, só sei que nada sei, eu odiei, e estou passando adiante. Já o fårikål é uma delicia quando bem feito, hummmmmmm, e a avó do meu marido faz isso MUITO bem... mas esses pratos tipicos eles só fazem em dias festivos, alguns restaurantes tb tem, mas já me disseram que não é muito bom. Eu resolvi tomar vergonha na cara e fazer minha própria comida, eu não sabia fazer absolutamente nada antes de vir, mas aprendi na marra, pq qualquer coisa é melhor que a comida deles... Mas foi uma merda p/ achar todos os ingredientes, primeiro que os mercados noruegueses são limitados, depois pq eu não sabia o nome dos produtos, por isso resolvi dar uma mãozinha aos recém-chegados. Onde achar, e o que achar:


O Mango é uma lojinha de asiáticos, que eu até pouco tempo não conhecia. Um produto que eu só encontrei lá, foi o ovo de codorna... sério, eu amo ovo de codorna, tanto que quando eu viajava p/ outros países, trazia escondido na mala de mão, pedindo a Deus que ningúem que ninguém achasse, que o meu desejo de comer era tanto, e nós não estamos autorizados a trazer esse tipo de produto. Outras coisas que eu acho lá, mas não acho em mercados noruegueses: Leite condensado Nestle (tem de outras marcas tb), pé-de-moleque, e aipim (mandioca) que aqui recebe o nome de kasava.

Já o Keiser é um mercadinho turco, onde tem muita coisa que você não encontra nos mercados noruegueses, vejamos: Lá tb encontramos o aipim, mas eu acho que o do Mango é melhor e o leite condensado, maioneses hellmann's (os noruegueses tem centenas de milhares de maioneses, com centenas de sabores, mas com gostinho de se aproxima da maionese caseira, só a hellman's mesmo), e o requeijão tb só encontrei no keiser, dependendo da época eles também têm goiaba branca. Ontem achei feijão preto em saquinho, mas era tão pequenino que eu não sei se é o mesmo.

Uma vez por mês, meu marido e eu vamos a Suécia, lá a diversidade é muito maior, principalmente de carnes, queijos e sucos (eu não gosto dos sucos daqui da Noruega)e lá eu achei o queijo coalho que eles chamam de Halloumi. Eles também têm uma espécie de polenguinho, que tem uma vaquinha como mascote. Eu adoro ir a Suécia fazer compras, eles tem tudo em dobro lá, e uma vez achei leite condensado.

Bom agora vai uma dica que ajuda e muito quando os dicionários normais falham... Eu recomento a vcs esse dicionário visual português- norueguês, não só pela parte da comida, onde vc vê fotos e o nome dos alimentos em português e norueguês, mas tb pela parte de utensilios de maquiagem, partes do corpo e da casa, entre outras coisas... esse livro ajuda e MUITO!

Espero ter ajudado de alguma forma :-) Beijinhos, Beijinhos, tchau, tchau!

10 comentários:

Luciana disse...

Menina, eu amo fårikål, pena que não acho pra vender o ano todo. Já o pinnekjøt também gosto, mas nunca fiz em casa, só como quando a sogra faz pro Natal, e ela nem sempre faz, kkkkkkk

Não encontrei esse dicionário no português-norueguês, mas comprei ele em inglês-norueguês. Gosto muito também.

Beijo

Daniela Santos-Hansen disse...

Ai ai.. já vi que ou vou perder peso rapidamente por não comer ou vou engordar feito uma vaca de tanto comer batata e porcarias.

Agora estou entendendo pq meu futuro marido elogiou tanto minha comida e a razão de querer incluir (quase implorar) a culinária brasileira na nossa vida. Bom.. na dele né? Pq na minha ela está há décadas..hahaha!

Vou encher a mala de feijão, leite condensado e goiabada..hahaha!

Carolina Krogedal disse...

Faca isso Daniela, a comida deles é prática por demais... tirou do saquinho, colocou na panela e está pronto. Sabe a comida predileta do meu marido? Macarrão com carne moída. Uma coisa tão simples no Brasil, mas aqui... eles não tem o costume de usar todos os temperos como nós, tudo fica tão sem gosto que eles enchem de ketchup ou molho... As vezes minha sogra pede p/ eu fazer a comida (logo eu, que não sabia fritar nem um ovo frito quando sai do Brasil, por sorte, eu era muito observadora, rsrsrsrs)Eu já engordei cinco quilos, minhas amigas todas subiram de peso, isso é natural, a vida fica mais sedentária, e juntamente com o frio os assaltos a geladeira tornam-se mais constantes :)

Anônimo disse...

Bom dia, estou repessando a dica!

Esta empresa esta elegendo uma cidade no mundo que e a (melhor) em receber com boas-vindas aos visitantes!

Qual é a cidade mais hospitaleira do mundo com os viajantes ?

Pelo link: http://award.lowcostworldwide.com
ou
www.lowcostworldwide.com

Anônimo disse...

Oi Carolina, tudo bem?
Sou brasileira, carioca, e acabei de me mudar para Stavanger! Vim com meu marido, que foi expatriado pela empresa e com minha filha, de 1 ano. Cheguei ha 1 semana e estou completamente perdida! Li todo o seu blog e ja esta me ajudando mto... Queria manter contato com vc. Vc conhece alguma brasileira aqui em stavanger? Preciso conhecer gente! Se puder me passe seus contatos por e-mail. O meu e mivallado@gmail.com. BjS, MICHELLE

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Carolina!Estou em Stavanger.Conhece algum lugar onde eu possa me alimentar de forma mais saudável por aqui? Tem nome de algum restaurante conhecido? Onde vc comeu quando veio por aqui? Grande abraço pra ti.

Anônimo disse...

Carolina me diga por favor onde vcs comeram quando vieram pra Stavanger. Estou aqui e gostaria de umas dicas. Um abraço pra vc.

Carolina Krogedal disse...

Eu sou um pouco suspeita para falar... Minha alimentacao e horrivel, desde o Brasil. Eu sou como um avestruz eu como de tudo, mas so gosto das que fazem mal a saude. Eu comi em um restaurante indiano, depois comi em um restaurante ali bem no centro. Infelizmente näo me lembro de nomes. O problema e que foi no periodo da pascoa e por incrivel que pareca tinha muito estabelecimento fechado.

Linda Senhaji disse...

Oi Carolina
Descobri o seu blog hoje e acho que vou usar-o muito! Obrigada pra postar.
Sou francesa mais fiquei 7 anos com um brasileiro e tenho saudade de coisas brasileiras, e morei a major parte de minha vida na Grécia. Agora tem um meis que moro em Oslo, porque meu namorado é norueguês. Acho muito difficil cozinhar aqui porque tá muito caro e não tem os ingredientes de que preciso.
Quero tentar fazer uma feijoada... Você tem recomandações de lugares onde poderia comprar carne para feijada? (quando a carne não tá em caixas de supermercado, tá todo hallal e não tem porco!!).
Desculpa por minha lingua gringo-portuguêsa ruim lol.
Abraços!

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)