10 de dezembro de 2011

De quanto dinheiro eu preciso para ir morar na Noruega...

Pensando em vir morar na Noruega?
Vamos ao passo a passo?
(Todos os precos em coroa Norueguesa)

Moradia

Procure a habitacão dos seus sonhos no finn.no

Em média uma vaga (um comodo entre 10 e 28m²) para aluguel em Oslo sai por 5 mil coroas. Provavelmente vc terá que dividir no minimo com mais duas pessoas as dependências da casa.

Entre 6,5 e oito mil coroas vc irá pagar em um apartamento "só seu"  fora de Oslo

Contas

Um amigo que trabalha MUITO (ou seja não para em casa)  disse p/ mim que paga umas 3 mil e quinhentas coroas por mês, incluindo telefone.

Transporte

Se você for trabalhar nas proximidades do lugar onde mora provavelmente gastará só umas 500 coroas pelo  bilhete que te da acesso a ônibus, trens e metros. Se mora afastado, contabilize umas 1500 coroas para comprar o mesmo cartão.
Segundo o maridão, o preco médio pelo litro de gasolina é 14 coroas. 

Alimentacão

Eu tomei um susto quando somei o que eu gastei com comida o mês passado. Eu gastei nada mais nada menos que 2100 coroas, DETALHE: Eu não faco as compras do mês (trabalho do maridão)!!! Então, contabilize no mínimo umas 4500 coroas para gastar com comida.

TV
Todo mundo que compra uma tv na Noruega tem que pagar um pouco mais de 1000 coroas por ano p/ ter a nrk (tv estatal), viva a democracia! Coloque ai umas 100 coroas por mês. Maridão disse que a única forma de não pagar nada por ter uma tv é não ter uma tv... kkkkkk
Médico
Gratuito p/ mim é o que não se paga nada, pois eu tenho que pagar 180 coroas toda vez que vou ao médico (Ps:. Ouvi dizer que se vc gasta mais de 2 mil por ano, vc passa a ser isento, não sei, praticamente nunca vou ao médico aqui).

Dentista
Reze p/ não precisar de um, isso pode te levar a falência, a boa noticia é que desde que eu cheguei a Noruega não tive cáries, enquanto eu vivia cheia de cáries no Brasil... Pelo visto nem as cáries querem se multiplicar aqui... he he he (sacanagem).

Roupas e acessórios

Pelo menos a principio vc irá morrer em uma grana, o frio é rigoroso, vc precisa de boas roupas e acessórios... eu diria 1000 coroas no minimo pelo menos pelos 4 primeiros meses...

Curso de norueguês

Curso de norueguês é obrigatório p/ quem vem de fora e quer se estabelecer aqui e o preco médio é umas 4500 coroas a cada 3 meses, ou seja umas 1200 coroas por mês.

No primeiro mês acho que vc terá que vir com umas 28000 coras no minimo! (Não esqueca que aqui vc tb tem que dar no mínimo uns 3 meses de depósito para alugar uma casa/quarto)  E torcer p/ não ter nenhum contratempo como ter que usar os servicos de um médico ou coisa do gênero.

32 comentários:

Luciana disse...

Pois é, custo de vida altíssimo, fico bege vendo os manés transformando o salário em real e publicando no facebook como se estivessem ricos. Primeiro que nem em real os salários da maioria daqui são de ricos quando transformados em real, mas lá no Brasil dá pra ser uma classe média média e segundo que a gente ganha aqui e gasta aqui.

Nos ultimos dois meses eu percebi que o preco da comida subiu, não consigo mais fazer uma feira por menos de 900 kr, e no meio da semana ainda volto pro supermercado pra comprar mais, então meus gastos são como os seus, cerca de 5000 coroas com comida por mês, isso sem comer bife todo dia, kkkk E isso porque eu também não tenho filhos, somos só dois em casa.
Acho que a TV a gente paga uns 2000coroas por ano.
Quanto ao médico é verdade que após pagarmos um valor x, cerca de 2000 coroas, as consultas a mais durante aquele ano são gratuitas (o dinheiro é devolvido), eu também nunca cheguei a usar 2000 coroas de médico em um ano, vou pouquissimo. E médicos especialistas custam entre 400 a 500 coroas a consulta. Também não vejo nada que possa chamar 'de graca' quando a gente tá pagando, kkk

Ah, sem falar que o lance de pagar a tv é pra ter a tv em casa, porque depois a gente ainda tem que assinar pra ter uns canais, acho que dá cerca de 300 a 400 coroas por mës um pacote básico.

Legal seu post, bem esclarecedor.

Beijo

Carol disse...

Chocante como a vida ai pode ser tão cara, e mesmo eu que moro em Luanda (a cidade mais cara do mundo) ainda fico chocada, e fico pensando o que me espera quando realmente morar na minha casinha la no alto da montanha em Bergen =). bjs.

Carolina Krogedal disse...

Caraca, todo mundo no meu trabalho, trabalha mais de 100% no mês, só leva marmita p/ trabalho e ainda fica no meu ouvido chorando miséria... Ontem mesmo, uma senhora virou p/ mim e disse: Eu só tenho 55 coroas na minha conta do banco até o dia do pagamento... (detalhe, ainda faltam duas semanas p/ pagamento sair). E toma cartão de crédito!!! Eu sinceramente, se fosse sozinha não conseguiria me sustentar com o meu salário... E comida pesa demais no orcamento, um dos Luksusfellen que eu assisti, o casal tava na pindaíba, e o único "luxo" que eles tinham era ter dois congeladores cheios de comida... Pense em um negógio desses...

Carolina Krogedal disse...

Ainda bem que eu estou em processo de reeducacão alimentar, e água é de graca, kkkkkk

Walter M. disse...

Oi, bom dia!
Descobri teu blog pesquisando sobre a Noruega na internet e este post caiu como uma luva! Vou concorrer no fim deste ano a um intercâmbio com estágio de um mês (seg-sex 5 horas por dia) em um hospital da Noruega (que iniciaria pro ano que vem), já que estudo medicina em Volta Redonda. Pelo que li em outros posts, os Médicos daí são piores que os daqui, pelo menos no sentido de relação com os pacientes.
Com esse programa, eu fico um mês na casa de um "colega" e tenho direito a uma refeição por dia, o que acredito que amenizará bastante o meu gasto...Gostaria de saber a quantidade de dinheiro que eu deveria levar, em Euros ou Coroas Norueguesas (ou ambos). Uma coisa que gostaria de saber é se posso levar ou despachar na mala alguma comida daqui, tipo umas bolachas, miojos (o famigerado miojão). Enfim, as dicas que você puder me dar...e me desculpe o "abuso" haha
:D

Carolina Krogedal disse...

Oi Walter! Eu sempre loto a minha mala com produtos brasileiros, minha geleia de mocoto, pao de queijo, biscoitos e o que me der na telha...rsrsrsrs. Se vc vier com a mala cheia de guloseismas e o seu "colega"nõ te cobrar nada p/ ficar na casa, e vc sendo bem economico, da pra viver com umas 300 coroas por dia... (passagem e alimentacao extra).

Walter disse...

Oi Carol, muitíssimo obrigado pela ajuda haha :D
Então, é um programa de uma associação internacional, a pessoa que for me hospedar, não pode cobrar de mim...porque gente da universidade dele vem pro Brasil neste mesmo esquema tb!

300 coroas por dia dá tipo 3 mil reais no mês? Minha mãe vai infartar aqui ahahahah Eu tava achando que o equivalente a 500 euros dava conta...já vou rezando pra ficar perto do hospital, assim economizo uma grana tb.


Que excelente poder despachar essas coisas na mala...vou fazer uma mala so com bolacha trakinas e tang!
Vi o comentário da Luciana ali em cima, dizendo que consulta com médico especialista chega a 500kr, o preço, pelo menos, regula com muito médico aqui do Brasil...Você aconselharia a (pelo menos tentar) trabalhar aí como médico depois de formado? Já que, ao que parece, a população daí é bastante insatisfeita com os que existem...

Desculpe encher de perguntas, eu sei que você não é guru ou coisa do tipo, mas é a única pessoa a quem posso recorrer no momento :D
MUUUUUUUUITO OBRIGADO!

ps: prometo que não vou te atazanar mais haha mas já salvei teu blog nos favoritos aqui

Deinha disse...

Walter, trabalhe aqui como medico de preferencia em Jessheim kkkkkk serei sua paciente kkkkkkkk .
Na minha opinião vale a pena.

cidasena disse...

Karoline por favor com 1000,00 reais eu compro quantas coroas,obrigado.

Unknown disse...

olaa galera, to pensando em fazer intercâmbio na noruega,mas como o custo de vida aí é altíssimo, estou com medo, vocês acham possivel viver aí tranquilamente com 1.270 euros por mes???

alexwoll disse...

Bergen é linda.... Único problema é a chuva...

alexwoll disse...

Não va a churrascaria brasileira pois vc iria pagar no mínimo uns 100 dólares....

Unknown disse...

Olá pessoal.
Gostaria de saber se com 1MILHÃO de coroas consigo comprar uma casa no interior e se uma casa Boa poderia custar menos que isso.
Como é a questão doS impostos, tipo IPTU, LUZ, ÁGUA?

Fala Noruega disse...

Compra sim! Se a memória não falha, não pagamos pela agua, só pelo tratamento do esgoto... A luz depende muito da idade da casa e a capacidade dela de isolação... Iptu não sei dizer...

Unknown disse...

Carolina é muito difícil conseguir um emprego aí? tem vaga pra estrangeiro? como são recebidas as pessoas que chegam de outro País?
obrigada!

Unknown disse...

Oiiii Carol! Tudo bem? :)
Adorei seu blog!
Há tempos estou alimentando um sonho em mim que é me mudar para a tão maravilhosa Noruega.. E de uns meses para cá esse sonho só fez crescer e agora eu e o meu namorado finalmente decidimos dar esse passo adiante. Queremos ir tentar a vida aí.. Mas estamos dando um tiro no escuro pois não temos emprego certo aí ainda e tampouco casa para alugar. Acho que nada melhor do que vocês brasileiros que já estão aí há mais tempo para dar essas dicas pra gente! Se você puder me ajudar e fazer um resumão eu te agradeço muito! Ele é Engenheiro Civil e eu estudante de Engenharia também.. Conhece alguma casa baratinha pra alugar ou por onde podemos começar? Preciso de dicas.. Te agradeço muitooo desde já! Um beijo ;)

Fala Noruega disse...

Hummmm, acredito que baratinho só no meio do nada, no campo ou nas montanhas... Ainda mais agora com a desvalorização do real... Um casal brasileiro está alugando um quarto em Oslo, 7 mil coroas mensais, mais ou menos 3.500 reais..,

Unknown disse...

Se está tão ruim assim porque você não volta pro Brasil, E aí sim você vai ver o que é ruim.

Fala Noruega disse...

Eu não disse que aqui está ruim. Na verdade pra mim está bom, tanto que meu marido e eu em comunhão decidimos que eu ficaria um ano a mais em casa abrindo mão do meu salário para cuidar da baby. E sendo filha de funcionários públicos, com a maioria da família também sendo concursados públicos, não vejo mal nenhum em voltar, tendo eu a base e a capacidade de trilhar o mesmo caminho dos meus pais, irmãos, e maioria dos familiares. Você também deveria tentar ai invés de ficar escrevendo comentários covardes e negativos de forma anônima na internet.

alessandra.natasha@gmail.com disse...

Oi Carolina;

Somos uma famíla de 4 pessoas, eu e meu marido mais 1 casal de filhos de 9 e 12 anos. Estamos na fase de negociar o salário que precisaremos para nos manter aí, então pergunto: Além destes gastos já mencionados por você, por conta das crianças, preciso considerar algum valor extra com educação (livros, escola, cursos extras, esportes), vestuário ou saúde? (além de imaginar que meu aluguel deva ser maior por um apartamento com 3 quartos :p)
Enfim, você acredita que com 90.000 coroas mensais consigamos ter uma vida confortável aí?
Obrigada desde já;

Alessandra

Fala Noruega disse...

Independente se o valor é bruto ou líquido essa renda é suficiente. Os colégios são em sua maioria públicos, os SFO é que é pago. Os preços variam de acordo com o lugar em que você irá morar, aqui uma lista de preços: http://e24.no/privat/rettigheter/sfo-satsene-i-din-kommune/21360684#u . Os adultos em geral tem que pagar uma taxa por suas consultas no médico, mas passando de um determinado valor, (acho que são 2 mil coroas ao ano) a pessoa passa a ficar isenta. Algumas atividades para crianças são mais baratas que outras, eu não saberia dizer o valor exato de nenhuma, mas ouvi dizer que o balé por exemplo sai por volta de duas mil coroas, mas não posso confirmar a informação, minha bebê não começou nem na creche ainda... Tenho quase certeza absoluta que os livros são gratuitos, o que pode acontecer é que você tenha que fazer um depósito, e quando você devolve os livros é reembolsada, foi assim pelo menos no curso de norueguês. Espero ter ajudado um pouquinho!

samy502 disse...

Olá, Carolina

Parabéns pelo blog, muito útil para os perdidos como eu rumo a Noruega. Vou morar um ano por aí (em Oslo), e quase caí de costas com o preço dos alugueis !!!
Você acha que se eu tiver cerca de NOK 9000,00 por mês sobrando (já tirando as despesas da casa e o aluguel), é suficiente para transporte público, mercado e pelo menos 1 refeição fora de casa por dia?

Abraços

Fala Noruega disse...

Olá Samy!
Vamos por partes... Se você alugar algo bem
centralizado em Oslo, o transporte fica em 690 coroas ao mês. O mercado, eu acredito que só para um homem, ficará em 4 mil coroas, (não desperdiçando nada, e comprando as marcas mais baratas), agora uma refeição fora por dia acho que seja inviável. Ainda que Oslo pela concorrência tenha preços mais baratos, ainda assim sai caro... Uma simples salada sai por 150 coroas, se quiser bife acho que não sai por menos de 230, isso sem incluir as bebidas. Você vai ter que se acostumar com os "matpakk", os lanchinhos dos noruegueses... Talvez os restaurantes asiáticos sejam mais baratos, e encontre pratos por 99. Aqui na minha cidade até esses estão super caros...

samy502 disse...

Ou seja, terei que aprender a cozinhar na marra ahahahaa.

Obrigada pelas dicas, encontrei um site bem legal (numbeo.com) que dá uma noção do preço de diversos produtos e serviços. O país é assustadoramente caro !!
Mas vou passar uns perrengues feliz, não vejo a hora de me mudar. Já conheço a Noruega e acho incrível :)

Muito obrigada pelas dicas :D

Fala Noruega disse...

Obrigada por dividir esse site no blogg, ele condiz bem com a realidade! ;-) E te desejo boa sorte na sua nova empreitada!

Unknown disse...

Conheço e sou muito fã do Kurt Nilsen e através disso passei a conhecer melhor a Noruega. Sonho em levar minha família pra conhecer, no mínimo, pois pelo que vejo, morar não está no meu alcance, infelizmente... Mas estou me organizando para uma visita e espero que consiga, pois mesmo sem nunca ter ido sei o quanto esse país é fantástico!!!
Parabéns pelo blog. Espero postar futuramente sobre a minha visita, abraço!!!

Unknown disse...

Minha filha quer estudar desenho animado. Temos cidadania italiana que facilita a organização dos papéis de permanência mas os custos são desanimadorrs. Não existe bolsa tipo ciência sem fronteiras do governo norueguês com tem na França? Eu q achava Paris cara...

Staka Fire disse...

Sou pai solteiro, apos conseguir residência, posso levar filhos pra morar na noruega?

Fala Noruega disse...

Sendo eles menores de idade a resposta é sim ;-)

Unknown disse...

Bom dia!

Alguém poderia me informar se com NOK 657.399,53 moeda norueguesa dá para comprar um imóvel e se manter durante um tempo até você se estabilizar.
Gostaria de saber também se é fácil abrir uma empresa na Noruega ou seria melhor buscar um emprego.

Fala Noruega disse...

Olha, comprar até que você compra:
https://m.finn.no/realestate/homes/ad.html?finnkode=85254472
Um "apartamento de estudante" em Haugesund, bem ao norte da Noruega, onde eu acredito que as ofertas de emprego sejam poucas. E com o valor restante da venda (isso se houver valor restante), Daria pra você se manter por uns 3 meses...

Fala Noruega disse...

Abrir uma empresa na Noruega é relativamente fácil, mantê-la entretanto pode ser um desafio hercúleo!

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)