19 de dezembro de 2011

É natal, é natal...

Ho, ho, ho, Feliz Natal!!!!

Quem não se lembra dessa propaganda do Banco Nacional??? 

"Quero ver você não chorar, não olhar pra traz, nem se arrepender do que faz.
Quero ver o amor vencer, mas se a dor nascer você resistir e sorrir.
Se você pode ser assim, tão enorme assim, eu vou crer.
Que o Natal existe, que ninguém é triste, que no mundo há sempre amor.
Bom Natal, um feliz Natal, muito amor e paz, pra você.
Pra você..."

Isso é o que eu desejo a vocês meus queridos e amados leitores, não só no Natal, mas a cada dia de suas vidas, seja no Brasil  ou aqui na Noruega!
Mas falando em Natal... ontem eu fiz uma micro ceia aqui em casa para os amigos, foi super legal, um amigo meu me ajudou com a comida, pq na cozinha eu sou um zero a esquerda (embora tenha feito um enorme progresso nos últimos anos, continuo muito ruim de roda). Depois de muita discussão chegamos a conclusão que fariamos Peru e Ribbe (comida tradicionalmente Norueguesa, mais detalhes virão em seguida). Tudo ocorreu muito bem, exceto por um bate boca protagonizado por duas amigas, (confesso que até gostei um pouco da adrenalina do momento.. , hua hua hua). No final elas já estavam de beijos e abracos, he he he. TIPICO!



Continuando... Existem duas datas que são super, hiper celebradas pelos noruegueses uma é o 17 de maio (especialmente entre as familias que tem criancas) e o Natal.

Já em meados de novembro os noruegueses comecam a fazer pequenas comemoracões chamadas julebord, julebord são ceias de natal organizadas pelas empresas, escolas, instituicões para seus funcionários, alunos e membros. Isso pode ocorrer em restaurantes ou no próprio espaco físico das  empresas, escolas, instituicões.  Eu chamo tudo de julebord, inclusive as pequenas ceias "privadas".

Para o  natal todos decoram as casas dos pés a cabeca, nas janelas penduram estrelas ou velas com luzes artificiais... Geralmente neva, mas pode acontecer de não nevar... Em casa em que há criancas eles cantam e dancam ao redor das árvores. As árvores geralmente não são artificiais a minha é... Ou eles compram ou se metem no meio da floresta para descolar uma. No primeiro dia do mês de dezembro é normal as criancas ganharem um calendário que vai até o dia 24 de dezembro, estes podem estar recheados de chocolate ou de pequenos brinquedos, a cada dia eles abrem um... Embora 99,9% dos noruegueses que eu conheca não tenha religião, eles celebram também o tal do advento, acho que a cada domingo do mês de dezembro eles acendem uma vela, no último domingo todas as 4 velas estão acesas... ou coisa do gênero, não fiz esse ano pq me esqueci, ossos do oficio :-(

Uma peculiaridade sobre o natal Norueguês... eles comemoram durante todo o dia 24, ou seja, ningúem espera até dar meia noite para comer e/ou abrir os presentes... Eu trabalho com uma norueguesa que morou no Brasil e ela disse: "Vocês comemoram errado", ha ha ha.

Os pratos tipicos do natal norueguês são:

1- Svineribbe

Costela do porco, eles conservam a couraca do porco, e deixam no forno em alta temperatura até essa parte ficar dourada e crocante, como vcs podem observar na foto, a nossa ficou um pouco queimadinha, mas ficou boa!

2- Pinnekjøtt

O Pinnekjøtt é costela de ovelha, tem duas formas de fazer, o defumado é horrível, seco, super ultra salgado, DURO! Já o outro até que é gostosinho.
(Foto aqui)

3- Medisterpølse
 
Medisterpølser é uma salsicha branca feita de carne picada e gordura de porco, afffsss... quando passava o natal com o lado português da familia comia polvo no almoco e bacalhau na ceia, e agora me vejo obrigada a comer salsicha em pleno natal, ninguém merece... Mas experimenta negar comida vê se vc não vai destruir meia dúzia de coracões
 
4- Kalkun
 
Peru
 
5- Lutefisk

A tradução literal do nome é peixe com soda cáustica, devido ao facto de ser preparado com soda cáustica ou hidróxido de potássio - Wikipédia
(Uma delícia p/ não dizer outra coisa :-)
(Foto aqui)

6- Torsk

Bacalhau


Outras gostosuras do natal norueguês:

Kransekake

O Kransekake é um bolo em forma de piramide, feito com argolas de diferentes tamanhos... Entre os ingredientes estão as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e clara de ovo. PS:. Minha amiga ficou me encarnando a noite toda pq eu não sabia que essas coisas embrulhadas como balas de papel barato  que estão adicionadas ao bolo são na verdade um tipo de estalinho que cada um puxa em uma ponta, e dentro dele tem sempre uma mensagem... Pois eu morria e não sabia... Na familia do meu marido não se come esse tipo de bolo. Mas agora vc já sabe! Como minha amiga trouxe um enorme p/ nossa confraternizacão, vou levar esse miniatura ai p/ casa dos sogros no natal :-)


Gløgg

O gløgg norueguês é um tipo de quentão brasileiro... he he he, quer dizer, a receita pode conter vinho ou não, mas obviamente um bom norueguês não vai dispensar a birita. Normalmente passas e outras frutas e frutos secos a essa mistura.


Pepperkaker

Também tem os famosos pepperkaker, biscoitos de pimenta... que são maravilhosos... Ps:. Eles são doces e levemente apimentados... Tem uma certa tradicão de se fazer em casa, forminhas com diferentes formatos são facilmente encontradas em quase todos os mercados.



Feliz Natal meus queridos!!!

7 comentários:

Luciana disse...

Feliz Natal pra você também!
Beijo

Anônimo disse...

Obrigada por essa prefeita descricao do natal a "Moda norueguesa"God jul

Maria disse...

Feliz Natal p/ vc tbm, Carol e p/ todos aqui do blog :) Boas festas a todos!

Carolina Krogedal disse...

Feliz Natal!!!

Nadja disse...

Adorei seu blog!!! Parabéns, viu? E um ótimo 2012, vou seguir você :)))

Sandra de Oliveira disse...

Pinnekjøtt não é horrivel, nem seco, nem salgado. Tem que saber fazer. Tem q deixar de molho na agua por pelo menos uma noite e cozinhar no vapor por umas 2/3 horas. Tenta fazer em casa e vc verá como é gostoso :)

Sandra de Oliveira disse...

Pinnekjøtt é uma delicia se for bem feita. Experimenta deixar de molho na agua durante a noite e cozinhar no vapor por umas 3 horas. Fica perfeito!

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)