1 de dezembro de 2011

Plágio... que palavra feia!!!

"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma".

"Na natureza nada se cria tudo se copia"

Duas amigas entraram em contato comigo aflitas dizendo que meu blog estava sendo plagiado. Minhas caras, agradeco a preocupacão, mas isso não é lá novidade... Não é de hoje que eu percebo que tem gente copiando não só fotos (reportagens de jornais que eu tenho o trabalho de escanear), como partes de textos meus, ou até textos inteiros, não é só uma pessoa ou blog, são vários!!! O meu blog me dá a possibilidade de ver de onde exatamente vem as visitas, e as vezes quando vou checar de onde vem, vejo matérias que escrevi na integra, até com as fotos. (Se vcs observarem eu passei a colocar uma "marca d'agua" nas fotos, só não coloco quando esqueco). Eu não gosto da palavra plágio, eu gosto de pensar que a pessoa basicamente "prestou uma homenagem sem dar créditos". A verdade é que ninguém copia o que é mediocre e insignificante, por isso, mesmo não me dando os créditos eu me sinto lisonjeada da mesma forma. Vou até me policiar mais p/ ter certeza que eu não copie nada de lugar algum, sem fazer referência.

Eu só quero deixar uma coisa clara... todos os textos escritos nesse blog são de minha autoria, e
os poucos que não são, tem suas fontes citadas. Pensando nisso, vou fazer até melhor, vou escrever lá no rodapé as fontes de tudo o que já foi e será consultado, sejam livros, jornais, outros sites, e etc.

Mas isso não quer dizer que eu não tenha lá minhas inspiracões... Aqui está a musa inspiradora do conteúdo do fala Noruega: http://indiagestao.blogspot.com/, um parabéns especial a professora Sandra Duarte por sua  constante colaboracão em prol do conhecimento!


"Chega-te aos bons, serás um deles, chega-te aos maus, serás pior do que eles."


-- Sabedoria Popular













11 comentários:

Marcela Orsini disse...

Oi Carol, ja que você tem como controlar de onde vem suas visitas, tem como voce me dar uma forca? Nao sei fazer isso e de ontem pra hoje veio uma pessoa estranha fazer comentarios estranhos no meu blog... EH brasileiro (a) mas mesmo assim... No fundo no fundo tudo que vai na internet nos perdemos o controle ne... Outro dia mesmo estava em outra cidade com meu marido e uma brasileira mto estranha ficou olhando e sentou em um banco em frente a loja onde estavamos e ficou falando no telefone. E eu ja comecei a neurotizar: sera que ela leu meu blog? hiuahauihaiuha nao eh mole

Raphaella disse...

Flor, eu não sei se foi no seu blog que eu vi, mais se for e vc puder me manda o link do post ou o nome ta? é que eu queria comprar o livro de noruegues, só que eu tinha anotado o nome e não acho. se for no seu blog, me envia o link por favor?
obrigada :)

Wendel disse...

Muito bom. Citando a fonte que mal tem, né?

Wendel disse...

Carol, eu tenho uma dúvida sobre o comércio dai: Existem essas feiras ao ar livre? Qual o preço das frutas comparando com o Brasil, por exemplo?

Carolina Krogedal disse...

Rapha... Os livros utilizados eram esses aqui: http://bacalhaucarioca.blogspot.com/2009/05/curso-de-noruegues-ii.html
Mas agora parece que introduziram um novo livro, tenho que me informar com os meus amigos que continuam a frequentar o curso ;-)

Carolina Krogedal disse...

Oi Wendel

A única feira ao ar livre que eu vi na Noruega foi em Bergen e só de peixes e frutos do mar... Veja bem, não estou dizendo que não existam, só estou dizendo que eu nunca ví. Mas acho que provavelmente em Oslo deve ter em algum lugar. O preco das frutas se comparado... vejamos... o preco de uma banana aqui é mais ou menos, de uma dúzia no Rio de Janeiro... Acho que fruta aqui é meio que um artigo de luxo...

Carolina Krogedal disse...

Marcela... Eu não tenho exatamente o controle, mas se vc for em estatísticas, e ver origens de tráfego, você pode ter uma idéia mais ou menos de onde vem as visitas, direta ou indiretamente. Pode ser que não seja o dono do blog que veio te fazer uma visita, pode ter sido alguém através de uma referência feita no blog dessa pessoa. Mas se vc for no site e ver um texto seu, é batata!!!! rsrsrsr. Ahhhhhhhh sim, eu já fui reconhecida no aeroporto por uma das minhas "leitoras" mas gracas a Deus o retorno foi super positivo... Estou me preparando psicologicamente para um retorno negativo...

Sonia Regina disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcela Orsini disse...

Ah, obrigada mas origens de tráfico eu já tinha visto, achei que tivesse outra maneira de ver mais detalhadamente. Vou estar no aeroporto dia 13, quem sabe não vou ser a segunda leitora a te reconhecer rsrs bjs

Luciana disse...

Outro dia vi um post seu em um blog, mas a pessoa dizia a fonte e ainda mega te elogiava, acho que foi no Casadas com Gringos.

Li outro comentário aqui sobre os livros. Então, por aqui estão adotando agora o Nøkler til Norge no lugar do Stein på Stein e o Norsk Nå no lugar do På Vei, em alguns lugares eles estão usando um que se chama Migranorsk, mas uma amiga disse que é bem fraquinho.

Beijo

Raphaella disse...

Obrigada pelo link *-*

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)