25 de outubro de 2011

Nada de teimosia ou rebeldia, sua saúde em primeiro lugar!

Isso vale para todos os estrangeiros, principalmente os provenientes de lugares com abundância de sol.

Não esqueca de tomar vitaminas enquanto estiver morando na Noruega... Segundo uma pesquisa do Folkhelseinstituttet nós estrangeiros temos uma deficiência grande de vitamina D no corpo. 


A explicacão é fácil minha gente... Pessoas provenientes de países quentes tem como fonte de vitamina D o sol. Como os noruegueses não tem tanto contato com essa fonte, eles tiveram que improvisar. Então o TRAN (um óleo de peixe rico em vitamina A e D) é adicionado a mamadeira dos bebês, assim que esses largam o peito -ou antes, não sei ao certo. O certo é que o óleo de peixe é introduzido na vida dos noruegueses desde muito cedo. Mas para nós, estrangeiros, acostumados a ter essa fonte gratuita de vitamina D demora a "cair a ficha" de que ingerir essas vitaminas todo santo dia não é uma opcão, é praticamente uma obrigacão. 

Pois bem, eu andei um tempo aí me rastejando... Eu ia para o trabalho parecia um zumbi... os meus olhos estavam sempre como os de "peixe morto", eu já acordava cansada e passava o dia inteiro assim, MORTA. Ai me bateu o desepero... Meu Deus, o que será? Será que eu estou doente? Mas ai o maridinho me lembrou... Você está tomando as suas vitaminas? E eu que tenho "aversão" a tomar todo e qualquer tipo de comprimido, respondo com a cara mais lavada do mundo... não! Desde que comecei a tomar minha energia voltou, antes eu chegava do trabalho, tomava um banho e ia logo p/ cama, não tinha ânimo nem p/ comer... Hoje tudo mudou (embora eu continue sem vergonha, e as vezes esqueca de tomar as vitaminas todos os dias), eu não sou mais um zumbi, voltei a ser gente novamente ;-)

Hoje eu tomo essa vitamina ai minha gente, e estou mais do que satisfeita:

Se você ainda não se convenceu da importância das vitaminas, principalmente a D, leia o texto abaixo:

Falta de Vitamina D foi associada á Fibromialgia, Problemas Reumáticos, Osteoatrite, Hiperestesia, Enxaquecas, entre outros problemas de saúde:


De acordo com notícia publicada no site “Saúde na Internet”, um estudo norte-americano apresentado no site especializado “Pain Treatment Topics” sugere que as dores crónicas e os sintomas de fadiga poderão ser sintomas de deficiência de vitamina D.

Uma análise de 22 estudos clínicos indica que quase todos os pacientes com dores crónicas e sintomas de fadiga apresentavam deficiência de vitamina D. Além disso, a falta da vitamina foi associada a fibromialgia, problemas reumáticos, osteoartrite, hiperestesia, enxaqueca, entre outros problemas de saúde.

Fonte: http://www.emforma.net/nutricao/a-importancia-da-vitamina-d/

Esse site aqui ainda vai mais longe ao falar das consequências da falta de vitamina D

Pesquisas atuais tem implicado a deficiência de vitamina D como um fator importante na patologia de pelo menos 17 variedades de câncer, assim como doenças cardíacas, derrame, hipertensão, doenças auto-imunes, diabetes, depressão, dor crônica, osteoartrite, osteoporose, fraqueza muscular, perda de massa muscular , defeitos congênitos, doença periodontal, e muito mais.


A vitamina D influencia as principais funções biológicas vitais para a saúde e o bem-estar; é mandatório que a vitamina D não seja mais ignorada pela indústria de cuidados de saúde, nem por indivíduos que se esforçam para alcançar e manter um melhor estado de saúde.

Em adultos e adolescentes que regularmente evitam a exposição solar, a pesquisa indica uma necessidade de suplementar com pelo menos 5.000 unidades (UI) de vitamina D diariamente. Para obter essa quantidade no leite seria preciso ingerir 50 copos. Com um multivitamínico mais de 10 comprimidos seriam necessárias. Também não é aconselhável.

http://www.emtr.com.br/vitaminad.htm

(50 copos de leite? 10 comprimidos? Tô fu*)
Lembrando também que a falta de vitamina D diminui o libido segundo matéria publicada pelo jornal "O Globo".

Senta que lá vez a história...

Eu já estava recuperada do meu estado "zumbi" quando encontrei uma amiga minha no aeroporto, e conversa daqui, conversa de lá, ela me contou que estava exatamente com os mesmos sintomas que eu... Disse também que foi ao médico e ele diagnosticou como depressão, e indicou um remédio super, ultra forte contra a depressão que segundo ela - dá um sono... Ai minha primeira pergunta foi... Você está tomando suas vitaminas? A resposta, já esperada, foi... Carol não estou tomando p* nenhuma. Agora você imagina, a pessoa já está com uma fadiga fora do normal por carência de vitaminas no corpo, tem um trabalho extenuante, e o médico ainda passa um remédio que dá sono e moleza no corpo? PQP pisa no freio Zé! Não tem a ponte Rio-Niterói, então se joga da Drammensbrua, ha ha ha.

Bom, está dado o recado...

11 comentários:

Marcela Orsini disse...

Boa dica, eu nao sabia disso ate pouco tempo, estou aqui ha um ano e passei o inverno do ano passado sentindo moleza, preguica, meio deprimida... Descobri esse mes sobre a falta de vitamina D, ainda nao comprei a vitamina mas ja ja vou comprar, prometo! rsrs
Tambem ODEIO tomar remedio, mas pior que tomar remedio eh ficar sem energia pra nada!
OBS: Ja que vc sugere outros blogs sobre a Noruega, te recomendo um muito bem feito, mas em INGLES
www.mylittlenorway.com

Wendel disse...

Não sabia que a Vitamina D era tão importante. Vou tomar, pois estou meio resident evil... rsrs
Tenho uma dúvida sobre outro assunto: O povo no Noruega, costuma fazer atividade física? Tem academia?

Carolina Krogedal disse...

Eu vi uma matéria no Programa da Ana Maria Braga, falando que em São Paulo muita gente está com carência de vitamina D. Muita gente engravatada, que sai de casa direto para o escritório usando carro (segundo a reportagem os vidros dos carros impedem a passagem dos raios que estimulam a producão da vitamina), para ficarem o dia inteiro trancados em escritórios. O ideal, segundo o médico, é deixar os bracos, pernas e rosto exposto ao sol por não lembro quanto tempo... acho que meia hora, todo dia.

Marcela já vou publicá-lo! Thanks!

Wendel, meu sogro foi um corredor famoso dentro da Noruega, então a familia toda foi meio que influenciada por ele... Todos fazem uma caminhada de pelo menos uma hora com os cachorros todos os dias... E meu sogro corre todo santo dia, acho que umas duas horas por dia... Acho que os noruegueses não são "ratos" de academia como os brazucas, mas caminhadas e corrida sim, isso eles fazem demais... E a populacão em si não é muito gorda (pelo menos a antiga geracão, dos 30 p/ cima), mas isso deve-se pelo fato também de que eles são muito engajados em dietas... Acho que a Pepsi Max é mais popular que a Pepsi normal, (embora na minha humilde opinião, seja muito pior p/ saúde).

Déborah Blond disse...

Carol, boa tarde! Eu sempre acompanho seu blog e queria te parabenizar por ele, super informativo, divertido e alto astral.

Estou com algumas dúvidas referentes a um problema "norueguês" pessoal e gostaria de saber se posso trocar emails com você, se vc me permitir, claro.

Desde já, super obrigada!

Carolina Krogedal disse...

Oi Déborah!Pode enviar suas dúvidas para o email: falanoruega@ig.com.br

Anônimo disse...

Bom dia Carolina. Estou gostando muito de ler seu blog. As suas informações são muito pertinentes, e tem o nosso olhar brasileiro, como vemos as coisas e a comparação ao que estamos acostumadas. Aprendemos com a experiência alheia, não é mesmo? E abrimos horizontes tbém. Esta história da vitamina D tem aparecido por aqui recentemente, coisa de uns 3 anos.
Muitas felicidades pra vc.

Daniela Santos-Hansen disse...

Pois é.. eu passei por isso tb, não entendia o meu desânimo, a deprê que não passava e a falta de vontade de fazer qualquer coisa. Como vc, eu já acordava cansada. Só melhorou quando comecei a tomar a bendita vitamina D. Mas agora quero experimentar esse multivitaminico que vc mostrou no site. Mandei vir do Brasil dois potes do que eu usava lá, mas qdo acabar testo esse.

Carolina Krogedal disse...

Eu nunca usei nada no Brasil, mas eu vivia na praia... quase toda semana... tb usava muita bermuda e saia, então minhas pernas, bracos e rosto ficavam expostos ao sol durante muito tempo (meu cabelo que o diga, era loiro de tão queimado, ha ha ha). Eu tomo dois todos os dias (as vezes esqueco), mas o certo seria tomar um.

Luciana disse...

Já procurei esse composto que você indicou, mas ainda não achei. Eu tomo ômega 3, tomo óleo de foca, mais magnésio, vitaminas B (um complexo com várias B, passei a tomar depois que tive TPM esse ano, mas não tomo todos os dias pra não ficar supervitaminada), e agora também estou tomando Gerimax pra dar uma energizada. Estou pensando seriamente em pegar uns minutos de luz artificial, acho que 20 minutos semanais faz bem, vocë sabe alguma coisa sobre isso?

Obrigada pela dica!

Beijo

Carolina Krogedal disse...

Lu, no inverno do ano passado eu fiz uns bronzeamentos artificiais, embora seja algo condenado por uns, mas apoiado por outros médicos (especialmente em nosso caso, em que ha ausência de sol) eu fui três vezes, não mais que isso... Eu já ouvi falar nesse banho de luzes, mas não sei nada sobre o assunto :-(

Carolina Krogedal disse...

Fernando disse:

Carol, desculpe a intimidade hehehe, mas cheguei a seu blog procurando informações sobre a Noruega. Sou brasileiro e sempre quis morar nesta região, a Escandinávia, e estou pesquisando já que agora tenho grana pra viajar....fiquei curioso com uma coisa...em outra mensagem vc escreveu Oslo nunca...tudo menos Oslo....Oslo é tão ruim assim? e


Fernando, Oslo pra mim não presta... principalmente agora com essa onda de estupro que está rolando por lá. Prostituicão, comercializacão de drogas, furto, estupro, assassinato, tudo o que não presta na Noruega está basicamente concentrado em um só lugar... no centro de Oslo... Eu tenho medo de andar lá até durante o dia, pq tem umas áreas que são COMPLETAMENTE desertas... Mas acredito que a maioria dos que vem pra cá não concorda comigo, até pq 25% da populacão de Oslo já é formada por estrangeiros... Os noruegueses estão lentamente deixando a capital...

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)