28 de junho de 2011

Em que buraco você vai se enfiar? rsrsrsrs (Sacanagem gente)

A Noruega (Norge) é formada por 19 condados
(Fylker), cada condado, é formado por um determinado número de comunas (kommuner). São
430 ou 431 comunas no total (não sei bem ao certo). A Noruega tem 98 cidades (byer/steder), sendo a maior delas Oslo e a menor é Kolvereid em  Nord-Trøndelag. Oslo é o único condado, comuna e cidade ao mesmo tempo.

Eu acho que condado equivale aos nossos estados, comunas aos nossos municipios, e as cidades as nossas cidades mesmo, eles também tem vilas.
Outras grandes cidades (største tettsteder):
Tettsted Folkemengde



Tabela com as comunas da Noruega

Oslo
Bergen
Stavanger/Sandnes
Trondheim
Fredrikstad/Sarpsborg 
Drammen 
Porsgrunn/Skien
Kristiansand
Tromsø
Tønsberg
Ålesund
Haugesund 
Moss
Sandefjord
Bodø
Arendal 
                                                Hamar
Lillehammer     Larvik    Halden 

  
 Eu descobri que eu moro em uma vila... afffsss... Mas pelo menos tem shopping, só com 30 lojas no total, mas pelo menos tem shopping... hahahaha. Eu moro no condado de Akerhus, e posso dizer que jamais moraria (nem por decreto) nas seguintes comunas:
Hurdal: Caraaaaaalho, quer morar literalmente no meio do mato, vá para Hurdal... Só tem um mercadinho e alces cruzando a pista a todo momento. E fica longe, muito longe de qualquer tipo de civilizacão, rsrsrsrs. (Desculpa Rodo, mas falei!)


Nannestad: Lugar parcialmente no meio do mato, pelo menos tem um posto de gasolina além do mercadinho, e é um lugar em plena expansão de espaco vazio. (Desculpa madrinha, mas Falei!).
Nesodden: Nesodden é um lugar extrememente lindo, mas além de ser mato puro, a estrada pra lá tem curva que não acaba mais... e haja ladeira!!!! Excelente lugar p/ se ter uma casa de praia... eu só não vi a praia ainda. (Desculpa boyzinha, mas falei!)

Oslo: Os defensores de Oslo vão me matar mas... eu jamais viveria em Oslo. É uma das partes mais feias de toda a Noruega (só se salva a Aker Brygge, e só os artistas ou empresários muito ricos podem comprar um pedacinho lá). No mais você provavelmente morara em um cafofo, na parte mais feia, suja, cara e violenta do país inteiro. E o trânsito??? Jesus, Maria e José... Meu marido leva uns 20 minutos p/ chegar a Oslo de carro, mas dentro de Oslo levamos quase 15 minutos p/ chegar no lugar em que queremos e depois mais 10 minutos p/ encontrar um lugar p/ estacionar... Muito mais fácil ir p/ Oslo de trem, mas eu adoro o conforto de um carro ;-) Sem falar que 25% da populacão de Oslo é formada por estrangeiro, e não é estrangeiro bonitinho não minha gente... é uma galera muito estranha de uns países muito estranhos, que me dão MEEEEEDDDDDOOOOOO. O Bom mesmo é morar nas proximidades, longe do bafafa... Meu projeto futuro é morar em Lillestrøm... Fica a 15 minutos de Oslo de trem, e tem absolutamente tudo, infelizmente quero morar em casa, e isso não saira por menos de uns 3 milhõe s e meio...Sonhar não custa nada.
(Uma desculpa a todas as minhas amigas de Oslo, mas falei!!!! kkkkkk)


Comunas que são + ou - ok Ullensaker, Skedsmo, Sørum, Lørenskog e Eidsvoll. As outras eu não conheco, não posso falar.

Pois bem, acho que depois dessa nunca mais vou receber um convite p/ ir na casa das minhas amigas e amigos :-(

Mas vocês meus amigos sabem exatamente como sou, eu perco o amigo mas não perco a piada!!! Huahuahua


Tabela com as comunas da Noruega
 
Tabela com as comunas da Noruega


Tabela com as comunas da Noruega



Tabela com as comunas da Noruega
 

22 comentários:

Luciana disse...

Eu moro em Rogaland, em Sandnes, no bairro (ou será vila?) Hommersåk. Também prefiro morar afastada do centro feioso. Eu moro do lado de um fiorde (acho que é assim em português) e o bairro fica entre Sandnes e Stavanger, temos a opcão de pegarmos o barco que para no cais do lado do centro de Stavanger, em 20 minutos. Mudar pros centros é uO, ao meu ver.

Espero que você consiga comprar a casa que quer.

Beijo

Carolina Krogedal disse...

Se eu entendi direito, eu moro na vila de kløfta, na comuna de Ullensaker, no condado de akerhus e no pais Noruega... ha ha ha. Acho que é mais ou menos isso...

Carolina Krogedal disse...

Hummm, a casa é só um sonho... eu teria que conseguir um super, ultra emprego p/ dividir os custos com o maridão... quem sabe onde eu moro não vire uma pequena cidade daqui a uns 10 anos...Estão construindo muitas casas e empreendimentos por aqui... quem sabe...

Carolina disse...

Ai Carol, tu nunca veio aqui na parte de Oslo onde eu moro não ne, em Røa, na região de Vestre Aker, quase Bærum. Essa área da cidade não é feia e quase não tem estrangeiro. Eu gosto daqui, tem mercado, farmácia, correios e outras lojas e t-bane praticamente na porta, em 15 minutos estou no centro.
Quando estávamos procurando casa para comprar pensamos em talvez comprar em lugares mais distantes, onde as casas são mais baratas, mas achamos melhor pagar mais caro e morar por aqui. É um bairro bom, calmo, não é centro mas não fica no fim do mundo.
Beijo

Daniela Santos-Hansen disse...

Eu moro no condado de Vestfold, na comuna Tønsberg, no bairro (?) Tolvsrød.. eita quanto nome!!

Assim como vc Carolina eu tb não moraria em Oslo, minha cota de cidade grande e cheia de gente (muita gente mesmo) parou no meu Rio de Janeiro, que tem mais pessoas vivendo na capital do que na Noruega inteira. Passa dos seis milhões de habitantes. Só na capital!

Eu tb tenho pavor desses estrangeiros esquisitos. Há uma violência velada e contida nos olhares, postura e atitudes desse povo ou só eu vejo isso? E há preconceito da minha parte.. há sim. Eu tenho medo do que não conheco, tenho medo de radicalismos culturais e religiosos.

Oslo está como Curitiba no Brasil, a cidade tem 49% de curitibanos, o resto do povo que vive lá vem de outros estados brasileiros e também da Argentina e adjacências. E eles tb não gostam disso..rsrs!

Eu prefiro viver em apartamento, casa sempre tem muito o que fazer e como aqui é cada um cuidando da sua casa... ai ai. O trabalho NUNCA acaba. Só abriria excecão se fosse uma casa mais moderna. Vamos ver ano que vem, pois está nos nossos planos mudar para um apartamento (ou casa) maior. Assim como vc, falta o meu emprego para podermos pensar nisso. Bjos

Nara disse...

Óh minha fia, vc deixe meu buraco em paz, ok?rsrs
Cara, eu tb gosto de morar mais afastado do centro, até meio do mato tá valendo, desde que exista meios de transporte disponíveis. Sonho em um dia morar em Jessheim :) ali tem tudo que eu preciso, ótimo p/crianças, enfim, dali só mudaria p/ uma mansão em aker brygge... Phyyynéeeesima

Carolina Krogedal disse...

Carol, eu achava que você morava em Lillestrøm! A Narita foi na sua casa e disse que gostou muito do lugar, mas eu achei que fosse Lillestrøm. Se fica a 15 minutos de T-bane então é praticamente a mesma distância de trem de Lillestrøm para o Centro (Oslo S), isso significa que também deve ser uma área bacana. Eu não posso reclamar aqui de Kløfta, são 5 mercados, 2 farmácias, 2 postos de gasolina, correio, Europris, shopping, alguns escritorios, lojas de roupa de rua, 4 restaurantes, 2 cafeterias, centro médico, dentista, estacão de trem e de ônibus e isso tudo fica pertinho aqui de casa. Eu gosto daqui, mas as vezes acho que seria bom que tivesse alguma brasileira por perto, só p/ tomar um cafe de vez em quando... Também gostaria de uma casa com mais quartos, dois é muito pouco.

Dani, eu fui criada em casa, os meus avós também moravam em casa, então eu sou muito acostumada com isso... E p/ mim é um problema sexta-feira a noite e sabado a noite, pq meus vizinhos ainda não se mancaram que eu trabalho tanto no sabado pela manhã quanto no domingo... e dale techno, minha musica favorita :-(
Quanto a essa gente estranha, eu nem gosto de falar muito pq atrai... E eu já tenho a incrivel capacidade de atrair essa galera mesmo sem querer :-(

Ahhhhh Narita, não deixa de me convidar naum, o fim do mundo nem é tão longe assim, rsrsrsrsrs. E eu amo nossas reuniões do clube da Luluzinha!

Carolina disse...

Procuramos casa em Lillestrøm também, é uma área boa. Aqui é do outro lado da cidade, já no fim de Oslo, quase Bærum, que é uma área boa também. Tu tem que vir aqui qualquer dia tomar um café :-)
Eu não conheço essa parte onde tu mora, mas se tem tudo perto, principalmente transporte, entao é bom.

Carolina Krogedal disse...

Ah vida como ela é, achei que eu nunca mais receberia um convite depois do meu post e acabei gerando o efeito contrário...rsrsrs. Obrigada Carol! Vejamos, as férias do povão acabam em agosto, depois desse mês será muito mais fácil marcarmos algo ;-)
Aqui é bom, mas as amigas que moram nas proximidades (Jessheim) tem preguica de pegar um ônibus por dez minutos, e dar mais uma caminhadinha de 10 minutos até a minha casa... Ai acabamos sempre marcando na casa das que moram próximo ao shopping de Jessheim, até pq elas tem filhos e eu não, o que é uma pena, pq eu AMO receber visitas :-)

Anônimo disse...

Essa eh boa!
"Sem falar que 25% da populacão de Oslo é formada por estrangeiro, e não é estrangeiro bonitinho não minha gente... é uma galera muito estranha de uns países muito estranhos, que me dão MEEEEEDDDDDOOOOOO"
Ué, mas tu num eh estrangeiro tbem?
tsc tsc tsc...e se um outro estrangeiro pensar a mesma coisa de vc...atravessar a rua qdo vc passar...como vai se sentir? E se teus filhos tiverem preconceito de vc qdo crescerem por vc ser brasileira?Eh preconceito demais minha gente!!Estrangeiro tem preconceito de outro estrangeiro, brasileiro tem preconceito de outro brasileiro, noruegues tem preconceito de estrangeiro...
Triste.

Claudinei

Carolina Krogedal disse...

Claudinei... você faz parte desse grupo de elite que não mora aqui e quer julgar os que moram. Ontem eu estava comemorando o aniversário de uma amiga da Indonesia, com a qual eu até já fiz uma viagem junto. Estou com um curriculo de um amigo da Eritreia que me pediu p/ tentar colocá-lo no aeroporto, cansei de receber em casa amigos da Turquia, Albania, Indonesia, Noruega, e brasileiros. Preconceito é coisa de gente burra, eu não tenho preconceito, eu tenho medo (o medo é irracional, isso eu não posso controlar). Eu não tinha, mas hoje em dia eu tenho. Semana passada uma norueguesa de 14 anos cometeu suicidio após ter sido estuprada por 3 adolescentes estrangeiros. Os jornais estão usando o termo "onda de estupro" p/ se referir ao que está acontecendo em Oslo... 4 de 5 estupros são cometidos por estrangeiros, ou seja, 80%. Em muitos países o estupro não é criminalizado, e se é, raramente a punicão vai para o autor do delito, e sim para a vítima, e infelizmente é esse tipo de pessoas que a Noruega aparentemente parece estar abrigando. Eu fui perseguida por um deles no shopping, só me livrei depois de me esconder por 20 minutos no banheiro e ligar para o meu marido vir me buscar...
A policia está procurando um asiático que matou um jovem com um tiro na cara em Oslo. (Sabe quanto tempo leva p/ ocorrer um assassinato em Oslo?) Isso está nas capas dos jornais ha não sei quantos dias. Eu posso garantir a voce que os Noruegueses podem sim ter preconceito contra os latinos, mas não medo. Você tinha que ver no curso de norueguês o medo das professoras em chamar a atencão das mulheres desses países quando elas estavam faznedo algo errado. As minhas amigas que mais sofreram discriminacão na Noruega são as que mais se parecem com paquistanesas. Falando nelas, minha amiga foi assaltada em Oslo, a mulher pegou a bolsa dela no carrinho de bebê e saiu correndo, eu posso garantir que essa mulher não era norueguesa. Obviamente os noruegueses cometem crimes, principalmente passionais e pedofilia, mas assassinato de inocente, MUITO difícil. Eu me misturo com estrangeiros sim, aos que vieram constituir familia, aos que vieram pra trabalhar e aos que estão dispostos a fazer amizade. Se um dia eu sofrer discriminacão sei que estarei pagando pelos estrangeiros que estão fazendo muita merda na Noruega... Ossos do oficio. Mas por enquanto não sofro tanto desse mal... Trabalho lado a lado com os noruegueses, exercendo a mesma funcão, sou convidada p/ ir nas festas deles, e quando desconhecidos vem falar comigo é pra elogiar meu cabelo... Quando falo de onde sou recebo logo um sorriso em troca... Muitos já estiveram no Rio de Janeiro e AMARAM a minha cidade. A princesa norueguesa vive no Brasil ha muitos anos, você sabia disso? Na tv não mostram toda essa barbaridade que acontece no Brasil, o que se vê últimamente é a Noruega fechando muitos contratos comerciais... Eles estão nos vendo como parceiros econômicos em potencial, que é o que somos... Eu vim p/ esse país p/ somar, não para parasitar e destruir como tem MUITOS fazendo por aí... Mas você só vai entender do que estou falando quano vier pra cá... VEM!

Carolina Krogedal disse...

E como eu hei de me integrar no país, aprender a lingua norueguesa, mergulhar na cultura se eu for conviver só com outros estrangeiros? Isso na minha cabeca não faz lógica... Se eu for viver em Oslo é melhor aprender o árabe, que é a lingua que mais se escuta nos T-bane.

Hvor er maurene? disse...

Toda fala de brasileiros contra imigrantes tem como comentario: "Ué, mas tu num eh estrangeiro tbem?" Sim, estrangeiros que querem trabalhar, estudar. Carolina citou os criminosos. Absurdo que por sermos brasileiros não possamos debater sobre a onda de crimes que esta acontecendo em Oslo etc.
É inteligente considerar os aspectos e debater!
Infelizmente eu tambem estou com MEEEEEDDDDDOOOOOO ):

Luciana disse...

Carolina, também tenho medo. E em cinco anos que estou aqui percebi tanto o aumento do número de estrangeiros, principalmente desses 'feios' como o aumento da criminalidade, por todas essas razões que vocë apresentou no seu comentário.
Não é preconceito, é conceito já.
Fiquei chocada com isso da menina que se matou após ter sido estuprada por 3 rapazes, horrível isso, não vi pelos jornais daqui.
Beijo

Carolina Krogedal disse...

É engracado como as pessoas podem julgar as outras sem fazer a menor idéia da realidade em que elas vivem... Quando eu falo dessa gente "feia e estranha" eu estou me referindo a essas criaturas que passam 20 anos na Noruega, e não aprendem a dizer nem "BOM DIA" em norueguês, estou me referindo a essas que recebem ajuda do governo para ir ao curso de norueguês e só saem de lá após completar o tempo máximo que é permitido, mesmo falando o norueguês fluentemente, e vendo as mesmas licões ano após ano (pq como eles ficam no curso por muito tempo, chega um ponto que não tem uma turma tão avancada, e então eles são postos na turma dos novatos, para atrapalhar os outros, isso aconteceu no meu curso), trabalho nem pensar, melhor sentar o rabo na sala de aula e ganhar dinheiro fácil. No meu curso também dois estrangeiros refugiados foram pegos tentando roubar computadores da escola... a diretora tentou abafar mas não conseguiu, dizem os professores que eles foram enviados novamente para o país deles... Claudinei... eu tô falando dos batedores de carteira, dos estupradores, dos traficantes e toda essa gentalha parasita que a Noruega está botando p/ dentro. Mas você não vive aqui, não faz nem idéia do que eu tô falando né?

Carolina Krogedal disse...

Lu, eu agora estou a ler muito mais os jornais depois que eu passei a levar meu blog um pouco mais a sério...rsrsrsrs. Ainda tenho o jornal aqui... deixa eu dar uma olhadinha p/ ver quando e onde aconteceu... ACHEI! Jornal do dia 9 de junho de 2011, acho que o nome do jornal é Udresfeabifen (nã0 sei pq o nome do jornal é escrito com letras tão difíceis de se entender), continuando... Matéria da capa... "Natt til 1.mai ble 14-åringen voldtatt. En måned senere tok hun sitt eget liv". Ai no dia 16 de junho o primeiro ministro fez um comentário sobre esse assunto no mesmo jornal(também matéria de capa: "Folk skal ikke frykt for å ferdes i Trondheim"

Resumo do caso:

"Natt til lørdag 1. mai skal den 14 år gamle jenta ha blitt voldtatt på et åpente grøntareal rett ved Festningsgata. Jenta har i politiavhør forklart at overgrepet ble gjennomført av tre tenåringsgutter i 16-17 årsalderen, alle av utelandsk opprinnelse". Udresfeabifen - 16/06-11

Eu ia postar no meu blog, pq isso é um asunto que está muito em alta aqui na Noruega... Mas eu não quero transformar meu blog em um "blog sensacionalista" onde só aparece desgraca... Isso p/ mim é um tema tão desgostoso que eu prefiro enterrar do que trazer a tona. Estupro p/ mim é o único crime que jamais, nunca nunquinha, vai ter uma justificativa ou tentativa de justificativa... É um crime desnecessário pq você pode pagar p/ ter isso, ou ter isso de graca pq tem muita mulher desesperada... É um crime humilhante, doloroso fisico e psicologicamente... Deus que me perdoe, mas se essa menina fosse minha filha ("ou filho") eu acho que eu mataria essas criaturas... SEM PENSAR!

Carolina Krogedal disse...

assunto*

Pedro Akcio disse...

Oi moça (hehe)
Meu nome é Pedro, Eu sou do Rio de janeiro.

E esses dias bateu uma tara doida de ir pra noruega, sei lá acho que é o frio daí, o jeito do povo (meio anti-social).
Eu sei que é doidera e tudo mais, mas o fato é que eu comecei a ler tanto sobre ai que acho que já conheço a noruega melhor que o Brasil, só que não na pratica.
Ja li seu blog quase todo em menos de 3 horas e vi que as coisas não são tão fáceis assim (já desconfiava).
O fato que mais ta pesando é o dinheiro, eu sou aqui no brasil, digamos classe c, ou seja grana, é o que falta...

Quanto vc acha que a pessoa teria que ter pra pelo menos se estabilizar aí, até achar um emprego?

Será que é facil arrumar uma norueguesa?? :D

Eles recusariam meu visto caso eles percebessem que eu não tenho dinheiro e vou ai pra tentar fazer um...(na legalidade claro...)

E o idioma eu sei inglês +ou- ¬¬

Enfim: vc recomenda ou é melhor eu desistir e ficar por aqui mesmo?
(seja sincera)

*caso vc não veja esse eu mandarei de novo no próximo post)

Carolina Krogedal disse...

Pedro... pelas minhas contas...

Para alugar uma casa, vc teria que desembolsar no minimo uns 6 mil reais no primeiro mês (depósito de três meses adiantado), claro que tb pode achar uma "vaga" por uns3.500. Se você economizar muito na alimentacão, você conseguira se virar com uns 700 reais por mês, 400 com o transporte (se vc mora perto de onde irá trabalhar/ estudar), mais uns 1500 reais de curso de norueguês que é obrigatório (acho que vc paga esse valor a cada 3 meses, se não vier casado com uma norueguesa), e mais uns 700 reais para as outras contas... luz, telefone e etc... Você também teria que comprar agasalhos, especiais para o inverno daqui. Se você fuma ou bebe, esqueca esses prazeres mundanos...rsrsrsrs... Acho que no primeiro mês vc teria que vir com uns 15 mil reais, lembrando que se for alugar uma casa vai ter que comprar todos os móveis... Depois disso dá p/ se virar com uns 5 mil por mês, pq as meninas que recebem ajuda do governo, recebem o dinheiro do aluguel da casa, do transporte, da conta de luz e mais 2 mil reais todo mês... a vida fica muito apertada mas elas se viram como podem...

Claudia Botelho disse...

Oi Carolina, moro em KLøfta desde dezembro 2011 e adoro morar aqui. SObrevivi ao frio de -20 graus...surreal....foi meu primeiro inverno! Ano passado estive por aqui por 3 meses e já tenho meus documentos nos cartórios para me casar. Desejo a vc muito sucesso com seu blog....muitoooo bom!!! você é uma pessoa muito lúcida e centrada, parabéns!!!

Cláudia Botelho disse...

Moro em Kløfta também , não sei se vou conseguir postar isso, nunca postei num blogg antes..... moro desde dezembro de 2011 e estou adorando seu blogg..beijos!!!

Leitura não autorizada disse...

Noruega é tão perigosa assim?

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)