18 de maio de 2016

Eu perco o passaporte brasileiro quando ganho o norueguês?

Bom dia, boa tarde, boa noite! 
Pra vocês que tem dúvida, se é possível permanecer com o passaporte/cidadania brasileira, mesmo tirando o passaporte/cidadania norueguesa, a resposta é: sim, sim e sim! Eu recebi a cidadania e fui fazer o passaporte norueguês esse mês (maio/2016), e não tive que abrir mão do passaporte brasileiro para receber o norueguês. A carta que recebi deixou uma dúvida pairando no ar, pois em um trecho dizia que eu tinha que levar o passaporte para cancelar possíveis vistos presentes nele, mas por outro lado eles diziam algo sobre "entregar os documentos de viagem", para minha alegria eles estavam se referindo tão somente ao "oppholdstillatelse", o cartão que comprova que você tem a permissão de residência. No caso do Brasil eles fazem uma exceção, já que o cidadão brasileiro não pode ser obrigado a perder a sua cidadania. Então, é claro que as regras aqui mudam o tempo todo, mas, até o presente momento, é isso o que está valendo. Só não recebi nenhuma informação de quando será a cerimônia simbólica (não obrigatória), pelo que pesquisei ela costuma acontecer duas vezes ao ano em abril e novembro, espero receber alguma carta ou algo assim... Eu perdi muito tempo pra tirar a minha cidadania, pq uns diziam que eu perderia a brasileira e outros diziam que não, agora vcs já sabem!  Bjks e inté! 

9 comentários:

A Belleza Do Mar disse...

Boa noite, você deixou de postar?

Fala Noruega disse...

Bom dia, não deixei de postar, mas infelizmente posto com muito menos frequência...

Polyana Nielsen disse...

Parabéns pela cidadania! Eu não tenho dentro de mim este desejo, mas acho bacana quem vai até o fim em seus planos de obter cidadania pois sei que não é processo gratuito ou fácil.

Maramartinss disse...

Boa noite Carolina , gostaria de tirar uma duvida estamos voltando agora em outubro para nos casarmos . A dúvida é posso casar com o visto de turista ? Se sim tenho que voltar para o Brasil depois dos 90 dias ate sair o visto de esposa ? Help me !! ��

Fala Noruega disse...

Na minha época eu casei dentro dos três meses como turista e depois fiquei esperando na Noruega a resposta. Cheguei em março, casei em maio e recebi o visto em outubro. Sei que algumas regras mudaram. O meu conselho seria entrar em contato com a embaixada norueguesa no Brasil ou entrar em contato com a UDI aqui na Noruega.

Unknown disse...

Oi Karolina!:)
Por favor, gostaria de saber quanto levou para sair a sua cidadania, do dia que vc deu entrada para o dia que vc recebeu o passaporte na sua mão... Te agradeço se vc puder me responder!;)
Bjs!!!

Fala Noruega disse...

A minha levou 8 meses cravados. Quem está solicitando agora esperará mais tempo.

Fala Noruega disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fala Noruega disse...

Entrei no site da UDI, o prazo de entrega atualmente é de 10 meses...

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)