20 de março de 2016

Quanto ganha um norueguês por mês (em média) e com o que ele gasta?

Pra quem possa interessar...
Um norueguês ganha em média 500 mil coroas (bruto) por ano (o que me deixa um pouco deprimida, pois o meu salário está bem abaixo da média, kkkk), lembrando que o imposto de renda costuma comer em média 36% desse valor. 
E como eles gastam a bufunfa? Traduzindo:

1- Comida e bebidas não alcoólicas: 11,8%
2- Bebidas alcoólicas e tabaco: 2,7%
3- Roupas e sapatos: 5,4%
4- Casa, energia elétrica e combustíveis: 31,2%
5- Móveis e artigos de casa: 5,6%
6- Cuidados com a saúde: 2,6%
7- Transporte: 18,7%
8- Correios e serviços telefônicos (acho eu): 1,9%
9- Cultura e lazer (aqui estão incluídas as viagens): 10%
10- Educação: 0,2%
11- Restaurantes e serviços hoteleiros: 6,2%
12- Outros produtos e serviços: 6,2%

Duas coisas me surpreenderam, a primeira é que os noruegueses gastam mais com álcool e tabaco do que com a saúde (o governo custeia uma parte das suas visitas ao médico, mas você paga uma parte, e também paga pelos remédios, a não ser que seja uma doença crônica), e a segunda é que só 0,2% é usado para os estudos... Claro, os colégios são grátis, mas e os cursos extras de idioma, os empréstimos estudantis? Nada, nada?.
Fonte: Central de estatísticas norueguesa ssb.no

Nenhum comentário:

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)