20 de agosto de 2016

8 anos de Noruega, o que mudou?

Esse é um post que eu deveria ter escrito há séculos. O que mudou nos últimos anos em que passei a viver na Noruega? Bem meu povo a maior mudança foi a diminuição do meu nível de ignorância. As vezes me pego lendo um dos meus posts antigos e me acabo de rir de tanta asneira. Apagá-los? Jamais! Fazem parte da minha historia nas terras nórdicas.
 Alguns exemplos? Vamos que vamos. Quantidade de banhos? Fui xingada e execrada pq escrevi que os vikings não eram muito chegados e depois da maternidade sabe o que descobri? É a recomendação medica, totalmente explicável dentro do contexto daqui, os bebês quando nascem só podem tomar de 1 a dois banhos por semana. Os aquecedores acabam com a pele dos adultos, a dos bebês então nem se fala, essa capa de gordura é essencial para a proteção da pele. E você amiga/o, que chegou com os hábitos brazucas de tomar banho uma ou varias vezes por dia, e do nada começou a se cocar como um cão sarnento, podes crer que é por excesso de banho! É a pele pedindo socorro! Nem hidratante salva! 
Outra coisa que eu implicava muito com os noruegueses, a alimentação... Achava que era desleixo e/ou preguiça eles comerem pão praticamente o dia inteiro, e ai, recentemente eu estava fazendo buscas sobre a alimentação dos noruegueses (pq minha filha come muito pouco), e pra minha surpresa, a recomendação no site do ministério da saúde daqui é: Porções de pão integral ou cereais 3x ao dia, intercalando com frutas e legumes e apenas uma refeição quente por dia, e o que é servido como comida quente nas creches daqui? Salsichas, nuggets, batata frita, panquecas e coisas do gênero. Para brasileiros que estão acostumados a feijão e arroz todo os dias é um pouco chocante, mas gente, quem somos nós pra julgar o povo com a maior expectativa de vida do planeta? 
Essas coisas a gente vai aprendendo com os anos, observando, lendo, se informando... Tudo tem um porquê, mas quando fincamos os pés em antigos hábitos, fica difícil enxergar as coisas por uma outra perspectiva. 
Aos que estão chegando, é permitido esbravejar, xingar, praguejar, mas a adaptação será muito mais fácil, rápida e indolor se vocês tentarem compreender o por quê das coisas. 

Nenhum comentário:

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)