14 de março de 2016

Emprego na Noruega...

A pergunta mais comum... Tenho cidadania europeia, falo inglês fluentemente, quais são as minhas chances de conseguir um emprego na Noruega? Olha meu povo, a maré momentaneamente não está para peixe, nem para os nativos... 
A taxa de desemprego só faz crescer devido à crise do petróleo, engenheiros e técnicos dessa área foram os primeiros a perder o emprego, e segundo eles está difícil até de conseguir emprego como caixa de mercado. O jornal VG publicou uma reportagem no dia 5/02/16 com um rapaz chamado Thomás, que era dessa área petrolífera e perdeu o emprego há dois anos, e nesse meio tempo já mandou mais de mil currículos sem êxito. Ele descreve a vida sem emprego como um inferno, (realmente gente, eu não sei explicar o motivo, mas ficar em casa aqui na Noruega vai enlouquecendo a gente aos poucos). Claro que algumas regiões estão sentindo o impacto da crise mais forte que outras. Eu achei um site interessante, que aborda a questão do desemprego entre os estrangeiros em todo o país:

https://www.ssb.no/en/arbeid-og-lonn/statistikker/innvarbl/kvartal/2016-02-11

A minha região ainda não foi muito afetada pela crise, mas o marido diz que a tendência é que haja o efeito dominó, e que ela chegue aqui em breve. Até brincou dizendo que eu teria de aprender sueco, pois teríamos que nos mudar. Brincadeiras à parte, moro aqui há 8 anos e ano passado foi a primeira vez que a coroa sueca superou o valor da coroa norueguesa, não vou nem falar no dólar e no euro...

Nenhum comentário:

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)