16 de novembro de 2011

Como vir e se estabelecer na Noruega...

Eu conheco cinco maneiras para vir e se estabelecer na Noruega...

A primeira: e a melhor de todas ...  Vir parar na Noruega como um refugiado. A Flyktningkonvensjonen  (convencão de refugiados)  proíbe os Estados (nesse caso a Noruega) de expulsar ou repatriar refugiados provenientes de países ou áreas onde a vida do refugiado ou a liberdade está em perigo por causa de raça, nacionalidade, religião, opinião política ou pertença a determinado grupo social. Isto não se aplica às pessoas que são um perigo para a segurança do país anfitrião. Essas pessoas recebem literalmente casa, comida e roupa lavada da Noruega, além de escola, médico, e uma mesda todo mês, e o mais importante um bom encaminhamento para o mercado de trabalho, embora muitos não queiram saber de trabalhar. Gente, a Noruega não é boazinha, ela é obrigada a receber e sustentar pessoas que correm risco de vida e gente que diz que tá correndo risco de vida.

A segunda: Através do casamento... Casado(a) com um norueguês(a), suas chances de receber casa e comida todo mês são grandes, mas as roupas vc mesmo que terá que lavar... ha ha ha... Sacanagens a parte, as pessoas podem receber a "carta de alforria" depois de 4 anos, caso o seu principe/princesa tenha virado um sapo no meio do caminho.

A terceira: Através de um visto de estudante/trabalho para morar na Noruega... E aqui tem uma descricão perfeita de todo o processo feito pela Marcela Orsini no Blog Andando por aí (Diga-se de passagem um blog muito bom, eu recomendo!) Lembrando que a Noruega não dá ponto sem nó, vai favorecer a entrada dos que já tem $$$$$$ e instrucão. Segundo a Marcela, entre os pré-requisitos, tem-se que comprovar ter 20 mil reais na conta, além de ter nivel superior.

A quarta: Eu recomendaria essa p/ quem é apaixonado pela Noruega, mas não está montado na grana p/ entrar como estudante. Vir como Au pair. Eu não vou mentir, trabalhar como au pair é uma exploracão, além disso você ganha muito pouco. A única brasileira que eu conheci que veio como au pair, se cadastrou em uma agência, e pagou a própria passagem para vir (depois foi ressarcida pelo casal contratante), recebia 4 mil coroas por mês, e embora não tenha tido problemas com a comida (segundo ela, outras au pairs passavam até fome), a familia não pagou os impostos durante os dois anos em que ela trabalhou, o que no final gerou uma divida de 16 mil coroas... Ai comecaram os problemas dela com a familia, aparentemente a separacão não foi amigável. Lembrando que a maioria das au pairs nesses dois anos ficam a caca de maridos, pq se o prazo delas acaba, elas tem que retornar ao país de origem (já falei que a Noruega não dá ponto sem nó). Uma vez eu vi uma asiática LINDA, lá na casa dos 20, com um velho maracujá de gaveta, lá na casa dos 60, adivinha, adivinha, ela era Au pair e queria ficar no país... affffssss, triste destino. Mais informacões você encontra nessa página da UDI (em inglês)

A quinta: Sendo membro da União européia você não precisa mais "pedir permissão" para permenecer no país (com visto de trabalho por 3 meses), só precisa se registrar no site da UDI e depois é só ir em uma estacão de policia. Mas não se esqueca, conseguir um trabalho aqui não é tão fácil quanto parece e vcê estará por conta própria, e o custo de vida aqui é MUITO alto.

Essas e outras informacões de como vir para trabalhar/ morar na Noruega podem ser encontradas no site da UDI


Você que realmente deseja vir, aconselho que além do inglês fluente coloque na bagagem o norueguês básico também!

7 comentários:

Marcela Orsini disse...

Obrigada pela parte que me toca! rs
Vir como skilled worker eh uma boa opcao para quem quer conhecer o namorado antes de casar, ao mesmo tempo estudar e trabalhar aqui ( porem nao necessariamente a pessoa conseguira trabalho, e com esse visto tem que pagar para ter aula de noruegues).
Now, mudando de assunto... Com essa crise na Europa o que vai ter de europeu vindo tentar emprego aqui... MEDO!!! To suspeitando que essa taxa baixissima de desemprego daqui vai elevar rapidinho... Q vc acha?

Jackeline Aguiar disse...

Tem também este site aqui http://studyinnorway.no/, que fala sobre como estudar na Noruega, com listas de faculdades e cursos. Além disso, fala sobre um programa de bolsas do governo da Noruega, que é concedida a alunos internacionais. Neste caso, não é necessário comprovar renda de 20 mil, ou ter alguém no país responsável pela sua estadia. O governo "paga" pela sua moradia e te dá auxílio de 3 meses. Mas, óbvio que é um processo super concorrido, é necessário ter ensino superior, porque neste caso a bolsa seria para pós ou mestrado. Acho que vale a pena dar uma olhada. O estudante tem permissão para ficar no país durante todo o tempo em que esta estudando. O governo, se você solicitar, paga sua passagem de ida e uma viagem por ano, para que volte ao Brasil para ver os familiares.
hahahha tem que ter a tal da estrela de ouro na testa e muita paciência para juntar toda a documentação para cada etapa do processo seletivo.
se for escolhido, caso volte para o Brasil não fica devendo nada a Noruega, mas se resolver ficar pelo pais, dai tem que devolver cada centavo que o governo gastou com a sua pessoa.
enfim, fica ai a dica!

anonimo de salvador disse...

o ingles fluente eu ja falo, o problema ta no noruegues. aki em salvador ñ ha cursos de noruegues ¬¬ eu teriaq me mudar pro rio ou sampa, investir toda uma grana e toda uma vida lá (RJ ou SP) primeiramente pra só dpois pensar em Norway. o jeito é tentar um affair kkkkk
brincadeiras à parte, o bicho ta pegando

Marcela Orsini disse...

Show de bola Jackeline, você fez o programa???

Jackeline Aguiar disse...

Oi Marcela,

Então, eu sou formada em Publicidade e Propaganda, trabalho como social media, então achei um mestrado perfeito em cultura digital, em Bergen... até tentei, mas, preciso comprovar meus conhecimentos em inglês através do Toefl, dai ficou complicado, muito concorrido, não consegui vaga ainda pra prestar a tal da prova e, tenho até dia 15 de dezembro pra enviar pra noruega toda a documentação, acho que não vai dar tempo, mas se não der, participo da próxima, agora já sei tudo o que precisa, acho que as chances serão maiores... então participarei do processo seletivo para a primavera, o de agora é para o outono... vamos ver se dá! =)

Algumas ideias sobre o mundo disse...

Gostei do teu blog Tia Carol- já estava cansado de ler os relatos das "Alices da Noruega", precisava saber um pouco mais sobre a realidade no dia-a-dia na Noruga e esse blog ajudou e ajuda muito.

Chegando alguns anos meio atrasado nessa conversa, gostaria de saber (se alguém por acaso visitar ainda esse mini-fórum) se a graduação em uma universidade publica ai das norugas, contando com todos os gastos, é realmente pesada em R$ ?

Vinny, Deby e Cia disse...

Olá Carolina eu e minha esposa conhecemos seu blog através da net. Já que a Noruega esta precisando de enfermeiros e abriu um programa Skilled Worker gostaria de saber se vc tem informações sobre imigrar para Noruega com família para trabalho? Agradecemos sua ajuda. Debora e Vinicius

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)