30 de agosto de 2011

Associação de Brasileiros na Noruega

Quero muito ir, mas estarei trabalhando na quarta-feira, vamos ver se me sobra energia :-)
De qualquer forma, estou passando adiante.

Associação de Brasileiros na Noruega




Introdução



Convidamos a todos os brasileiros para participarem da primeira reunião da Associação de Brasileiros que está a ser implementada. A proposta de uma Associação de Brasileiros na Noruega surge da necessidade de estabelecer uma maior integração entre os brasileiros que aqui vivem e destes com a sociedade norueguesa. Assim, a associação nasce com a principal proposta de viabilizar a criação de um Centro Cultural sem fins lucrativos, laico (sem ligação ou adoção de nenhuma religião) e apartidário (sem vínculo com partidos políticos) onde possamos nos reunir para compartilhar nossa cultura e a facilitar a integração de todos nós na sociedade norueguesa.



Nossos Objetivos:



1. Representar os brasileiros e defender os seus interesses junto ao governo Norueguês e Brasileiro;

2. Facilitar a integração de brasileiros na sociedade norueguesa;

3. Promover a cultura Brasileira em sua diversidade;

4. Desenvolver atividades e projetos para filhos de brasileiros;

5. Defender e promover os valores fundamentais do ser humano;

7. Contribuir para a participação dos seus membros na discussão das questões políticas, sociais e educacionais tanto do Brasil quanto da Noruega;

8. Cooperar com todas as associações de brasileiros no exterior cujos princípios não contrariem os aqui definidos.



Projetos

1.Projeto Pindorama



Este projeto visa a organizar encontros semanais entre filhos de brasileiros para apresentar a cultura brasileira e estimulá-los a falar a nossa língua. Nesses encontros, realizaremos várias atividades de contar estórias, de relembrar as cantigas de roda, de teatro entre outras atividades.

2.Pedra no meio do caminho



Este projeto tem como objetivo oferecer aulas de norueguês para falantes de Língua Portuguesa.

3.Brasil diversidade



Este projeto apresentará a diversidade da cultura brasileira através de eventos especiais mensais sobre uma determinada região brasileira. Deste modo, teremos um mês para cada região do Brasil. Os eventos serão organizados pelos associados da região homenageada e com o apoio e coordenação da direção da Associação.

4.Minha pátria minha língua



Este projeto organizará cursos e aulas de Língua Portuguesa para brasileiros e filhos de brasileiros.

5.Projeto Introdução ao português e à sociedade brasileira



Este projeto elaborará cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros bem como vários outros cursos abordando temas sociais, políticos e culturais.



Essa foi uma breve apresentação das propostas da Associação. Contudo, para criarmos essa associação e realizarmos esses e muitos outros projetos, temos que nos reunirmos para: 1 - preparar o projeto final; 2 - escolher um nome para mesma; 3 - votar o estatuto; 4 - eleger a direção.



Assim, convocamos a todos os brasileiros interessados a participarem da primeira reunião que será realizada no dia 31 de agosto de 2011 no Café Brasil às 16h.



Nesta primeira reunião, apresentaremos uma proposta de Estatuto para ser avaliado e votado por todos. E agendaremos os próximos encontros. Seria de grande contribuição se todos os interessados trouxessem propostas para associação. Aqueles que não puderem comparecer e desejam receber o projeto da associação podem enviar um e-mail para tacilamoura@yahoo.com.br que enviaremos o projeto. Lembre-se que as sugestões devem ser enviadas anteriormente a reunião.



Atenciosamente,



Associação Cultural de Brasileiros na Noruega

8 comentários:

Raphaella disse...

Oii (:
aah vim aqui falar que chegou *-*
adortei, brigada flor :D

Andreza disse...

Oi Caro tude bem?
Quanto tempo que não leio seu blog. É interessante fazer essa Associação dos brasileiros aí, só não entendi porque disponibiizar curso de português aos proprios brasileiros, se ainda for aos seus filhos ainda entendo... mas é bom porque facilita a integração de se vocês com a sociedade aí e também ajuda aos noruegueses compreeder outras culturas, o que engrandece as pessoas pois acredito que apenas conhecendo nós nos livramos de pré- conceitos e dos proprios preconceitos.
Você foi na reunião, como foi?
Até mais.

Carolina Krogedal disse...

Eu achei a idéia brilhante, mas não pude ir, pq sai do trabalho MORTA. Enviei um e-mail para obter mais informacões e até agora nenhuma resposta me foi dada.
As vezes fico com uma "inveja branca" quando vejo minha amiga que trabalha comigo tentando me vender ingressos de Miss "Noruega-Philipinas" a que a filha dela estava concorrendo ou das gincanas para criancas organizadas pela embaixada da Indonesia, e coisas do tipo. Gostaria muito que meu (futuro) filho fosse exposto a cultura brasileira.

Carolina Krogedal disse...

Demorou mais chegou Rapha! ;-)

anonimo de salvador disse...

Carol, vc mora em Oslo?
Tenho uma primaq mora em Oslo ha 10 anos. Eu mesmo ja morei na ksa dela entre 2008-2009 mas ñ tive o visto liberado por mais tempo. Vejo q vc é bastante inteirada das leis, mais doq ela e gostaria de contar com 1 pouco da sua caridade kkk. Se vc puder me ajudar a como ir, só sem terq contar com a ajuda dela, ou do teto dela. Falo ingles fluente, aprendi um pouco do Norsk com bastante facilidade, ja trabalhei em creches e como au-pair/ baby sitter, enfim: ñ tenho vergonha e tenho disposição pra executar qqr tarefa, até serviço gerais (ja fiz isso aí rs).
Kero muito voltar a morar na Noruega mas com visto, trabalhar honestamente e viver em paz. Como faço? Em q sites posso me candidatar a uma vaga? Qnto em dinheiro eu teriaq levantar? Me de uma luz se puder/kiser hahaha.
Bjos e felicidades.

Carolina Krogedal disse...

Oi Leo, eu não moro em Oslo, moro nas proximidades... O meu post atual mostra um pouquinho de como chegar por conta própria, o próximo irá dizer mais o menos sobre os custos, mas o próximo demorará um pouquinho mais p/ sair, pq precisa de muito mais pesquisa... :-(

anonimo de salvador disse...

obrigadissimo! vc ñ existe (ou melhor, existe sim) rs!

=)

AbraSo Diário disse...

Parabéns pelo blog. Estamos iniciando nossa associacão de brasileiros na Finlândia - AbraSo e eu tenho pesquisado os trabalhos de outras associacões com mais experiência que nós, afinal é assim que se aprende né? AbraSos, e contem conosco!

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)