3 de agosto de 2011

Curiosidades sobre a Noruega...

1- Assim como nós fazemos piadas sobre os nossos colonizadores portugueses e nossos vizinhos argentinos, os noruegueses também fazem piada sobre seus vizinhos e "colonizadores", os suecos.

Den lille svenske gutten spurte læreren hvorfor dagene i sommer var så mye lenger. Læreren svarte: «Å, det` s fordi varmen gjør alt ekspandere. "

Um menino sueco perguntou ao professor pq os dias no verão são mais longos. O professor respondeu: Isso é pq o calor faz tudo expandir. (norueguês + piada = catástrofe)

2- Pequenas grandes invencões norueguesas: cortador de queijo e o clip de papel (este último patenteado na Alemanha, mas o inventor é Noruga).

3- A cidade mais cara do mundo para estrangeiros:

Oslo har passert Tokyo som verdens dyreste by å besøke for utlendinger.
Det er basert på hotelovernating, matpriser, restauranter osv.
Oslo passou Tokyo como cidade mais cara do mundo para se visitar pelos estrangeiros. Isso é baseado no preco das diárias de hotel, comida, restaurantes e etc.

4- O grupo "A-ha" que fez muito sucesso principalmente na década de 80 é norueguês. Quem nunca ouviu: Taaaaaaaaake on Me???

5- Números de emergência na Noruega:
Brann (bombeiros): 110, Politi:112, Ambulanse: 113.

6- O sol da meia-noite -Midnattssol- e a aurora boreal -Nordlys-(também chamada de luzes do norte pelos escandinavos), são fenômenos que podem ser observados bem ao norte da Noruega.

O solstício de verão (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o mais iluminado e longo dia no hemisfério Norte. Isso significa que aproximadamente o dia 21 de junho é o dia mais claro do ano. Você praticamente acorda e vai dormir com sol nessa época minha gente, um infernooooo! E eu não moro nem no norte... Mas ainda sim é melhor do que o inverno.
Sommersolverv er den lyseste og lengste dagen på den nordlige halvkule, ... Dette betyr at dagene rundt 21. juni er årets lyseste.

A partir desse dia, a claridade passa a diminuir e as noites passam a ser mais longas... No dia 21 de dezembro é quando temos o dia mais curto, ou deveria dizer.. uma ou duas horinhas de sol, quando este resolve das as caras :-/ É quando o povo tem vontade de se jogar pela janela... como eu sempre digo, o problema maior não é o frio, mas sim a escuridão :-(

7- Os noruegueses são extremamente apegados a natureza. "Ut på tur aldri sur" + "Finnes ikke dårlig vær, bare dårlig klær" + "Frisk luft er det best forsvaret mot alle sykdommene" e outras coisas do gênero que eu escuto...rsrsrsrs
"A verdadeira religião dos noruegueses é a natureza.  Nossos deuses chamam-se montanhas, planícies e mar".
Johan Galtung

Nordmenns sanne religion er naturen. Våre guder heter Fjellet, Vidda og Havet.
Johan Galtung


8- A princesa Martha-Louisea, no vestido que usara ao fazer 30 anos, mandara bordar o nome de varias pessoas que tinham sido importantes em sua vida – e entre estes nomes estava o do escritor Paulo Coelho.

http://paulocoelhoblog.com/2010/01/22/a-lei-de-jante/

Nenhum comentário:

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)