27 de julho de 2011

"O atentado politico com táticas terroristas".

Dagsavisen 23/24-07
 "GRIP DAGEN. MORGENDAGEN VET MAN LITE OM"

A foto ao lado não foi tirada em nenhuma zona de guerra. Foi tirada no dia vinte e dois de julho do ano de 2011 no centro de Oslo, a capital da Noruega. O ataque não fora cometido por nenhum grupo terrorista islamico, como a maioria (inclusive eu) imaginou a principio. O ataque foi cometido por um fundamentalista cristão e norueguês, Anders Behring Breivik de 32 anos. Além do carro bomba no centro de Oslo, ele foi responsável pelo massacre na ilha de Utøya, onde jovens (entre 14 e 18 anos) participavam de uma "colônia de férias" de cunho politico organizada pelo partido trabalhista. Os jovens foram caçados e assassinados durante uma hora até a chegada da policia. O motivo? Breivik é contra as politicas liberais do partido trabalhista (com relacão aos estrangeiros), os jornais o descrevem como anti-islamista e anti-multiculturalista e eu como um anti-cristo, um novo Hitler. As consequências do ato? Até agora, 76 mortos (68 na ilha de utøya, 8 no centro de Oslo), 66 feridos em Utøya, 30 em Oslo (sendo que entre nove e dez em estado muito grave), e muitos desaparecidos. Hoje eles fecharam a principal estacão de trem de Oslo, "Oslo S" por ameca de bomba e a circulacão de trens foi interrompida. E o medo vai permanecer no coracão das pessoas ainda por um bom tempo. Embora eu não acredite que ele tenha feito e planejado tudo sozinho, também não acredito que existam "outras duas células" como o psicopata declarou. A policia agora está de olho nos extremistas de direita. É conhecido que grupos neo nazistas atuam na Noruega, sem falar em outros xenofobicos lunaticos que saem atirando e matando estrangeiros por aqui no meio da rua. Abaixo uma foto do psicopata e do pai dele, diga-se de passagem, tristeza, vergonha, medo e agonia sem tamanho ser pai/mãe de um psicopata, assim como é impossível mensurar a dor dos que perderam seus entes queridos.
Dagbladet 25 de julho 2011


4 comentários:

Mah disse...

Nos noticiários aqui no Brasil são constantes as atualizações e opinião de especialistas sobre o caso. É meio "estranho" agora ver no jornal: NORUEGA e não ser algo relacionado a qualidade de vida, economia, turismo, etc.

Andreza disse...

Não entendo exatamente porque este cidadão fez isso, ele matou os proprios nativos! e mesmo que fossem estrangeiros, ele se acha superior por ser noruegues ou europeu?é um absurdo!
essa semana vi que a estação de Oslo foi fechada justamente por ameaça de bomba(mas você não mora em Oslo mora?).é uma vergonha para um pais tão desenvolvido, mas mais vergonha ainda para os noruegueses, que não saberam mais o que é ter paz.

Carolina Krogedal disse...

Eu passei a entender melhor esse "mundo" dos psicopatas depois que eu lí "mentes perigosas". Eu sei que é muito cedo para dar um veredito, mas acho que esse homem faz parte desse grupo...Sei lá, uma pessoa assim não pode ser normal... não pode ser só uma "forte idéia na cabeca", tem que ser algum parafuso solto :-(

Carolina Krogedal disse...

Eu não moro em Oslo, mas Oslo até então servia como um ponto de encontro com brasileiras que moram um pouco mais afastadas de mim... Agora estou indo direto a casa delas... ou elas a minha... Tive minha rotina um pouco alterada, mas não em grande escala :-)

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)