21 de maio de 2009

Curso de Norueguês II

Quem quer uma oportunidade de trabalho na Noruega, antes de mais nada, tem que aprender o idioma. Infelizmente é muito difícil conseguir algo somente com o inglês, não que não seja impossível, algumas redes americanas de lanchonete e a área de limpeza, por exemplo, aceitam só o ingles sem problemas. Sim, sendo o seu marido norueguês ele também pode conseguir algo p/ vc sem que vc precise falar o norueguês, pelo menos não no comeco... (Estima-se que 65% das vagas de emprego são preenchidas por indicacão). Todos os outros que não se encaixam nesse perfil, devem comecar os estudos da lingua p/ ontem!!! Embora 99% dos noruegueses sejam fluentes no inglês, eles exigem que vc aprenda o norueguês, frequentar o curso de norueguês por 250 horas é obrigatório e gratuito p/ quem já está casado e já recebeu o primeiro visto. São 50 horas de "sociedade norueguesa" e mais 250 horas de lingua norueguesa. Mas as pessoas costumam ficar mais tempo, pq 250 horas é muito pouco. Durante o curso, teremos 3 provas de periodo. Normalmente as pessoas levam um ano e meio p/ se formar, mas dependendo do seu esforco, vc pode antecipar isso, e se formar em 1 ano ou até mesmo 6 meses. A prova número um é obrigatória, mas a 2 e a 3 não, por isso vc pode sair sem "ser aprovado", o que eu não acho vantagem, a não ser que vc arrume um emprego que não te deixe ir ao curso, ai é outra história. O meu curso é de segunda a sexta com duracão de 4 horas, mas a maioria comeca com apenas 3 dias na semana. Os livros da foto abaixo são os que geralmente são utilizados no curso, o Ny i Norge é geralmente utilizado por pessoas que tem mais dificuldade de aprendizado, o På vei (lê-se pó vai) é p/ os que já tem mais facilidade de aprender (brasileiros estão nesse grupo)... e esse dicionário verdinho aí do José Aurélio Rodrigues é o que eu recomendo, pq traduz para o português de Portugal e do Brasil, e acreditem, muitas vezes eu fiquei sem entender o significado de uma palavra quando utilizava o dicionário de português de Portugal... Depois de terminado o curso, vc pode fazer um outro curso p/ fazer o Bergen teste, o Bergen teste é necessário caso vc esteja pensando em frequentar uma faculdade por aqui. Então, minha dica é essa, estudem, estudem muito!!! Tem uma professora no Rio de Janeiro, em Copacabana, que eu recomendo acho que o nome dela é Greite, mas não tenho certeza...





33 comentários:

Anônimo disse...

Ola Carolina, tudo bem? Eu li seu blog e achei super interessante porque estou me mudando para Noruega em novembro e quero muito comecar a entender algo em noruegues, entao queria ver se consigo comprar estes livros q vc colocou aqui no blog. Meu e-mail afrebell@hotmail.com
abs, Andrea

Daniela Pedrinha disse...

Carolina eu preciso aprender norueguês, posso aprender qdo for para lá, mas queria ir com alguma noção já.. vc tem o contato dessa professora em Copacabana?

Vou linkar seu blog para poder voltar mais vezes. Grande beijo

Anônimo disse...

Olá estou precisando de ajuda para aprender o idioma, alguns familiares foram morar na Noruega, e estou indo em breve.
quem puder me ajudar quanto ao curso. Meu e-mail é biamsa@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá estou precisando muito fazer o curso, preciso realmente aprender para ontem, pois tenho familiares que moram na Noruega, e estarei indo em breve.
Quem tiver disponibilidade de dar aula, por favor entre em contato comigo.Grata, Bianca.
Email: biamsa@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola Carolina, Tudo bem? Procurando pela internet sobre cursos de noruegues no Rio de Janeiro então achei seu blog. Estive na Noruega e pretendo morar lá daqui ha um ano. Mas antes de frequentar o curso lá, eu gostaria de ter uma noção. Vc tem o telefone ou email dessa professora em Copacabana? Meu email é sdossantosaguiar@yahoo.com.br
Abraços

Carolina Krogedal disse...

O site da professora é: http://www.norgebrasil.com/

Lá vc encontrará todas as informacões necessárias, incluindo o telefone de contato :-)

Unknown disse...

Oi Carolina, passei pela internet procurando algo sobre países escandinavos e achei seu blog muitíssimo interessante, penso em mudar de país em breve e a escandinávia é meu objeto primário, entretanto precisava de orientação a respeito de passaporte, vistos, valores aproximados necessários para uma primeira viagem, coisas do tipo.
Quanto a aprender norueguês acho super tranquilo, adoro línguas estrangeiras e não terei problemas.
Meu email para resposta por favor: eddyfernandes2003@hotmail.com, aguardo contato.
Obrigado.

P.S. É possível enviar algumas fotos daí? Não digo fotos comerciais ou turísticas, mas reais, de vilarejos ou comunidades ou cidades rotineiras mesmo.

Carolina Krogedal disse...

Oi Eddy, eu te responderei em breve... Tenho trabalhado muito, mas amanhã estou de folga! :-) E obrigada pela idéia das fotos, acho que vou criar um tópico só p/ mostrar isso.

Jefferson disse...

Olá Carol...

Vc tem muitos amigos que hj residem na Noruega?
pois gostaria de saber, através dessas pessoas se há a possibilidade de um brasileiro montar algum negócio na Noruega. trabalho no ramo de Pet Shop, será que num país como a Noruega, esse ramo é promissor?

Obrgado!

Carolina Krogedal disse...

Olá Jefferson,
Gracas a Deus eu fiz muitos amigos na Noruega sim, mas nenhum deles com "veia de empresário", he he he.
Mas vejamos o que eu tenho aqui na minha caixola... O meu sogro montou uma empresa há aproximadamente dez anos, com mais dois sócios. É uma firma de eletricistas que gracas a Deus HOJE está estabilizada, mas ela passou por fases de "quase" falência, segundo o meu marido. O ramo de pet shopping é super ultra promissor, pq os noruegueses tem devocão por cachorros (os eternos companheiros que ajudam a combater a depressão). O problema todo é que vc precisa de um capital inicial e de giro muito grande (sou leiga, perdoe-me se falei besteira), os noruegueses tiram emprestimos de milhões, e os impostos do governo são... Jesus!!!! Pessoas fisicas pagam em média 36% de imposto, imagina empresas... sei lá 60% talvez. Mas os noruegueses compram MUITO pela internet, já pensou em criar um site e comecar a exportar??? Eu tenho um amigo que tem um amigo, que importa carne aqui na Noruega, de repente vc consegue entrar em contato com ele p/ ganhar umas dicas... não garanto, pq ele é MUITO ocupado!

Daniel Dias dos Santos disse...

Olá. Gostaria de materiais para aprender a língua norueguesa. Fico feliz em ter finalmente encontrado um possível caminho em direção do que tanto busco. Falar a língua norueguesa para que minha moradia ai seja mais agradável. Pago o frete e o preço dos produtos. Por favor entre em contato comigo Carol. Além de comprar também será uma alegria tê-la como amiga e poder me encantar sobre o procedimento de se morar na Noruega. meu msn: msndedaniel@hotmail.com
Abraços. Att: Daniel.

Carolina Krogedal disse...

Oi Daniel, será um prazer tê-lo como amigo! Mas não sei se posso te ajudar muito, o meu blog é p/ mostrar o caminho das pedras... não posso me comprometer a fazer mais do que isso, pq eu não tenho muito tempo. Aqui tem um site de uma livraria Norueguesa:

www.ark.no

Não é muito, mas já é um comeco, pelo menos p/ checar os precos! (Não há versão em inglês da página).

Anônimo disse...

Olá Carolina
Sou Nuno Tavares, tenbo 42 Anos tenho o 12Ano e não te conheço, mas gostaria de acreditar que tu me pudesses ajudar a encontrar um futuro melhor como um trabalho na Noruega, na tua área de trabalho, o que me dizes, sou uma pessoa honesta e responsável.
Agradeço um contacto da tua parte.
CUMPRIMENTOS
NUNO TAVARES
o meu e-mail : tavares-nuno@sapo.pt

Carlos disse...

Olha galera, minha bisavó era norueguesa, eu tenho uma apostila compilada por mim, é bem básica, mas pode vir a ser útil... Mandem um email para Neuhoff.Carlos@yahoo.com.br que eu mando a apostila gratuitamente!

Marcia Luciane ise disse...

Olá Carolina, tudo bem? Ótimo o seu blog, estou mudando para kristiansand em outubro e não falo nem uma palavra em noruegues, bá, estou preocupada!!! Se souber de alguma mágica, por favor , me contate marciaboa@gmail.com . Desde já muito obrigada!

Anônimo disse...

Carolina :)
meu namorado é noruegues e queremos muito nos casar, so que nos falaram que pra a gente casar ele tem que provar uma renda de 200000kr, para eu ter a imigração, o que achei um absurdo.. isso é verdade?

e você disse algo sobre eletrcista, eu estudo engenharia elétrica e to tentando transferencia ou intercambio para lá, o mercado nesse ramo é promissor?

Obrigada!
Isabela

Carolina Krogedal disse...

Oi Isabela!

O valor até 2008 era de 225.400 kr, que parece muito mas não é não. Na Noruega falta pessoal em todos os setores, o problema todo é a lingua... Tendo um peixe grande o problema se resolve mais fácil ;-)

Carolina Krogedal disse...

Oi Márcia, se descubrir alguma fórmula mágica p/ aprender o norueguês mais rápido divida comigo... completei 3 anos e ainda estou penando, rsrsrsrsr.

Anônimo disse...

Oi hvordan gaar det?:)
Estou aprendendo noruegues sozinha mesmo,fiz isso com ines e romeno,aprendo rapido....bom estou pensando em ir pra Noruega trabalhar na area de preservação,zoologico,parques ou algo do tipo,sou biologa ambiental,voce poderia me indicar alguns lugares onde se trabalhe com animais silvestres?Não impota a cidade...takk

Anônimo disse...

oi Carolina, li teu blog achei marailhoso, pois sou uma brasileira que estou estudando noruegues aqui na noruega, porem e uma lingua muito dificil, em relacao a apostile voce pode me mandar? seria muito util pra mim. te mandarei u e-mail. obriga

Carolina Krogedal disse...

Infelizmente eu não tenho nenhuma apostila mas os livros podem ser comprados em qualquer livraria ou até pela internet ;-)

Juliana disse...

OI Carol,
Tô querendo ir para a noruega para aprender a língua e a cultura. Meu objetivo é voltar e estar apta a trabalhar em uma das empresas norueguesas que estão no Brasil na área de petróleo e gás. Vc tem alguma dica para me dar?

Anônimo disse...

Ola Carolina, estou em Drammen e à procura de emprego, tem sido dificil porque apenas falo inglês e a maior parte dos trabalhos na minha area (construcão e transportes) todos me tem exigido falar Norueguês, por acaso conheces alguém aqui perto que ensine Norueguês ?
Muito obrigado pela ajuda e parabéns pela grande ajuda que dás a todas as pessoas.

Ateliê Fiorelli disse...

Bom Dia Carolina!
Achei muito legal seu blog, andei vasculhando algumas coisas sobre a Noruega pois eu e meu marido desejamos um dia conhecer
-la, pois é pátria de meus ancestrais. Sou apaixonada, sempre fui. Li em um de seus comentários sobre exportar produtos, pois os noruegueses adoram comprar pela internet. Tenho muitas profissões, rsrrss... Sou professora e coreografa de ballet clássico, auxiliar de veterinario pois sai da facu no penultimo semestre pois estava com estresse profissonal, logo me casei, tornei-me mãe e decidi ficar cuidando de minha filha de 2 anos, e sendo assim por essa escolha voltei ao meu hobby de artesã e atualmente estou produzindo e vendendo artesanato em mdf pela net... você acha que eu conseguiria vender para noruegueses? poderíamos fazer um lance do tipo eu mando uma peça para você de presente você faz a propaganda, acha que daria certo? mande sua resposta para meu e-mail, e se vc topar meu convite, mande seu endereço daí que em breve enviarei um armarinho para guardar medicamento ou um porta banana, vc pode escolher outra coisa no meu flickr desde que seja até r$50,00. Um beijão, Rafaela Fiorelli

Carolina Krogedal disse...

Juliana, sua idéia é excelente. A dica que eu posso te dar é... Venha com muito, mas muito dinheiro. Um estudante tem que arcar com as despesas do curso, da hospedagem, do transporte, da alimentacão e do vestuário. E as coisas na Noruega são caríssimas (estou trabalhando em um próximo post falando sobre o assunto). Mas você pode obter mais informacões sobre como estudar na Noruega pelo consulado da Noruega no Brasil, dá uma ligadinha p/ eles...

Carolina Krogedal disse...

Querido Anônimo! Procurando por informacões sobre curso de norueguês em Drammen eu achei esse site aqui:

http://www.kursagenten.no/3/norskkurs-132.aspx?sted=Buskerud&kommune=Drammen

O curso Brilla oferece professor particular.

Outros cursos oferecem aulas online... "Nettkurs / selvstudium" - Cursos pela internet/ "Estude por conta própria"

Você também pode procurar pelo curso oferecido pela Kommuna onde você está... Para isso entre no site da Kommuna.

http://www.drammen.kommune.no/, procure por "Skole og opplæring" depois por "Kurs for innvandrere og flyktninger" e você obterá informacões sobre o Introduksjonssenteret (centro de introducão) em Drammen, com o horário de atendimento e forma de entrar em contato.

Espero ter ajudado, bjks, Carol

Carolina Krogedal disse...

Rafaela Fiorelli parabéns pela seu trabalho, tudo é muito lindo e eu tenho vontade de levar absolutamente tudo pra casa. A idéia de trabalhar com material reciclado é, na minha opinião, fenomenal. Eu amaria fazer uma parceria com você, o problema que teriamos que solucionar, seria com relacão ao transporte. Pelos correios o transporte fica inviável... O preco do envio de uma caixa de 10 kilos fica em média em 500 coroas ou seja uns 150reais e a caixa é infelizmente muito pequena (eu sei pq minha mãe sempre me envia coisas). Você pode por exemplo fazer uma pesquisa com outras empresas de entregas internacionais. Não seria uma má idéia ter uma atividade extra agora no inverno :-) Ps:. vou enviar essa mensagem para o seu email tb! Bjks, Carol

BOLSONARO O LOUCO disse...

gostaria muito de aprender esse idioma ..como fazer?alguma dica..mas tem q ser online..nem q seja um conhecimento básico..

ÉRICA disse...

Ola ! A professora que vc indicou aqui do RJ é boa mesmo ? será que 2h/semana durante seis meses sao suficientes para nao chegar la boiando mt rsrs?

Bjus

Carolina Krogedal disse...

Erica, eu so tive quatro aulas, pq depois tive que sair... Mas eu gostei do metodo, e ela fala portugues fluente, o que ajuda muito...

Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog, é muito importante para pessoas que tem interesse na Noruega como eu. Com relação esse dicionário de norueguês adquiri na loja online da http://folium.pt/ é uma ferramenta imprescindível,super completo, uma excelente obra, e também gostaria de recomendar os cursos que a Folium Forlag tem de norueguês, pois fiz o curso com a Folium Forlag no formato elearning,a professora era Norueguesa só que a aula era toda em Português um excelente curso, consegui aprende mesmo o norueguês. Recomendo o curso e o dicionário. Quem tiver interesse em conhecer essa empresa que citou aqui o link do site deles é http://folium.pt/

Mari disse...

Ola Carolina!!!
Eu me encontro aqui na Noruega com meu marido , vamos passar um ano por aqui, eu gostaria de saber se você pode me ajudar a encontrar um lugar onde eu possa comprar livros ou dvds que estejam na língua portuguesa. Estou me sentindo meio sozinha e perdida nessa cidade linda !!!
Obrigada pela atenção! Bjusss

Bör$en disse...

Também estou dando aulas de norueguês aqui no Rio tudo dia. Sou nativo.
marcusdfmail@gmail.com

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)