15 de maio de 2009

Bergen...

Nesse mês de maio completei um ano de casadinha, e p/ comemorar aproveitamos o feriado do dia do trabalho e fomos conhecer a cidade de Bergen, a cidade chuvosa (estima-se que chove durante 300 dias dos 365 dias do ano). Pegamos um trem na estacão Oslo S em direcão a Bergen... a viagem durou cerca de 7 horas,e por ser feriado, o trem estava lotado, pessoas sentadas no chão e no vagão-restaurante não havia mais lugar p/ se sentar, devido a quantidade de gente... O que me distraía era a paisagem... que coisa mais linda, as montanhas cobertas de neve, pessoas esquiando, os rios e lagos em processo de descongelamento... tudo muito lindo, tentei registrar o máximo de imagens que pude, mas com o trem em movimento e com o pouco espaco que tinha, não deu p/ fazer muita coisa... Mas o que vale é a intencão né? Pois então, chegamos e fomos diretamente ao Hotel, eu sempre dou uma de guia de turismo p/ todos os cantos em que vamos, foi assim na Inglaterra, Portugal, Espanha e Suécia, mas como estava indo p/ uma cidade vizinha resolví relaxar e ir sem nenhum planejamento... deixei tudo nas mãos do John... pensei... mal não há, ele há de fazer uma boa escolha... kkkkkkkkkkkkkkk, ledo engano. Meu marido quando vai se hospedar em um lugar só pensa nas estrelas, isso significa que não importa aonde fiquemos, tem que ter estrela... pois então, ele reservou um hotel no meio do nada...rsrsrrss, tipo 15 minutos de ladeira até chegar ao ponto de ônibus mais próximo, e a viagem durava em média uns 50 minutos...kkkkkkkkkkkkkkk, mas tudo bem... caminhada faz bem a saúde... Ficamos no Hotel Edvard Grieg, eu cismei que o compositor era Eisten, nessa foto que tinha dele no quarto... mas depois no restaurante o ví com essa gravatinha e com um piano do lado, aí caiu a ficha... Continuando, no dia seguinte saímos do hotel cedo p/ comecar a perambular pela cidade... o clima não estava ajudando muito, como em Oslo estava fazendo um tempo bom, eu só levei roupas leves, mas chegando lá me deparei com um clima completamente adverso, além da chuva, ventava MUITO o que me obrigou a correr e comprar uns casacos e toca (desculpa p/ gastar mais...rsrsrrs). Na próxima vez vou me lembrar Oslo é a parte mais quente de toda a Noruega p/ as outras cidades levar sempre agasalho!!! Tirando o clima, a cidade é perfeita, entre as atracoes que visitamos estão o aquario de Bergen com suas focas e pinguins fosissimos, o castelo onde o primeiro rei norueguês se casou (detalhe, o primeiro rei norueguês era dinamarquês, mas isso é só um mero detalhe), os casarios recuperados de Bryggen (momento guia: durante algum tempo Bergen foi a capital do país e era também a maior cidade em número de habitantes... um incêndio em 1702 destruiu completamente a cidade, que foi posteriormente reconsruida). Visitamos também o museu natural, o mercado do peixe (encontrei uma brazuca trabalhando por lá, uma mineirinha que eu esqueci o nome, mas depois se eu lembrar eu posto aqui!). Mas a parte mais linda de Bergen é a parte em que se encontra o chafariz e o "coreto", fiquei encantada!!! Tantas flores, tantas cores, tanta vida!!! Claro que eu não podia deixar de tirar um milhão de fotos, John já se encontrava de saquinho já cheio, mas fazer o que né... Fotografia é uma paixão... Outros lugares que visitei: Bergen cable car (o bondinho das balas juquinhas), que me levou até o "Ulriken", o ponto mais alto das sete montanhas que cercam a cidade de Bergen. Lá tem uma espécie de torre que parece da embratel... rsrsrrsrs, mas eles comparam com as torres Eiffel, a de Pisa e a da estátua da liberdade... inclusive essa é a propaganda do bilhete... Fomos também no Fløyen, um funicular que nos levou até uma espécie de Mirante, de onde podiamos ver toda a cidade de Bergen, lindo demais! O museu natural, ainda que pequeno é bem interessante, o John não gostou, mas eu amei! Aos que estão pensando em ir, vc não precisam mais do que dois dias na cidade, pq todas as atracoes ficam bem próximas vcs podem ir andando... P/ pegar o bondinho das balas juquinha vcs podem recorrer a um ônibus que é gratuito (e lindo) que sai do porto, próximo ao mercado de peixe... Se forem em junho/julho/agosto, não terão problemas com o clima, acho que a temperatura é agradável... nos outros meses, esquecam as bermudas e outros utensilios de verão... pq faz muito frio, principalmente por causa do vento, e acreditem, não chove o tempo todo, mas VENTA o tempo todo!!! Vou ficando por aqui... as amigas me chamaram p/ ir bater perna no centro de Oslo, por isso, Ha det! Vi ses!!!

Nenhum comentário:

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)