16 de junho de 2014

Final feliz!!!

Muita gente tem dúvidas sobre a questão da guarda dos filhos em caso de disputa judicial... Normalmente a guarda na Noruega ou é compartilhada ou geralmente da mãe, a não ser que o pai consiga provar por A + B, que a mãe não tem condições nenhuma de cuidar da criança... Mas tem um porém... Segundo a convenção de Haia, a criança deve permanecer no país onde está mais habituada, onde foi criada, aprendeu a língua e tem seus laços afetivos, independente do local de nascimento. Então, caso você tenha um filho com um norueguês, e por infelicidade do destino vcs se separam, você só pode retornar ao Brasil com a criança para morar, se o pai assim o permitir... Pq se você leva a criança de férias, e decide não retornar a Noruega com ela, isso é considerado sequestro! Mas recentemente ocorreu um caso que teve um final feliz, (pelo ponto de vista da mãe brasileira). Aparentemente, depois da separação a mãe levou os filhos para morar no Brasil, e o pai ativou a justiça como sendo sequestro... Depois de mais de 8 anos a justiça se mostrou favorável ao pai norueguês, e a polícia federal e o pai foram buscar as crianças... Mas o caso deu uma reviravolta, quando os filhos se recusaram a ir com o pai... Veja o vídeo do Bom dia Rio aqui.

Agora estou acompanhando o caso de uma outra brasileira, que teve a filha no Brasil e se separou do marido chileno enquanto moravam aqui na Noruega... A briga judicial chegou a um ponto que nem o pai e nem a mãe, agora quem quer tomar a guarda a força é a assistência social norueguesa... Por isso a mãe se refugiou na embaixada brasileira com a criança... Parece que o pai acabou abrindo mão da guarda... Mas ainda não sei o desfecho da história...

Pode ser que a minha cabeça seja um pouco retrógrada, mas acho que não importa a dificuldade, lugar de filho é ao lado da mãe... Não sei... O que me dizem?

9 comentários:

Marcela Orsini disse...

Oi gatona, esse caso já foi, não? Se for o que estou pensando a mãe já voltou a Recife com a menina. E no caso o pai também ajudou na "fuga" delas porque não queria que ela fosse tomada dos dois para adoção.
Eu acho que não necessariamente deve ficar com a mãe, e se ela for viciada em drogas ou alcólatra ou fizer coisas ilegais ou que simplesmente não criem um bom ambiente para a criança? Tem também muitas mães relapsas por aí, acho que especialmente a vontade de criança deve ser levada em consideração.

... disse...

Eu tenho visto pela mídia muitos casos sobre mäes perderem filho na Noruega, Será que näo seria para facilitar a entrada de criancas pra adocao???

Teve um caso especifico que vi semana passada na globo e a brasileira já estava perdendo o terceiro filho pra adocäo dai da Noruega… Muito estranho tudo isso!!!

Nova comu no g+:
https://plus.google.com/communities/110995565533282629448?hl=pt_br

Meu blog: http://confissoes-casadas-com-gringo.blogspot.com/

Fala Noruega disse...

Eu no inicio pensava que era para facilitar a adocão por outros casais... Mas... A maioria das criancas que eh retirada dos pais ja esta em uma idade mais avancada, menos atrativas para adocão... E os casais que conheci que ficavam temporariamente com a guarda das criancas, soh o faziam mesmo pelo dinheiro, pq parece que a bufunfa eh boa... E a familia que conheco que esta tentando adotar um dos bebês de uma brasileira ja tem três filhos biologicos de antes, Então não sei o q pensar...

Fala Noruega disse...

Marcela eu não sei te dizer, acho q sou um pouco sensibilizada pela historia de vida da minha mãe,que não teve a oportunidade de viver com a minha avo...Acho q ela nunca se recuperou desse trauma...

... disse...

Entäo se o motivo näo é pra facilitar a adocäo ai na Noruega, eu só posso pensar que a mae possa ter feito algo grave…mas no caso em questäo que vi ta tv a mäe dizia que eles tiraram os três filhos alegando imaturidade dela.

Pra quem pensa em se encher de filho mas näo esta nem ai pras responsabilidades… Melhor pensar melhor, pelo menos ai na Noruega né!!!

Visitem a nova comunidade-forum ***CONFISSOES casada c/ gringo: http://gringolandia.omeuforum.net

Niklaus Mikaelson disse...

belo blog querida :D não se ofenda não mas eu tenho uma puta raiva do sistema tutelar desses países baixos, como o caso da brasileira que perdeu a guarda dos três filhos, mas eu gostaria de saber como é a educação infantil aí, é verdade q as crianças ai sao mimadas e indisciplinadas?

Fala Noruega disse...

Lembro-me que uma vez no shopping fui ao banheiro e estava escrito na porta: " a assistência social toma as crianças sem motivo", e na creche onde minha sogra trabalhou as assistentes não podiam nem ter o dedo em riste que é considerado uma intimidação contra as crianças... Mas um menino norueguês foi espancado até a morte pelo padrasto tb norueguês, e mesmo com as denúncias da avó a tragédia não foi evitada, por isso eu digo, eu não entendo o sistema...
Eu nunca tive uma experiência traumatizante com crianças na Noruega, só com adolescentes, mas eu sou suspeita pra falar... Tanto no Brasil quanto na Noruega eu as evito... Infelizmente não tenho jeito nenhum com crianças, mas estou trabalhando nisso ;-)

23k disse...

entao vc acho mae esta ruim e pai esta bom filho/filha ainda tem lugar de lado mae?

Fala Noruega disse...

23k, não entendi a pergunta, você ponderia refazê-la? Em sua língua materna talvez?

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)