9 de maio de 2012

A Noruega prega a igualdade entre os sexos, credos, cores e etc... Mas e na pratica, ali, atras dos holofotes, o que realmente rola?

Eu tenho que dividir isso com vocês... Tudo comecou com um texto meu, em que eu apontava as diferencas no quesito higiene entre noruegueses e Brasileiros (vocês podem ler o texto na integra aqui)... e isso desandou para as seguintes mensagens de um suposto norueguês:

I have to laugh at some of the comments in this blogg. It does sound to me like there is an inferiority complex going around. I am a Norwegian. I shower every day, and i dont know a single Norwegian that does not do the same. Norwegians are in general a very intelligent and good people in many ways, but like everywhere in the world there are those who are not very fortnate in some ways. Maby some of the posters in this blog have been unlucky and ended up with these types....lol.
Now, if you want to live a life in overwhelming luxury it is probably not adviced that you come to Norway. We have a society where you can live in safety and you wont have to starve. There is plenty of work, and we have decided to have a society where a countrys wealth is shared through a strong middleclass. If you are the gold-digger type you may want to consider being one of some arabs 7 wives.... Or prostitution...some of them earn good money you know... as you should know since you are brazilian...lol... As you may have noticed being an expert in my country and its people, we dont have many norwegian women in that lifestyle... Nor do we have millions upon millions living in slums and such....nor do 10% of our people sit upon 80% of the countrys wealth. Im reading that norwegians are naive, unhygienic, walk around in dirty clothes with holes in them and so on and so on. Having been to brasil i have to laugh. Corruption, dirt, criminality, and lazyness is the norm. I notice this, everyone does... but up until now i have kept my opinions to myself and focused on the many great things about your country. I dont possess an inferiority complex that gives me the need to publish this filth on some blog. I suggest that you keep these fantasies to yourself and publish some of the good things in the future. Critizism is always welcome, but rudeness and straight out lies are not. Now i understand that this is no bible, and you are allowed to write whatever you want, but as a norwegian reading this, i just had to comment. Now...if you have the guts to publish my opinion of your blog you will have regained some of my respect of you and your people.

---------------------------------------------------xxxxxxxxxxxx-----------------------------------------------------
Fim da primeira mensagem

My god, a bubble of air has been placed upon your shoulders. You Do have an inferiority complex, its damn obvious. Få av dine rosa briller?? hahahaha ynkelig!
You talk about the reality around you you say? You talk about negative bullshit that is disrespectful and a damn lie, and you know it. You must have landed in Norway and been so ovwewhwlmws by inferiority that you started to dig after some negative filth that you have exagurated to the point that it is pathetic. I do not know you and i am glad i dont, but it does seem like you are a disrespectful small human being. I mean, what is this?? Are you seriously living in Norway sitting on the internet telling lies about the norwegians as a way of venting you frustration and inferiority? Dont you see how pathetic that is?

hahahaha just keep denying the thruth?? Are you serious? You really are just a bubble of air. Jesus is crying! lol. Norway is a small country and we dont take to kindly to a blog like this spreading propaganda about our people. Here you have been given an oportunity to live in a civilized society, and this is the way you repay us? You owe this country a great deal, and francly we are getting tired of trying to help the little peolple, that come from the underdeveloped world. You should be sterilized so that you dont polute the world and reproduce, or is that to late? Please tell me it isnt. I wonder what your husband says about this. is it ok that i link this blog on various forums in Norway?
----------------------------------------------------xxxxxxxxxxxx----------------------------------------------------
Fim da segunda mensagem...

Gente não vou fazer comentarios sobre o primeiro texto... Atacar minhas ideias tudo bem, mas me atacar como pessoa, sem me conhecer, ao meu ver, a pessoa ja perdeu toda a razão...
Mas dando uma olhada na segunda parte do segundo texto (onde ele ficou realmente irritadinho), e' que eu acho que a pessoa mostrou a verdadeira faceta...

Here you have been given an oportunity to live in a civilized society, and this is the way you repay us?
Traducão: Aqui você teve a oportunidade de viver em um sociedade civilizada, e e' dessa forma que você retribui?

You owe this country a great deal, and francly we are getting tired of trying to help the little peolple, that come from the underdeveloped world.
Você deve a esse pais uma boa parcela, no's estamos cansados de ajudar pessoas pequenas de paises em desenvolvimento...

You should be sterilized so that you dont polute the world and reproduce, or is that to late?
Você deveria ser esterializada então você não poluiria o mundo ao se reproduzir, ou e' tarde demais?

E no final o "civilizado" tenta me intimidar
is it ok that i link this blog on various forums in Norway?
Tudo bem se eu publicar esse link em varios forums na Noruega?

A verdade e' uma so' minha gente... Na terra dos outros sempre havera discriminacão... Pra eles e' indiferente se muitos de nos estudaram em melhores colegios do que eles, se tinhamos acessos a medicos de qualidade e em curto prazo de tempo, bons empregos, se tinhamos uma casa confortavel, se nossos pais tinham carros zeros na garagem, se tinhamos empregadas domesticas, se comiamos em restaurantes praticamente todos os dias... Sempre seremos vistos como pobres coitados que precisam de ajuda, que vieram pra Noruega em busca de uma vida melhor, dando o golpe da barriga em algum noruguês... E que por isso deveriamos calar a boca, fazer vista grossa e não apontar as falhas do pais... Se todo mundo achar que tudo e' perfeito, melhorias nunca serão feitas, não concordam???

E pelo visto essa pessoa tem muito tempo pra jogar fora... coisa que eu não tenho... Como dizem no Brasil: Se doeu e' que a carapuca serviu, rsrsrsrs...

Ahhhh sim, e a partir de hoje as pessoas terão que ter uma conta do google p/ escrever nesse blog... Ser covarde e se esconder atras do anonimato e' facil... Dificil e' defender suas ideias e conceitos "botando a cara"...

18 comentários:

Josy disse...

caraca, mas como você disse a carapuça serviu mesmo.
Odeio esse clichê de europeus que pensam que os latinos americanos vem para a europa somente em busca de uma vida melhor e que as mulheres latinas estão sempre atrás de um gringo para tirá-las da probreza de seu país...
Brasil tem a sétima ou sexta maior economia do mundo, o problema é que aquele antigo de sempre Corrupção. Mas assim como a Noruega e Suécia eram extramamente pobres e hoje em dia oferecem uma vida melhor para a sua população, sonho e acredito que o Brasil também chega lá, afinal temos poucos mais de "512" anos.

Daniela Santos-Hansen disse...

Que palhaços esses dois... e nem se identificaram, é para rir né?

Ainda bem que no meu blog não me aparecem esses malas. Por isso acho válida sua idéia de retirar a opção de comentários anônimos.

Carolina Krogedal disse...

Dani, foi a mesma pessoa que escreveu os dois textos...

Sinceramente... Esse tipo de papo me cansa... Esse suposto norueguês no minimo tem a memoria muito fraca... Esqueceu-se que no passado existiram dois enormes fluxos emigratorios da Noruega para os Estados Unidos, inclusive no ultimo em meados de 1860 , cerca 800 mil noruegueses debandaram para os Estados Unidos fugindo da sua grande maioria da pobreza e do frio, na epoca isso equivalia a 1/3 da populacão... Então... ele agora quer meter o dedo na minha cara e dizer que eu vim pra ca por interesse? Porra... Eu to cansada de hipocrisia sabe... Muito facil abrir a boca pra dizer: Meu pais e um pais ecologicamente correto, sem desmatamento e tals... LOGIGO, mas olha de onde vieram os moveis, India, Indonesia, china, onde eles sabem que praticamente não ha controle...Ah sim, desde que não sejam as nossas criancinhas loiras de olhos azuis, a montar os moveis ta tudo bem...
Não, prostituicão no nosso pais e proibida, mas tudo bem se os "homens da lei" derem ali uma voltinha pelo leste europeu pagar por uma noite, so uma noite não faz mal... Eu tenho a consciência limpa que eu não faco merda no pais dos outros... Meus comentarios são so alertas p/ os brazucas se tocarem que não ha nada de Glamour ou luxo, na Noruega. A vida e' digna, e isso basta... Ahhhh, mas eu não vou deixar de escrever meus textos ironicos, nem por um decreto!

kate disse...

Só não a descriminacão em nosso país para com esse povo,fico P*** da vida com isso,eu estou sentindo na pele isso.semana passada em uma das aulas a professora fez a sala toda ler menos eu e outra brasileira que estva,e como s enão fosse pior os proprios imigrantes que lá estão para aprender também te descrimina por não falar inglês,sei não só Deus na minah vida pra me dá forcas...sinto que para me as coisas ainda são mais dificeis pork meu esposo não é noruegues.concordo com cada palavra sua em seu coment´rio do dia 10...

Luciana disse...

Eu vim ler umas tres vezes porque tava sempre fazendo outra coisa e tinha que parar. Mas enfim, menina que cara mais doido, deixar esses comentarios enormes aqui no seu blog e ainda por cima como anônimo, fico pensando como esse leitor chegou a seu blog, se traduziu do português por tradutor, ou seria alguma brasuca te trollando...
Realmente, partir pro pessoal eh grosseiro demais, ainda mais quando se faz por tras de um anonimato, mas agora que vocë fechou, so colocando a cara, mesmo que fake, pra comentar aqui.

Beijo

Carolina Krogedal disse...

Kate, li todos os seus comentarios, so não os publiquei pq vc deixou o email nos outros dois... Ja vou te enviar uma mensagem...

Carolina Krogedal disse...

Lu, por isso escrevi um "suposto" norueguês... Eu tb acho que essa presepada não e' coisa de norueguês... Noruegues mesmo não esquenta com nada, ia fazer como meu marido, ouvir o "causo", rir e não dar a minima...
Prova disso e' que escreveu em inglês... Noruegueses podem, mas so' escrevem textos em inglês se for uma necessidade, pq a maioria, mesmo tendo um inglês de dar inveja, tem receio/vergonha de falar/escrever... Isso e' coisa de brazuca, kkkk, eu conheco o meu gado :-) O engracado disso tudo, e' que esse texto foi escrito ha uns dois anos, e esse e' um dos textos que eu teria o prazer de reescrever ou, ja seria um texto que eu não teria escrito... Tipo, adooo, adooo, cada um no seu quadrado... Hoje faco cara feia e se tiver que falar falo na hora... Como p/ menino que sentou do meu lado no ônibus, ia comendo o biscoito de bacon, limpando a mão no estofado do ônibus e metendo a mão no biscoito de novo... Eu tô me lixando se ele tava "limpando" a mão no lugar onde todo mundo coloca o rabo, mas eu tive que falar... Ei jovem, sabe que eu pego sempre esse ônibus com a minha roupa limpinha todo santo dia... Acho que ele nem me entendeu, mas tudo bem...rsrsrs. Eu so' não deleto, pq eu curto ler alguns textos, ver como a cada ano minha visão da Noruega muda, tipo alimentos que eu odiava, e hoje eu não vivo sem, comportamentos que eu repreendia e hoje faco igual, e coisas que me incomodavam e hoje eu acho graca... Acho que o proposito do meu blog e' esse, mostrar "a evolucão da minha concepcão de Noruega". Vocês ainda estão ai, viajando comigo?kkk O problema todo na minha teoria e' que eu não tenho mais tempo p/ escrever no meu blog... Eu trabalho em media 25 dias no mês, e quando sobra tempo e disposicão vou pra academia (shame on me, so fui quatro vezes de abril pra ca, eu estava tão "flink", maldita pascoa, kkkk)... Quando eu não estou no trampo, e não estou na academia, estou dormindo... Pq estou em uma fase que so vivo exausta, de fevereiro pra ca, estou um bagaco... Vcs podem imaginar o estado da minha casa, quem sou eu pra falar deles agora... Algumas coisas a gente so' entende sentindo na pele, passando pela mesma situacão...

Mah disse...

Se a pessoa esquentou com seus posts, Carol, a carapuça caiu como uma luva, hein. Nada a ver esse tipo de ataque pessoal e afins. Se quer discutir algo acerca dos posts, posicionando-se e argumentando, não custa nada mostrar as caras e assumir pelo que escreve... E outra, Carol, tu sempre deixou claro que os posts são com base nas SUAS experiências e observações. GO AHEAD, CAROL :) bjo

Adriana disse...

Olha eu senti q tinha coisa errada quando vi q tinha post e estava sem titulo, vc sempre coloca titulo ehehhehehe. Mas tb com uma visita dessa não tinha nem como intitular o post mesmo. Q coisa mais estranha viu, e acho q a Lú matou a pau, deve ter brasileiro envolvido nessa palhaçada ai (senão é coisa de deslumbrada).
E ainda por cima prejudica quem não tem conta no google de tb participar do blog...Aff gentinha q não tem o q fazer e fica procurando gente para atormentar.
Carolina, continua com tudo q seu blog é fenomenal e a grande maioria adora suas visões e seu jeito de apresentar suas idéias. Afinal ainda existe liberdade de expressão nesse mundo internético né? E tenta achar um tempinho pra gente...fico maior esperando novos posts.

Bete Strøm disse...

Eu tenho certeza que isso eh coisa de fake invejosa... Sabe??? Duvido que algum noruegues perderia o tempo escrevendo e ainda mais em inglês--- Resumindo...Tu eh linda, trabalhadora, vai a luta consegue o que quer... Esse tipo de pessoa, incomoda um bando de BRASILEIRAS que nao tem o que fazer e ficam a todo instantes nos monitorando e ameacando, usando fakes, ... Eh cada coisa que aparece...Flor, Nao da ibope para essa gente nao... eles adoram... Te cuida!!!! Feliz dia das maes para todas as mamaes e filhas bjus!

Marcela Orsini disse...

Mmmm

Carolina Krogedal disse...

Ai meninas... As vezes eu fico pensando que e' uma criatura que se deu muito mal na Noruega, mas que p/ não ficar por baixo fica contando altas lendas p/ galera do Brasil, de como ficou rica, como o pais e' perfeito, tudo e' lindo e como o sistema funciona sem falhas tals...E como ela esta muito melhor agora do que quando estava no Brasil e coisas do gênero... Sei la', tem doido pra tudo nesse mundo...

Na Porteira Cast disse...

Tudo bem, Carol?
Meu nome é Randal Bergamasco, sou do podcast NA PORTEIRA CAST e queremos começar um novo quadro em nosso site. Só que para isso precisamos da participação dos brasileiros que estão no exterior. É simples: queremos mostrar vários países na ótica de um brasileiro. Mas para isso, a gente queria exibir vídeos feitos pela própria pessoa (afinal, a gente não pode estar aí!), que falaria algo sobre o local. Sabe, falar sobre a cidade, o povo, a comida, os pontos turísticos... A gente quer fazer um vídeo de, no máximo, 20 minutos. Eu sou editor de vídeo, seu trabalho seria apenas captar as imagens e eu iria editá-los. Tenho o servidor do meu site para que possa enviá-los. Nosso site é o www.naporteiracast.com.br. Ouça lá e confira. Obrigado!

Na Porteira Cast disse...

Tudo bem, Lu?
Meu nome é Randal Bergamasco, sou do podcast NA PORTEIRA CAST e queremos começar um novo quadro em nosso site. Só que para isso precisamos da participação dos brasileiros que estão no exterior. É simples: queremos mostrar vários países na ótica de um brasileiro. Mas para isso, a gente queria exibir vídeos feitos pela própria pessoa (afinal, a gente não pode estar aí!), que falaria algo sobre o local. Sabe, falar sobre a cidade, o povo, a comida, os pontos turísticos... A gente quer fazer um vídeo de, no máximo, 20 minutos. Eu sou editor de vídeo, seu trabalho seria apenas captar as imagens e eu iria editá-los. Tenho o servidor do meu site para que possa enviá-los. Nosso site é o www.naporteiracast.com.br. Ouça lá e confira. Obrigado!

Danielle disse...

Eu estou passada! .... Como voce disse não concordar com seu ponto de vista e criticar é uma coisa, agora levar pro lado pessoal e te agredir como pessoa, perderam a razão totalmente!! ...

E sim, tem noruguês e norueguês ... aqui em casa moro com dois, meu marido é super limpinho, mas meu cunhado (que mora conosco) é um porcalhão!!

Ah, tb acho que foi a mesma pessoal que escreveu os dois textos! ... Tem gente na net que não precisa nem concordar ou desgostar do seu post, eles gostam é de trollar! ... Não liga pra eles não, é gente triste que precisa "humilhar" alguem pra se sentir melhor com eles mesmos!!! ;)

Beijão

Carolina Krogedal disse...

Agora imagina meus amores, se eu saisse por ai rebatendo tudo que falam das brasileiras pela internet? Eu não iria fazer outra coisa da minha vida... kkkkk. Eu sinto tanta falta de escrever, mas... Time is money, e eu tenho que produzir o maximo agora que estou cheia de saude e disposicão, pq "o futuro a Deus pertence" :-)

Nadja Kari disse...

Eu não sei... pois todos os noruegueses que eu conheço (ok... não são muitos, uns 10 no máximo) tomam banho todos os dias. E eu não costumo generalizar nunca, nem para coisas boas nem ruins.Cada um com sua cultura e com respeito.

Considerei seu primeiro post mais um desabafo e não uma crítica em si. Eu não sei se os julgo mal não, pois se falassem algo da minha casa, eu poderia também ficar chateada. Como fiquei, quando um dinamarquês veio se hospedar por aqui e só tirava foto das coisas feias, velhas e pobreza e escrevia aos amigos que o Brasil era assim. Eu fiquei triste, pois claro que aquilo existia, mas não era só isso ( e eu que já li seus blogs inúmeras vezes, sei que você fala muitas coisas legais).

Mas quero dizer que eu entendo o que essas pessoas escreveram, como se sentiram ao discordarem de algo , ou encontrarem algo que podem considerar antigo ou não condizente com sua realidade atual.
Sempre lidamos com isso a vida toda...

Beijos

multikolorida disse...

Prezada Carol "Oráculo", sou leitora e fã do seu blog que sempre e referencia p mim.
Estive pensando muito sobre o medo de imigrantes ( as vezes velado) pelos noruegueses e o vicio pelo dinheiro, o pavor que eles tem de serem roubados pela gentalha do hemisferio sul (porem os negocios de petroleo c Brasil interessam e bem a eles).
Apos dois anos de namoro c meu norge (qconheci atraves de amigos em Berlin) e viagens pelo mundo que fizemos juntos, casa que montamos juntos aqui no Brasil {eu pago aluguel sozinha}, ele me pediu em casamento duas vezes..aceitei na segunda mas decidimos nos estabilizar primeiro. Eu sou financeiramente independente e qdo conheci a familia dele em Asker, Sandvika e Oslo este ano foi por minha conta nas minhas ferias do trab.
Nao quero viver o sonho de fisgar um rico nunca sonhei em viver no frio sinistro daí..nem dar golpe da barriga mesmo que minha sogra peça um neto enlouquecidamente. Falo ingles fluentissimo, frances e espanhol. Conversei de igual para igual com a familia. E ja estudo bokmal c professora particular. Estavamos planejando que eu terminasse minha faculdade..para fazer o mestrado la ou melhor na Suecia. Apenas com dois meses sem nos vermos, porem com muito trabalho surgindo pra ele, grana entrando e oportunidades de ainfa mais estabilidade, ele liga dizendo que conheceu uma norueguesa e decidiu optar por ela por ser mais facil e porque ela tem familia e amigos noruegueses, fala o idioma...enfim..provavelmente branca e loira.
Eu fikei sem chao mas acho que a maior influencia foi de amigos e princ. familia com medo da brasileeeeeira(BUuuu) com esta xenofobia maldita que eles nao assumem! Mesmo apos Breivik expor esse xenofobismo!!!
Sei que ele esta infeliz influenciado de alguma forma pois me ligou chorando...pedindo um tempo..nao quer terminar.ta em duvida etc.

detalhe: a mae, mesmo sendo ex-viciada em heroina e bebendo q nem um gambazinho,trabalha na NAV. acho q quando se tocou q a nora poderia ser uma possivel miseravel tomando o dinheiro do filhote, se apavorou e botou um bloqueio. Desculpe a longa postagem mas vc sofre ou sofreu com essa discriminacao pela familia do marido? como lidar com isso? to deprimida e revoltada ao mesmo tempo mas nao queria desistir do meu amor abaixando a cabeca só pq venho d um pais em "desenvolvimento".

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)