20 de abril de 2011

Validando o seu diploma na Noruega - Nokut


O orgao responsavel por validar, ou näo, seu diploma de nivel superior na Noruega e o Nokut. Para isso, você tem que traduzir o seu diploma e o historico da faculdade, preencher o formulario que esta no site e enviar tudo a eles. Aconselho que levem tambem o diploma do segundo grau, que näo precisa necessariamente estar traduzido. Depois você pode ir pessoalmente ou enviar tudo pelo correio (se näo me engano), quando se trata de documentos importantes (uma segunda via de um diploma da faculdade pode levar ate seis meses p/ ficar pronto), eu prefiro ir pessoalmente. O seu diploma nao sera reconhecido se näo tiver sido aprovado pelo MEC no Brasil, por isso certifique-se de que sua faculdade esta cadastrada e tudo esta "em dia". http://emec.mec.gov.br/. Outros fatores podem impedir o reconhecimento do seu diploma, lembro que uma amiga que fez psicologia näo conseguiu a aprovacäo pq segundo ela, a faculdade dela usava uma "outra linha de psicologia" do que a usada na Noruega. Pois bem, o site do orgao e esse aqui: http://www.nokut.no/en/, versöes em inglês e norueguês. Se tudo der certo, e eu espero de verdade que tudo acabe bem, vocês iräo receber um certificado como esse.

13 comentários:

ÉRICA disse...

Oi, Carol...olha que íntima ! haha
Adorei seu blog...muito interessante e informativo !

Eu vi que o orgao que faz o reconhecimento do diploma de nivel superior é o nokut (ainda bem que a minha é reconhecida pelo MEC, é ufrj), mas enfim...eu gostaria de saber mesmo, (se vc souber ) depois do processo de reconhecimento, quais sao as outras etapas seguintes até que seja possivel exercer a profissao (se ficou curiosa, estou cursando nutriçao rs) lá .

BJUS

Carolina Krogedal disse...

Oi Erica! Eu me formei pela ufrj tb. Cada caso e um caso, por isso e dificil dizer. Mas geralmente as pessoas que sao da aerea de saude, tem que fazer um curso especifico p/ aprender a "linguagem tecnica" em noruegues, ou algo assim, nao sei ao certo. No curso que fiz pela Nav, vi um medico paquistao trabalhando como auxiliar de enfermagem, pq ele ainda nao podia trabalhar como medico, pq tinha que se especializar...ou algo assim. Nao sei dizer exatamente...

Anônimo disse...

Oi Carolina. Vi na sua entrevista no blog da Bete Strøm que vc é formada em Letras. Eu tbem sou e já reconheci meu diploma aqui,e mesmo tendo bacharelado/licenciatura no Brasil, aqui foi reconhecido somente como "høgskolekandidatgrad". Com você foi a mesma coisa, ou eles reconheceram como bacharelado? E o que fazer com esse reconhecimento agora, rsrs. A gente recebe um salário melhor devido a ele?
Obrigada
Melissa

Carolina Krogedal disse...

Oi Melissa! Foram reconhecidos 3 anos de bacharelado e 1 como "høgskoler". P/ ser sincera nem sei a funcão do meu diploma, pq quando trabalhei como vikar por dois dias nem o meu diploma pediram p/ ver, só viram o meu curriculo... Uma vez ouvi dizer que quem tinha nivel superior ganhava mais independente da funcão exercida, mas acho que isso é lenda.

Polyana Nielsen disse...

Eu consegui o reconhecimento da minha licenciatura também como um Bacharelado de 3 anos. Agora estou no processo de reconhecimento da parte de educacão , todas as disciplinas pedagógicas que eu fiz (didática, prática de ensino, psicologia da educacão, etc...). Gostaria muito de agradecer publicamente a você porque foi através deste blog que eu descobri a possibilidade de reconhecimento pelo NOKUT. Até então eu estava com muito medo e ver que você já tinha me deu mais forca para ir em frente. Agora eu quero o reconhecimento da parte pedagógica porque eu fiz licenciatura e não um bacharelado. Eu sempre apresentei meu diploma em escolas onde trabalhei, mas ainda assim era paga como lærer uten godkjenning porque não tinha o papel do nokut. Agora com o papel da UDIR estou pedindo também como morsmål lærer, me pediram o Bergenstest com no mínimo 450 pontos, eu tenho 550 então esta parte será tranquila. Agora estou torcendo para que o resto seja aceito. Muito obrigada por disponibilizar informacões neste blog que ajudaram muitas pessoas e me ajudaram a ter coragem para lutar :)

Fala Noruega disse...

Obrigada pelas palavras Polyana! Isso me estimula a seguir escrevendo. Parece bizarro, mas nem todos entendem que o objetivo do blog é ajud

UniversEssay disse...

Bom dia! acabei de achar esse teu blog :)
Eu nao sei se vc vai me responder, mais nao costa nada tentar.
Eu to desisperada porque mora aqui na Italia des do 2004.
Agora vou mudar para Oslo a novembro, mais eu to de sacco cheio de ter o diploma de escola secondaria de II grau (suppletivo reconhecido ). Quero ter mais conhecimentos e arrumar um bom trabalho.
Aqui na Italia trabalhei como segretaria por 10 a, so com o diploma escolar brasileiro.
Atualmente fiz 1 e meio de escola aqui, corso de italiano e 2 curso na area da saude de 2000 horas, reconhecido pelo estado italiano.
Gostaria de poder convalidar os meus documentos para fazer uma escola/facudade ai a Oslo, depois de um ano, quero tentar.
Muito obrigada pelo artigo que cv escreveu.

Fala Noruega disse...

Na área de saúde suas chances são enormes! É importante aprender o norueguês o mais rápido possível, inglês é um plus plus. O problema é que geralmente o visto para europeus demora uns 3/4 meses, e depois tem lista de espera para o curso de norueguês, mas com muita sorte você começa em janeiro. Aqui o primeiro ano da faculdade é considerado como o último ano do ensino médio, por conta disso, cursos politécnicos de 3 anos não são considerados como bacharelado, mas sim como um curso técnico. Aconselho a iniciar os estudos em norueguês pra ontem, pois hoje em dia pouquíssimos lugares estão aceitando pessoas sem pelo menos o nível intermediário na língua.

Aimée disse...

Ola! Eu validei minha educacao de bacharel em Geografia em 2008 e Como e comum a todos tambem nao tive minha licenciatura validada pelo NOKUT. Foi apenas semana passada que soube da possibilidade de validar a licenciatura atraves do Utdanningsdirektorat (UDIR) e dei entrada no processo. Eu ja tinha comecado um curso de PPU este semestre com progressao de 50%, entao quer dizer, levaria dois anos pra me formar de Novo. Como voces podem imaginar seria um alivio imenso se minha licenciatura fosse validada aqui e estou muito curiosa pra saber se realmente tenho chance. Ja peneirei a internet em busca de outros brasileiros que tenham pedido a validacao da licenciatura pela Udir mas ta dificil de encontrar. Alguem aqui conseguiu ou conhece alguem que conseguiu validar a licenciatura pela Udir? :)

Aimée disse...

Ah! esqueci de escrever um detalhe importante: eu fiz um curso de mestrado aqui na noruega entao tenho uns 300 Pontos de estudo superior. Se entendi direito o que esta na lei da educacao a Pessoa precisa ter pelo menos 240 Pontos que incluam disciplinas pedagogicas. Agora a minha duvida e se essas disciplinas sao as mesmas daqui, se serao aceitas...

Fala Noruega disse...

Aimée, quando descobrir me conta!

Unknown disse...

Oi Carolina, você sabe me informar se a tradução dos documentos de graduação (Diploma e Histórico escolar) devem ter tradução juramentada? ou é tradução simples?

Fala Noruega disse...

A tradução infelizmente tem de ser juramentada...

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)