2 de janeiro de 2009

Curso de Norueguês!!!



Em novembro comecaram minhas aulas de norueguês, confesso que o início foi bem difícil, já que as aulas mesmo comecaram em agosto, mas eu só fui liberada p/ estudar (questão de visto e outras documentacões necessárias) bem depois... Estava tensa no primeiro dia de aula, é chato comecar em uma turma adiantada onde todo mundo já está entrosado... mas lá fui eu... No primeiro dia de aula pensei... não vou conseguir acompanhar, a professora só fala em norueguês e rápido... não conseguia entender uma só palavra... mas ia empurrando do jeito que podia com a barriga... Depois da segunda semana já comecei a entender, obviamente não tudo, mas já conseguia "pegar o contexto". Na terceira semana já tinha arrumado encrenca com as meninas da Chechenia (logo com quem). É impressionante a diversidade cultural a que fico exposta só de ir a esse curso... Na minha sala tem gente do Quênia, Etiópia, Turquia, Kosovo, Polônia, Rússia, República Dominicana, China, Paquistão, Thailandia, Indonésia, Philipinas, Burma, Iraque e uma brazuquinha docinho de côco que me acompanha... É um verdadeiro mundo, e sempre que posso tento puxar assunto com um deles p/ fazer perguntas... acho que tudo isso não tem preco... Pois bem, continuando... após quatro semanas no curso recebí a noticia de que as prova finais seriam na próxima semana... como assim??? Tinha perdido 10 capítulos do livro, e não me sentia nem um pouco segura p/ fazer prova nenhuma, quanto mais as provas finais do período... Mas lá fui eu novamente... confesso que tive que apelar, fiz uma cola básica a qual acoplei no meu estojo... crente que isso iria me ajudar... affffffssss... doce ilusão... no final das contas não caiu nada do que eu tinha em mente... foram 3 dias de prova, no primeiro dia, fizemos a parte gramatical, com direito a uma pequena redacão de 150 palavras... fiquei com uma cara de babaca tentando imaginar como faria isso... no final fiz só 50 palavras... que os deuses me protejam...rsrsrrs. O segundo dia foi um pouco mais tranquilo... foi uma espécie de ditado... e questões de múltipla escolha... nada muito complicado. Mas o terceiro dia foi o mais interessante, nos dividiram em grupinhos de 3 cada, então tivemos 2 professores fazendo perguntas, sobre alguns temas... depois comecamos a conversar entre nós três (uma brazuca + um turco + uma menina da Indonésia, imagina o que naum foi...). No final deu tudo certo, fui até elogiada pelo professor mesmo tendo pagado um micão...abafa! Resultado: passei p/ o próximo periodo, as aulas comecam no dia 15, vou estudar de manhã (4 horas) e a noite (aulas de sociedade norueguesa, affffsssss). Enquanto isso estudo em casa, revendo os capítulos que perdí... Não vejo a hora de acabar o curso e conseguir logo um "trampo" (como diriam os paulistas). Vida de dona de casa cansa...

6 comentários:

Unknown disse...

eu tenho que skriv en commentar to you .... but i cant write nothing so .... good luck my friend!!!!!

Carolina Krogedal disse...

Você tem que me ensinar a usar esta budega aqui, um monte de gente deixou comentário e eu só vi agora, rsrsrrs.

Bete Strøm disse...

Oi querida td bem?
Pois é, como esse post é antigo, acha que nessa altura do campeonato, vc está tagarelando norueguês né?
Pelo que eu entendi, vc falava inglês, menos mal e eu? Mal falo português?
To indo para a terra de bacalhau no final de janeiro, que sabe agente não se tromba por ai?
Bjs
Ps: Gostei do seu blog, vou fuçar um pouco mais:)

Carolina Krogedal disse...

Oi Bete, meu norueguês ainda não está fluente, mas eu já me viro bem...Bom, o fato de você não falar o inglês vai te ajudar a entender o norueguês mais rápido. "A necessidade é a mãe de todas as criacões", rsrsrsrsrs. Quem sabe a gente não se esbarra, eu não paro em casa ;-) Bjks mil, Carol!!!

Flavia Kamilla disse...

Achei teu blog por acaso.
Parabéns, esse blog é simplesmente foda.

glenda disse...

que inveja... minhas aulas de noruegues sao uma joca, meu prof nao quer nada com a hora da noruega. estou aqui a um ano e ainda no capitulo 4 do livro. :(

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)