3 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 & Algumas dicas para 2012

Não posso reclamar do ano de 2011, ele passou rápido mas foi extremamente gentil comigo... Tanto na parte profissional (a sonhada promocão que eu queria no trabalho saiu em setembro), quanto na vida privada; Já mencionei que o maridon e eu compramos uma casa, e que nos mudaremos em marco deste ano? Acho que também não comentei que estou quase uma rata de academia, indo um dia sim, um dia não. Tampouco revelei que desde novembro minha alimentacão está totalmente natureba e que já perdi 3 quilos desde então??? Mas chega de informacões da minha vida privada, não quero matar vcs com essa overdose de chatisse... Eu estou realmente impressionada como a Noruega ajudou e ainda me ajuda a me desenvolver como pessoa, é a prova de que a necessidade é a mãe das invencões, e de que são as dificuldades no caminho que fazem você crescer. Eu estou me reinventando a cada dia.

Então ficam aqui algumas dicas para 2012:

1 Nunca se compare com os outros. E daí se fulano aprendeu o idioma mais rápido que vc, talvez fulano não tenha nem um décimo dos seus dotes culinaristicos, talvez quando fulano dance não tenha nem um pingo da graciosidade e do gingado que você tem, que faz todo mundo do lugar parar p/ olhar p/ vc. As pessoas são diferentes, valorize seus dons e trabalhe suas fraquezas... Quando sofria com a matemática na época da escola meu tio sempre dizia: Talvez beltrano leve 5 minutos p/ entender uma coisa você levará uma hora, mas no fim, com muita dedicacão vc chegará ao mesmo ponto. Valorize-se dê ênfase ao que você tem, não ao que você não tem.

2 Seja forte, e ganhe a admiracão e o respeito das pessoas ao seu redor. Estava conversando com uma amiga que está em meio a uma crise conjugal, e quase choramingando ela disse: - Tudo que eu quero é ser tratada como uma princesa, eu não disse com essas palavras, mas o que eu queria responder era o seguinte: Quer ser uma princesa??? Pois porte-se como uma! Minha tia disse uma frase que eu jamais vou me esquecer: As pessoas só irão pisar em você se você permitir. Não aceite ser subestimada (e caso seja, use isso ao seu favor), não deixe que os outros achem que sem eles você não é nada... Hei, Hellooooo!!! Você deve ser o centro do seu universo, nada deve ser mais importante que você, nada, nadinha, pq quando não se é feliz, é impossível fazer outras pessoas felizes. Não use dinheiro ou poder como fonte de admiracão, pq na verdade vc só atrairá parasitas. Seja mais você , mas não fique cantando de galo...tem coisa pior do que escutar alguém falando como arrasa na hora de se vestir, ou como tem um corpo lindo, ou como aprendeu a lingua norueguesa rápido e coisas do gênero???  Se isso realmente fosse verdade, outros estariam fazendo essa propraganda, não você mesma .

3 Isso eu aprendi com o Budismo: O desejo é a causa de toda a dor e de todo o sofrimento. Eu estou longe de atingir o nirvana, mas a cada vez mais cultivo o hábito do desapego. Ultimamente tenho feito  poucos planos na minha vida, e curiosamente as coisas estão simplesmente fluindo. Parando p/ pensar eu não preciso de um guarda-roupas cheio de roupas, até pq sempre acabo usando só umas duas ou três pecas favoritas. Um desejo não realizado = Frustracão.  

4 Pare de culpar outras pessoas ou lugares por sua infelicidade. Se você fizer a sua parte, você nunca será totalmente dependente economicamente ou emocionalmente de nada nem de ninguém. Construa sua fortaleza interior. A frase pode parecer um pouco cliché mas é verdade, "A Felicidade está dentro de cada um de nós". Seja uma pessoa melhor, sinta-se bem consigo.  Essa dica eu achei na internet ha um tempo atrás e abriu de certa forma  minha mente.



5 Pode ser doloroso assistir, mas deixe as pessoas queridas ou não cometerem seus próprios "erros". As vezes quando sento com as minhas amigas e tem uma novata no meio, vem a minha amiga e diz, a fulana acha que tal e tal e tal é fácil Carolina, fala p/ ela... Eu? Eu não sei de nada não beltrana... A verdade é que o que deu errado p/ umas pode dar certo p/ outras, e mesmo quando eu tenho a certeza que não vai dar certo eu fico calada, pq infelizmente algumas pessoas acham que isso é "botar areia". Então ultimamente estou praticando a arte de calar a boca, mas devo confessar que me dá um certo prazer no final aquele pensamento: "Eu sabia que não ia dar certo, não pq eu não queria que isso acontecesse, mas sim pq era uma coisa tão alienada que só cego não via que não ia dar certo.". Então aqui fica a dica... Para as veteranas: Deixem as novatas explorar a Noruega por conta própria, e cometer seus próprios erros, mas não negue ajuda se elas vierem com dúvidas. As novatas: "Respeite quem soube chegar onde a gente chegou".


FELIZ ANO NOVO!!!

E nunca se esquecam: O poder é de vocês!!!!

19 comentários:

Nadja Kari disse...

Oiiii!!!! Adorei o post, e todas as dicas. Este ano quero mesmo ser forte, determinada a realizar tudo que planejar :)
E fico contente que sua alimentação está melhor e você satisfeita com ela, preciso fazer isso também!!!

Beijão!

Luciana disse...

Adorei o post.
Menina, o ano fez bem mesmo, você ta belíssima na foto.

Beijo

Aline Costa disse...

Caramba Carolina parabéns pelo seu post, como escrevi essa semana para Luciana e agora para vc, sempre leio o blog de vcs mas nunca escrevia. Então venho aqui expressar um pouco pra vc sobre o blog, parabéns mesmoooo viu. Sou recém chegada na Noruega apenas 2 meses e meio e com certeza tenho muito a aprender como vcs que escrevem por aqui. Com certeza virei mais vezes lhe visitar e quem sabe trocar idéias. Um Feliz 2012 para vc tb, que seja repleto de realizações.

Cecília disse...

Muito bom!

Nara disse...

Oi meu amórr, você, como sempre, com posts arrasadores! Faço dos seus conselhos os meus, especialmente em relação a deixar as novatas explorarem a Noruega, viverem suas próprias experiências que podem sim ser bem diferente das nossas. Até porque, quem disse que somos iguais, não é mesmo? Tem também o tempo de deslumbre que a gente precisa respeitar sem jogar um balde de água fria logo de cara.
Muitos beijinhos meus

Mah disse...

Adorei o post reflexivo, Carol! Altas dicas :) E Feliz Ano Novo p/ vc e todas aqui do blog :]

Unknown disse...

Carolina,
Hei, hvordan gjør du? :)
Snakker du norsk??
Jeg er fra Brasil også, men jeg snakker norsk her bare for å øve... :)
Então, falando em português, eu gostaria de saber se vc conhece algum lugar bom (e barato) pra eu ficar com meus pais aí na Noruega em regiões próximas a Bergen. Eu procuro, procuro, mas só acho pousadas extremamente caras e muitas são no meio do nada... Vc conhece algum???????
PS: Eu tenho apenas 14 anos, e estou aprendendo norueguês, devido ao Mundo de Sofia... hehe... vc saberia me dizer se há alguma livraria daí que venda a versão (Sofies Verden) para o Brasil???

Obrigada
Alice Dias!!

Carolina Krogedal disse...

Oi Nadja! Querer e poder, por isso boa sorte com a sua nova empreitada!!!

Lu, a foto ficou boa mesmo, mas eu não estava nem podendo respirar pq a cinta era um numero menor, ha ha ha.

Um super obrigada Aline!!! E um feliz ano novo p/ vc tambem!

NARA A VOCÊ UM SUPER HIPER ESPECIAL AGRADECIMENTO POR TER SIDO TÃO PRESTATIVA E AMOROSA DESDE O PRIMEIRO DIA EM QUE BOTEI MEUS PES NESSA TERRA NORDICA! O MUNDO PRECISA DE MAIS PESSOAS ESPECIAIS COMO VOCÊ! TE ADORO AMIGA!!!

MAH! FELIZ ANO NOVO P/ VC TAMBEM!

Oi Alice! Infelizmente a Noruega e um dos paises menos indicados p/ quem deseja "fazer um mochilão", pq tudo e extremamente caro, da alimentacão ate o transporte, o preco do hotel sera so um detalhe... Mas fica aqui o pedido que se alguem de Bergen souber de algum lugar, por favor deixe um comentario aqui. Quanto ao livro posso procurar saber mais. Bjks e feliz ano novo!

Obrigada pela visitas meninas!!! Feliz ano novo p/ vcs!!!

Unknown disse...

Muito obrigada Carolina!!!
Eu estou procurando para baixar o livro em noruegues e não acho... se souber de alguma livraria que venda...
Brigada, e Feliz Ano Novo!!!!!!

Anônimo disse...

Olá!
Peço desculpa pela invasão... Sou a Marta, de Portugal.. e quero ir viver para a Noruega este ano!
Tenho estado acompanhar o teu blog e gostei imenso.
Será que posso contar com a tua ajuda.. informações e dicas.
Fico aguardar, ansiosa, uma resposta positiva da tua parte!
Muito Obrigado :)

Mariela disse...

Carol, tudo bom? Acabei de descobrir seu blog, muito legal. Namoro um noruegues tb, ja faz um ano, fui pra ai duas vezes, no verao, fui super sortuda, nao peguei um dia de chuva e viajei a beca ao redor da noruega e dessa ultima vez passei o natal e ano novo ai, foi uma delicia apesar da falta de neve que foi compensada no ano novo qdo fui pra montanhas. Ele é de Oslo, mas nos dois moramos em Londres, e se um dia mudasse prai nao teria tanto problema pra me adaptar a uma mudanca de cenario, Londres nao eh nada amigavel tb. hehe Mas o que eu mais fico pensando eh na lingua, nao tenho muito problemas, pq todo mundo fala ingles, amigos, familis, mas claro que sempre tem a hr que eles conversam entre eles em noruegues e desde que voltei de la agora no fim de ano fiquei pensando em tentar aprender um pouco noruegues pra nao ficar tao por fora, mas tava me perguntando, como vc fez no comeco, com o a pronuncia? Eu acho taooo complicado. Haha...se tiver alguma dica, ia ser muito bom. De qq maneira, parabens pelo blog e felicidades, quem sabe uma proxima ida nao nos encontremos :)

Carolina Krogedal disse...

Oi Alice! Falei com um amigo que trabalha em uma livraria daqui chamada Tanum, e ele me disse que eles vendem o mundo de Sofia, mas ele não soube dizer se entregam no exterior.

Oi Marta! Tendo tempo obviamente posso ajudar, envie um email para falanoruega@ig.com.br, mas deixe aqui uma mensagem dizendo que enviou, pq eu não tenho o habito de consultar esse email.

Oi Mariela, tudo blz?
Eu tenho uma certa facilidade com idiomas, mas mesmo assim ainda penei... Por sorte eu amo asistir a desenhos animados, e foi isso que me "levantou". Minha sogra tb foi de grande ajuda, entretanto meu marido so fazia me atrapalhar, pq ele fala como o pai dele, MUITO RAPIDO então ate hoje as vezes eu tenho que pedir p/ ele repetir o que disse.
Mas a gente so aprende o norueguês mesmo quando comecamos a trabalhar, pq sao centenas de milhares de informacoes diferentes que chegam ao mesmo tempo o seu cerebro se vê obrigado a trabalhar de forma mais eficiente e rapida...
E tente diminuir o uso de inglês aos pouquinhos, eu sei que e tentador mas... Foi assim que aprendi, quer dizer, ainda estou em processo de aprendizado, esse ano vou tentar fazer um exame chamado Bergens test que seria o exame de nivel mais elevado que um estrangeiro pode fazer... vamos ver que bicho da.

Carolina Krogedal disse...

assistir*

Unknown disse...

Muito obrigada mesmo!
Beijos
Alice

Bete Strøm disse...

Ola...Adorei o post, amei as dicas
e amei a sua foto! Voce esta linda como sempre!!! Desejo tudo de bom em 2012 e que Deus continue prosperando!!! Graca e paz!!! Beijao

Aloma disse...

Oi Flor! Adorei o seu blog. Estou começando um tb pois me mudei com meu marido a pouco tempo para a Noruega e preciso dividir as minhas experiências com alguém senão vou enlouquecer. kkkk Quando puder, passe lá! Beijos e Feliz Ano Novo

Carolina disse...

Oi Carol, comprou a tão sonhada casa foi?! Parabéns!

Lili Guimarães disse...

Oi Carolina, feliz ano novo!!
Descobri o seu blog há pouco e já li TODOS os posts. Adorei a maneira bem humorada com que vc passa informações super valiosas e sérias!! Agora que estou super viciada no seu blog, aguardo ansiosa por novos posts :)
Beijos carinhosos

Carolina Krogedal disse...

Oi Bete! Obrigada pelos elogios! Eu também te desejo um ano próspero e cheio de conquistas!!!

Oi Aloma! Seja bem-vinda a Noruega!!!

Oi Carol! Ainda não é a dos meus sonhos, pq eu queria mesmo era morar em Lillestrøm, mas tô tão feliz só de saber que finalmente vou ter uma casa p/ chamar de minha... ;-)

Oi Lili! Fico lisonjeada com a sua presenca no meu blog ;-) Volte sempre!!!

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)