25 de janeiro de 2012

O que é felicidade???

Gente, teve uma pessoa que não quis se identificar, mas que afirma ser do meu convivio e me deixou um recado mal criado essa semana sobre o meu penúltimo post, como o blog é meu, eu me dou aqui o direito de resposta.

Querido anônimo, acho que você não acompanhou minha linha de raciocínio, eu sei, nem sempre é fácil, mas vou tentar explicar da forma mais clara possível dessa vez.

Comecando sobre o meu conceito de felicidade...

Felicidade não significa ser isento de problemas até as mocinhas das novelas das 8 tem problemas, imagina uma mera mortal como eu, mas é ter a capacidade de livrar-se deles na mesma velocidade em que eles aparecem.

Quem poupa o lobo sacrifica a ovelha. Felicidade é não assistir de forma passiva que todas as coisas que te fazem mal e te incomodam permanecem ao seu redor pq vc tem medo de colocar a BOCA NO TROMBONE e reclamar, fazendo assim com que as coisas mudem. Gente, Galileu quase queimou na fogueira por sua conviccão de que era a terra que girava ao redor do sol... Quem sou eu p/ achar que não pagarei um preco por minhas idéias??? Mas eu não vou enfiar minhas idéias goela abaixo de ninguém, assim como também não me sinto obrigada a engolir as idéias de ninguém. Eu tenho  bom senso, e quando me deparo com alguém que não sabe a hora de calar, eu me retiro.

Aí continuando..

"Chutar cachorro morto"... DESCULPA, mas p/ mim é coisa de psicopata.  Eu jamais em sã consciência humilharia uma pessoa que eu sei que tem dificuldades de aprendizado, que tem problemas psicologicos, problemas de saúde ou que está passando por uma fase muito difícil na vida. Mais ainda se pertece ao meu ciclo de amizades. Eu uso exemplos sim, de coisas que vejo e ouco, para que outros não cometam os mesmos erros. Eu costumo não citar nomes, nem imagens, pq isso não importa. O que importa é o milagre, não o nome do santo. O problema é que as pessoas as vezes estão tão devastadas por dentro, ficando com um nivel de sensibilidade tão grande que interpretam tudo da pior forma possível. Mas lembre-se, eu sou responsável pelo o que escrevo, não pelo que você entende.

A teoria do reflexo... Essa foi um professor de física que contou em classe, quando estava dando aula sobre espelhos... As pessoas costumam criticar nas outras, o que elas não estão satisfeitas em si mesmas. Pq as que são resolvidas não sentem a necessidade de ficar humilhando os outros. Eu mais do que concordo com essa teoria. Por isso volto a repetir, os meus exemplos  são só exemplos, não são p/ rebaixar nada nem ninguém, pq eu não preciso disso. O que eu NAO posso fazer é pintar uma realidade que não é a minha. Se eu disser que hoje em dia eu tenho problemas financeiros, eu estaria mentindo, se eu disser que o meu marido é ruim p/ mim, eu estaria mentindo, se eu disser que eu não tenho um emprego eu estaria mentindo, se eu disser que sou alcoolatra eu estaria mentindo, essas sim,  seriam mentiras das grandes. Os problemas que eu tive de adaptacão na Noruega estão todos aqui, só que as vezes implicitos, só visto aos olhos dos bons entendedores. E cá entre nós, se eu pudesse só permitiria a entrada dos bons entendedores no meu blogg, p/ evitar mal entendidos como esse entre nós. Confesso que eu não tenho muita paciência com gente limitada...

Infelizmente não podemos agradar a gregos e troianos... O que era p/ ser uma mensagem de ano novo, p/ dar uma levantada de moral na galera em geral, acabou sendo motivo de acusacões infantis e sem fundamento de uma pessoa atormentada. Só queria que ele tivesse tido a DIGNIDADE de ter me falado essas coisas pessoalmente, já que diz me conhecer.  Criticas construtivas, aquelas que demamdam um certo tipo de maturidade que você mostra não ter,  são e  serão sempre bem-vindas. Mas a covardia infelizmente é um mal disseminado na sociedade atual.

 Um pequeno texo do Augusto Cury sobre a felicidade , sábias palavras...
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta".






18 comentários:

Nara disse...

Caraaaca!pennse numa resposta sensata!Realmente é muiiiito difícil ter o controle do que as pessoas pensam de nossos textos, a gente escreve p/ A e B toma para si e depois temos que correr para se explicar, ôoo saco!É por isso que eu passei a escrever apenas de makes rsrs, dá menos trabalho!!!
mas xuxu,diqueenha básicona, guarda o IP e aguarda, quem sabe o anônimo não mostra a cara?
saudades de ti !
beijoooooooooooos

Michelle Kristini disse...

olá carolina, eu postei uma mensagem aqui http://www.blogger.com/comment.g?blogID=7372634206049253753&postID=4870944899526916706&page=1&token=1327580228402

poderia depois me responder?
Obrigada!

Carolina Krogedal disse...

Pois é Nara... eu ainda tive que ouvir, ou melhor, ler, que eu escrevo p/ pessoas que não me conhecem, assim podendo criar uma especie de universo paralelo... ha ha ha. Você que é a primeira amiga que eu tive quando cheguei a Noruega tá aqui p/ desmentir que isso não condiz com a verdade. Assim como a Carol e Andreia que sempre vem fazer uma visita. Mas isso não é o pior de tudo amiga, a pior é que eu sei exatamente quem escreveu... Ele se acha tão esperto, que escreveu exatamente com as palavras e expressões que ele costuma usar no dia a dia, NÃO TEM COMO SER OUTRA PESSOA. Mas eu vou deixar isso p/ lá, ele é novo, tem muito o que aprender ainda...

Michelle Kristini disse...

testemunhas de jeová na Noruega WTF? nunca imaginei que eles já estivessem perturbando por aí huahua...sério que os médicos daí não são bons? poxa é porque eu tenho sindrome do panico e quero ter certeza que vou ter um bom médico aí,aqui no Brasil eu tenho uma excelente médica.Com relação a nudez eles são bem liberais mesmo.

Luciana disse...

Vim e li metade, agora vim pra ler o resto.
Menina, tambem nao tenho mais paciência pra gente limitada, mas sinceramente eu acho que antes um comentário limitado e anônimo do que o anônimo-conhecido tentando me convencer cara a cara que eu estou errada em pontos que ele nem entende. Aja paciência.
Essa semana a minha ta meio desgastada.
E por essas e outras que eu tirei meu antigo blog do ar e agora só escrevo amenidades, nao tenho mais tempo pra administrar as carências, complexos, análises e maluquices dos outros.

Mas adoro o seu blog, continue soltando o verbo.

Beijo

Lili Guimarães disse...

Esse blog é seu e você faz um ótimo uso dele. Faz dele uma ferramenta e tanto para aqueles que adoram saber um pouquinho mais sobre a Noruega/noruegueses. Gente chata existe mesmo, Carol...e a essas pessoas, minha mãe dá o nome de RECALCADAS. Adorei a sua réplica, mas acho que vc não deve gastar as suas palavras, muito menos o seu tempo com esse tipo de gente! E pense que para cada um que te critica, há 100 que te elogia. Eu sou nova aqui, mas já faço parte do time dos 100 :)

Marcela Orsini disse...

Oi moca bonita, só passei aqui para te dizer que te admiro muito, apesar de nao te conhecer pessoalmente. Seu blog é muito original e é um prazer lê-lo. Se você acredita em Deus, meu conselho é pedir protecao e que Ele sempre traga pessoas boas para perto de você. Eu passei por uma mês passado que foi uma loucura, uma amiga de 5 anos, a que foi minha "madrinha" na Noruega parou de falar comigo. Fiz a minha parte e perguntei o porquê e ela nao quis falar. Imaginei mil coisas, entre elas se foi algo que escrevi no blog. Mas o que podemos fazer se o que escrevemos perde o controle assim como o que falamos que pode ser distorcido por outros? Só posso te dizer que a melhor opcao definitivamente nao é parar de falar/escrever mas sim tentar usar de uma crítica muita das vezes até injusta para melhorar ainda mais sua eloquência e poder de comunicacao. Um beijo

Bete Strøm disse...

Essa semana eu li a seguinte lenda: uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. Este fugia rápido DA feroz predadora, e a serpente não desistia.
Primeiro dia , ela o seguia. Segundo dia ,ela o seguia... No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e falou á serpente : -Posso te fazer três perguntas?
- Não estou acostumada a Dar este precedente a ninguém porém como vou te devorar, podes perguntar.- Contestou a serpente !!
- Pertenço a tua cadeia alimentícia ? Perguntou o Vaga lume.
Não, respondeu a serpente.
- Eu te fiz algum mal ? Diz o vaga-lume.
- Não. Tornou a responder a serpente.
Então por que queres acabar comigo ???
- Porque não suporto ver-te brilhar.

Voce brilha e seu brilho incomoda, nao se incomode com pequenos, eu senti na pele isso, pessoas me odiando simplesmente porque tenho minhas proprias ideias e opinioes, portanto... Pessoas sensatas inteligentes, incomoda... E repito, continue "incomodando", porque voce brilha!

Flavia disse...

Faca como eu: ignore!!! Da super certo!
Simples assim!

Fernanda Abdalla disse...

Olá Carol.....nunca falei com vc porem sigo seu blog por achar que ele é simplesmente um relato real de como é a sua vida nos costumes noruegueses.....tenho nocao que deve ser muito dificil essa adaptacao e achei justa suas palavras de estimulo ao novo ano....muito desagradavel esse tipo de comentario...porem nem esquente e continue esse trabalho no blog, que acredito ser cansativo porem pra mim esta sendo muito importante. Creio que seu objetivo de ajudar as pessoas a compreender a Noruega e nao cometer seus erros é muito mais relevante que esse tipo de comentario.
Obrigado
Fer

Carolina Krogedal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina Krogedal disse...

Segredinhos segredões...Os aparelhos são de última geracão, o suporte tb é muito bom, mas a organizacão a quantidade e a qualidade dos médicos deixa a desejar, e MUITO! Infelizmente, o meu maior medo é ficar doente aqui...

Carolina Krogedal disse...

Pois é Lu, eu costumo dizer que se doeu é pq a carapuca serviu... O que eu vejo como "licenca poética", tipo usar expressões como "chorar miséria" ou "tem uma lingua que não cabe na boca". Só pra tornar um texto mais engracado, e portanto gostoso de se ler, pra quem ta debilitado, é encarado como uma ofensa um desacato, uma afronta... Poucas são as pessoas que tem a capacidade de rir de si mesmas. Quanto a isso eu tô pouco me lixando, o meu medo maior era que essa pessoa fizesse "um inferninho" com os demais amigos... Mas ontem eu estive com os demais, e ví e senti que isso não rolou. Então eu tô em paz... como alguém me escreveu, p/ uma critica são 100 retornos positivos, e a proporcão é essa mesma.

Carolina Krogedal disse...

Como eu falei Lili, eu tenho lido muito sobre o Budismo, mas tô muito longe de chegar ao Nirvana... Se eu tivesse mais maturidade espiritual eu teria ignorado e me afastado da fonte da "dor" sem DRAMA. Mas eu ainda não estou nesse nivel de desapego... Mas eu quero, e querer já é meio caminho andado :-D

Carolina Krogedal disse...

Pois é Marcela, ontem eu tive uma nocão do quanto as pessoas distorcem as coisas... Eu só não entendo pq a minha vida é tão interessante p/ outras pessoas que elas chegam a seguir como se fosse uma novela... Se eu sorrio p/ fulano ou beltrano, vira história, se eu digo algo mais picante, vira história, A vontade é de falar: Vê se ME ERRA! A minha vida privada diz respeito a mim, e só! O que eu não posso fazer é ficar me "anulando" p/ agradar aos outros, pq aí minha vida ficará insignificante, e quem passará a ter inveja da vida dos outros será eu... E cá entre nós, pior do que sofrer com os males da inveja é ser invejoso em sí, pq isso sim, é infelicidade garantida!

Carolina Krogedal disse...

Eu já conhecia essa fábula Bete, mas sei lá, ao mesmo tempo que eu me acho uma pessoa sensata, as vezes me acho besta... Pq eu tenho dignidade e acho que todo mundo segue essa linha... Mas gente que joga baixo é o que mais tem, boba sou eu...

Carolina Krogedal disse...

Flavicha, eu já estava fazendo isso... acho que isso é o que deu mais raiva...

Carolina Krogedal disse...

Fernanda vc disse tudo, é super estressante, mas também é super prazeroso escrever o meu blog, e é por isso que não me calo... Esse blog só será deletado no dia que eu achar que estou fazendo mais mal do que bem p/ mim e p/ outros, e acho que isso está longe de acontecer... Até hoje eu só tive 2 feedbacks negativos e centenas de positivos, não seria justo eu desanimar!!! Então vamos que vamos!!!

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)