20 de janeiro de 2012

Com que roupa eu vou...

Antes de mais nada... Esse não é um post necessariamente sobre moda... Até pq eu não entendo absolutamente nada de moda, só sei o que gosto e o que não gosto... Não tenho nenhum estilo, ou melhor tenho todos os estilos e eles insistem em se misturar...

Primeiramente algumas dicas sobre o que vale a pena ou não, quando e onde:
1 Comprem suas calcas jeans no Brasil, pq como diz minha amiga, praticamente todas as calcas femininas na Noruega tem espaco para uma "pitoca" das grandes..., as que não tem são caríssimas. Se vc tem um corpo "abrasileirado" (um bumbum considerável, com as coxas grossas), compre sua calca no Brasil... e se trouxer alguma que eu goste tamanho 40 me venda! kkkkkkkkk. Não precisa ser de marca, só de qualidade.

2 A melhor época do ano p/ comprar roupas de frio é em janeiro... Aqui eles enviam tudo p/ promocão mesmo, não é só as coisas que ficaram encalhadas, ou que ninguém é louco de comprar.  Coisas boas vão p/ promocão tb!Não há época melhor p/ fazer compras depois do natal. Em julho/ agosto tb é uma boa época p/ comprar roupas na promocão, com o curto verão se encerrando, muita coisa vai p/ promocão rápido.

3 Sutiã. Essa dica vai p/ as que tem o peito um pouquinho avanjatado assim como o meu... Os sutiãs da Noruega são excelentes, eles tem diferentes tamanhos do bojo e circunferência, garantindo uma excelente sustentacão... Eu SEMPRE tive problemas com os sutiãs do Brasil, pq desde novinha eu sempre tive peitão, e tinha que comprar um bojo enorme, mas o sutiã ficava subindo, sambando nas costas, pq se eu comprasse o bojo certo, nas costas ficava muito grande... aqui não tenho mais esse problema! É muito fácil achar um 75D (75 cm de circunferência e tamanho do bojo D - A é o menor e F é o maior), geralmente na promocão, rsrsrsrs.
4 A Noruega tem muitas lojas de roupas femininas, mas a maioria das roupas e estilos é muito parecido,  Aqui impera a lona de circo, volumosa, com varias camadas de tecido, eu costumo dizer que o difunto costuma ser 3 números maior, por isso costumo sempre comprar muitas roupas quando viajo. Aqui vai nomes e fotos de algumas lojas populares:

Lindex, Gina Trico, B Young, Bik Bok entre outras.

Lojas com preco bom, mas qualidade as vezes discutível...

Continuando... As vezes pode ser dificil escolher roupas para ir a um país frio e exotico como a Noruega, então aqui vão algumas dicas...

Que roupas usar na Noruega no/a:

Outono/Primavera

Pois é gente, rapadura é doce mas não é mole não... A nossa primavera/outono equivale ao inverno de muitos países europeus. As temperaturas geralmente variam entre + ou - 10C. Nos meus 3 primeiros anos de Noruega as temperaturas baixas prevalaceram nessa época, esse ano tivemos temperaturas acima dos 10 graus, incrível, até os noruegueses estão abismados.

O que eu uso nessa época???

Eu gosto de sobretudos ou outros casacos de um material grosso mas nem tão quente... Gosto de usar blusas de gola quentinhas e confortáveis... gorros, luvas e cachecóis são bem vindos.
 Verão

Regra número um do verão norueguês: A não ser que você queira propositalmente chamar a atencão, NUNCA use roupas em que a barriga fique de fora... Pois é, elas podem mostrar até o útero, mas as barrigas estão sempre bem tampadas... Não me perguntem o pq, EU NÃO FACO A MINIMA IDEIA!

As temperaturas a noite costumam a cair drasticamente no verão, nas sombras também então, mesmo sendo verão, nunca dispense uma jaquetinha ou casaquinho bem leve. Eu no último verão andei de casaquinho esportivo o tempo todo. O povo costuma a usar leggings com saias ou shorts, blusinhas e é claro sempre casaquinho por cima.


Inverno

Aqui é que o bicho pega... Ou pegava? Rsrsrsrsr. Os meus últimos invernos foram dolorosos, por mais que eu me vestisse "adequadamente" eu passava frio... Devido as baixas temperaturas, os trens estavam sempre 10/15 minutos atrasados, pode parecer pouco, mas é muito quando as temperaturas estão abaixo dos - 20C. Mas esse ano, o inverno está super brando, temperaturas positivas no mês de janeiro são raras, mas é o que está rolando. Mas em um inverno normal eu costuo usar... Uma blusa de algodão na primeira camada, na segunda uso uma blusa de gola de um tecido bem grosso e extremamente quente, assim como um casaco, de um um material que de preferência ajude a "cortar o vento", sim, o vento é o pior inimigo no inverno. Luva, gorro, cachecol, até polaina, aqui vale tudo!!!



Inverno Noite

Tô nem aí, tô nem aí, não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir!!!  Gente eu não estou doida... Durante o dia no inverno eu me cubro dos pés a cabeca, mas na night, na night é diferente... Vocês esqueceram do fator cachaca??? Bêbado não sente fome nem frio, nem cansaco nem nada... Ah você não bebe? Eu também não bebia, aqui vc aprende!!! :-) E não fique com medo de beber demais e morrer congelada caso vc caia bêbada em algum canto, segundo uma amiga minha, circulam uns carinhas com um colete fluorescente catando o povo das ruas... Eu já vi 2 próximos aos clubes de Oslo, só não sabia que esse era o trabalho deles. Eu ainda não bebo a esse ponto. Então, um casacão, um mini vestido e meia calca e tô prontinha p/ sair!!!

E nos pés...

Indispensável no verão: Galochas de chuva, gente ano passado choveu praticamente todos os dias, sem brincadeira, eu usei MUITO as minhas galochas, mas ano que vem talvez o uso seja menor, já não vou morar tão no campo, rsrsrsrs.
Indispensável no inverno: "Sola de alpinista", eu não sei como se chama, só sei que eu amo... é um solado, com pinos que você acopla ao sapato/bota para que assim você não escorregue no gelo e leve um estabaco, como já aconteceu comigo. Você pode usar tanto botas quanto sapatos no verão e no inverno, a diferenca é que os de inverno são acolchoados por dentro p/ manter o pé aquecido e impermeabilizados, p/ evitar que a neve os destrua rapidamente.

Sandálias só no verão, basicamente não há uso p/ elas na Noruega em nenhuma outra estacão do ano.


20 comentários:

Nadja Kari disse...

Adorei o post!!! Estou vendo umas possibilidades de ir pra Noruega... mas estou com um certo receio, um medinho mesmo.
Não sei porque!!!
E ler seu blog me anima... quem sabe me convença...

Beijooos

Carolina Krogedal disse...

Venhaaaaaaaaaaaaaaa :-)

Carolina disse...

Comprar calca aqui eh um sacrifício mesmo, e olha que eu não tenho bundao nem pernas grossas. Eu já encontrei calca jeans legal na Mango, eu acho que as calcas lá tem um corte mais parecido com as brasileiras.
Mas menina, me diz uma coisa, e calcinha? Tu já achou calcinha parecida com as que compramos no Brasil?

L . disse...

Carolina, muito bom o post! :)
Beijo

Carolina Krogedal disse...

Ah Carol, infelizmente não tem uma Mango por aqui... e eu ando com tanta preguica e meio sem tempo de ir a Oslo :-( Quanto as calcinhas... Bom, p/ falar a verdade eu só uso cirolão no meu dia a dia, então essas calcinhas shortinhos me caem como uma luva, embora o material não seja lá de primera... Quanto aos barbantinhos cheirosos eu só uso em ocasiões especiais, então eles duram que é uma beleza... os que comprei ano passado no Brasil continuam em excelente forma, kkkkk

Carolina Krogedal disse...

Obrigada Larissa! Bjks!

Luciana disse...

Agora aprendi mais uma vez o lance do sutiã, espero nao esquecer de novo, kkkk Sempre fico confusa na hora de comprar e tenho que provar varios.

Sera que nao mostram a barriga pra proteger os orgãos internos do frio? Uma colega russa disse que aquece muito a regiao do utero pois quer ser mãe, como ela é proveniente do frio talvez entenda. Mas sinceramente nao faco a menor ideia sobre isso.

Beijo

Carolina Krogedal disse...

Poxa Lu, mas será que nem nos verões mais quentes??? rsrsrsrs. Sei lá, só sei que nada sei...

Anônimo disse...

Olá.. post fantástico!!
Enviei uma mensagem para o email que me facultou! Obrigado!
^^

Nara disse...

post maravilhoooso!
Mas ó, a cana não me tira o frio, e agora?Eii, queria te ver de pilequinho, nunca presenciei um momento priceless desse, ehehehehhee!!!
beijoooooooooooooooos!

Lili Guimarães disse...

Carooool!
Passei 10 dias em Oslo em dezembro do ano passado não senti muito frio. As temperaturas estavam acima de 5ºC. Confortável, certo? Porém, em Tromso só choveu e o que me salvou a vida foi o meu par de Hunter, aquelas galochas forradas com algodão muito usadas por quem mora no campo.

Bete Strøm disse...

Oi Carolina, adorei as dicas..
Eu tambem tenho problemas com as calcas daqui e olha que sou magra, nas pernas sempre ficam muito apertadas.... Outra coisa que nao gosto muito, pelo menos aqui no interior onde eu moro, sao das botas nada elegantes... Agora uma coisa que eu adorei foi pó para maquiar e os rimeis, meus cílios ficam enormes e a pele mais que bronzeada," porque a negra aqui, tem cor de bosta" hehehe.. E as norugas na gana de ser morenas investem em pós com tons bronzeadores...Amoo

A proposito o trequinho que coloca embaixo dos pes para nao escorregar chamam-se isbrodder ... Eu adoro também... E nessa lomba que moro, eh um acessorio mais que necessario... Beijos

guidaD disse...

Olá Carolina...

Acabei agora de ler o teu post sobre a Noruega..e sem sombra de dúvida tens toda a razão quando falas do frio..eu cheguei a Grimstad sábado passado e já comecei a entrar em paranóia por causa do frio..vim de Londres e não estava minimamente munida com roupa de Inverno Ciberiano para aguentar estas temperaturas..ainda para mais, esta cidade onde me encontro é pequenina de mais...:(..estou á espera q chegue o fds para poder ir comprar roupa apropriada para poder sobreviver...achas que me podes aconselhar marcas de roupa bem quentinha pr comprar cá...e já agora, como aqui o nível de vida é super caro, não tens conhecimento de sites online de roupinhas quentes??...

Já agora apresento-me..sou a Guida e sou portuguesa...

Um bjo e obrigada

Carolina Krogedal disse...

Oi Guida! Eu infelizmente não tenho o costume de comprar roupas pela internet, por isso não posso te indicar nenhum site :-( O que eu fazia assim que cheguei era comprar em lojas de esporte, quando entrava uma promocão do tipo 70%, as roupas podem até não ser as mais bonitas, mas são muito boas para "combater o frio". Deixo aqui um apelo as minhas amigas blogueiras, se souberem de algum site, por favor deixem algumas dicas aqui! No mais só posso te desejar boa sorte nessas terras nórdicas! E seja bem-vinda Guida!

Carolina Krogedal disse...

Pois é Bete, eu concordo com vc, não há maquiagem melhor do que essa da Europa! As vezes eu acho que estou rejuvenescendo quando vejo minhas fotos, mas ai cai a ficha que é tudo maquiagem! kkk

Okê-Hô disse...

Carol, amei!
E em relação a roupas térmicas, vcs usam sempre ou mais no inverno mesmo?
Estou planejando de ir com a minha filha (6 anos) e não quero que a minha bichinha congele, hehe.

Fala Noruega disse...

Só no inverno mesmo, e pra ser sincera depois de tantos anos aqui eu nem uso mais. Boa sorte no passeio!

Fala Noruega disse...

Oi Bia! Se você estivesse aqui nesse exato momento eu recomendaria comprar a bota aqui por conta das promoções... Mas esse modelo que você me enviou é igual aos modelos daqui e ainda é mais barato. Eles sempre me recomendam impermeabilizar com um spray especial pra isso, mas nunca sei se é necessário ou se é só para aumentar as vendas...

Biamorim disse...

Obrigada Carolina!!! Já comprei a bota agora!

Fala Noruega disse...

Queria poder ter te dado mais dicas sobre Trømso, mas nem cheguei nem perto do Norte da Noruega:-(

Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)