9 de outubro de 2008

Finalmente o visto!!!







Já dizia o antigo ditado...água mole em pedra dura tanto bate até que fura... Finalmente recebi o MARDITO visto norueguês depois de quatro meses e meio de espera... E em breve, todas as etapas burocráticas irão acabar... Sim, pq eu já não aguentava mais... Comecando pelo passaporte, que tive que mofar na fila, primeiro p/ pegar a senha e depois p/ ser atendida... Depois o tal do atestado de celibato, que no Rio só é feito no cartório do Catete (o consulado não podia ter me dado essa informacão, antes de eu ter ido em 3 cartórios perguntando por esse documento???) Depois a certidão de nascimento, que foi até rápido... Depois traduzir tudinho em um tradutor juramentado (facada na carteira!!!). Chegando na Noruega, me casei sem maiores dificuldades, mas na hora de solicitar o visto... valha-me Deus, o processo tinha tantas folhas que dava até preguica de comecar a preencher... Sem falar em todos os documentos que eu tinha que anexar, com uma certa dor de cabeca demos entrada no visto... que demorou e MUITO p/ sair, mas não estou reclamando não, pq conheco pessoas que já estão esperando o visto a OITO meses... na minha opinião, uma falta de respeito com os recém-chegados, pq sem o visto, não se pode trabalhar, estudar e nem visitar a parentada no Brasil...rsrsrs... ou seja, vc fica vegetando em casa vendo a morte da bezerra...Mas danadinho do visto é ordinário mas bonitinho (postei o passaporte e não o visto por questões de seguranca...) No mesmo dia saímos p/ jantar fora comemorando o acontecimento, e no dia seguinte minha sogra me trouxe flores e me levou p/ tirar a minha "identidade", que aqui eles chamam de "número pessoal"... tb ligou p/ o curso de norueguês e no final do mês já vou fazer a minha "entrevista" p/ ver em que nivel vou comecar... Pois então, em novembro já vou levar a vida de uma cidadã normal, com conta no banco, identidade e quem sabe um trampo! (Sonhar não custa nada)... Meu status atual é MUITO feliz!!! Desejo boa sorte a todos que ainda estão esperando o visto!!! Bjks, e até a próxima!!!

2 comentários:

glenda disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carolina Krogedal disse...

glenda disse...
CA RA CAS!!!poxa, sei que deve ser um saco receber perguntas por todos os poros, mas estou numa situacao muito ruim que voce bem descreveru como vendo a morte da bezerra... fazendo NADA por mais de um ano!!!
eu vim e casei aqui mas nao dei entrada em visto nenhum antes de vir. no consulado da noruega no rio me aconselharam a vir e casar aqui, pois o tal visto de noiva iria demorar muito (pra eles dizerem isso imagino que seja muito mesmo). voce veio com visto de noiva?
quanto tempo demorou seu segundo visto (depois de casada) pra sair?
se preferir responder privado acho que meu email aparece pra voce, nao?
mil obrigadas!

Eu vim como visto normal, de turista e me casei dentro dos 3 meses... Se me perguntar esse visto de noiva e uma furada, minha amiga teve que esperar 8 meses no Brasil. Meu segundo visto demorou uns 3 meses. Alias so o primeiro que demorou mais, foram 5 meses.

Palavra-chave

Follow by Email

Volta ao mundo em 80 anos :-)