20 de março de 2016

Quanto ganha um norueguês por mês (em média) e com o que ele gasta?

Pra quem possa interessar...
Um norueguês ganha em média 500 mil coroas (bruto) por ano (o que me deixa um pouco deprimida, pois o meu salário está bem abaixo da média, kkkk), lembrando que o imposto de renda costuma comer em média 36% desse valor. 
E como eles gastam a bufunfa? Traduzindo:

1- Comida e bebidas não alcoólicas: 11,8%
2- Bebidas alcoólicas e tabaco: 2,7%
3- Roupas e sapatos: 5,4%
4- Casa, energia elétrica e combustíveis: 31,2%
5- Móveis e artigos de casa: 5,6%
6- Cuidados com a saúde: 2,6%
7- Transporte: 18,7%
8- Correios e serviços telefônicos (acho eu): 1,9%
9- Cultura e lazer (aqui estão incluídas as viagens): 10%
10- Educação: 0,2%
11- Restaurantes e serviços hoteleiros: 6,2%
12- Outros produtos e serviços: 6,2%

Duas coisas me surpreenderam, a primeira é que os noruegueses gastam mais com álcool e tabaco do que com a saúde (o governo custeia uma parte das suas visitas ao médico, mas você paga uma parte, e também paga pelos remédios, a não ser que seja uma doença crônica), e a segunda é que só 0,2% é usado para os estudos... Claro, os colégios são grátis, mas e os cursos extras de idioma, os empréstimos estudantis? Nada, nada?.
Fonte: Central de estatísticas norueguesa ssb.no

14 de março de 2016

Emprego na Noruega...

A pergunta mais comum... Tenho cidadania europeia, falo inglês fluentemente, quais são as minhas chances de conseguir um emprego na Noruega? Olha meu povo, a maré momentaneamente não está para peixe, nem para os nativos... 
A taxa de desemprego só faz crescer devido à crise do petróleo, engenheiros e técnicos dessa área foram os primeiros a perder o emprego, e segundo eles está difícil até de conseguir emprego como caixa de mercado. O jornal VG publicou uma reportagem no dia 5/02/16 com um rapaz chamado Thomás, que era dessa área petrolífera e perdeu o emprego há dois anos, e nesse meio tempo já mandou mais de mil currículos sem êxito. Ele descreve a vida sem emprego como um inferno, (realmente gente, eu não sei explicar o motivo, mas ficar em casa aqui na Noruega vai enlouquecendo a gente aos poucos). Claro que algumas regiões estão sentindo o impacto da crise mais forte que outras. Eu achei um site interessante, que aborda a questão do desemprego entre os estrangeiros em todo o país:

https://www.ssb.no/en/arbeid-og-lonn/statistikker/innvarbl/kvartal/2016-02-11

A minha região ainda não foi muito afetada pela crise, mas o marido diz que a tendência é que haja o efeito dominó, e que ela chegue aqui em breve. Até brincou dizendo que eu teria de aprender sueco, pois teríamos que nos mudar. Brincadeiras à parte, moro aqui há 8 anos e ano passado foi a primeira vez que a coroa sueca superou o valor da coroa norueguesa, não vou nem falar no dólar e no euro...
Daisypath Vacation tickers

Palavra-chave

Volta ao mundo em 80 anos :-)